Não se esqueça de
ler os artigos anteriores a respeito do assunto.
LIÇÃO 5 - O período de afastamento
VERSO
TEMATICO “De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus e guarda os
seus mandamentos; porque este é o dever de todo homem.” (Eclesiastes 12:13)
INTRODUÇÃO
Concluímos
nosso estudo passado vendo que o Eterno esquadrinha e penetra os desígnios do
pensamento humano. Como nosso Criador, Ele conhece nossos mais íntimos anseios
e necessidades, quer espirituais, quer físicas e por isso mesmo Ele, em sua
infinita bondade, nos deu as regras para que o relacionamento físico entre
homem e mulher proporcione a satisfação das necessidades e também conceda um nível de intimidade que conduza ao
espiritual.
Para
que o homem possa atingir tal nível e sinta-se completo, é essencial cumprir com a Taharat HaMishpachah
observando os detalhes de tudo aquilo que foi orientado pelo Eterno em sua
Santa Torah, quanto aos períodos relativos ao afastamento do casal, sua
reaproximação, imersão no mikvê e o reencontro, quando ambos voltam a se tornar
“uma só carne”.
O período de distanciamento físico não significa que o casal seja
“distante” um do outro, mas que nesse tempo possam aperfeiçoar seu
relacionamento de convivência, sem que para isso fiquem se tocando.
QUESTIONÁRIO
1. Qual o período de afastamento do casal? O que é ou não permitido?
“Não te chegarás à mulher, para lhe descobrir a nudez,
durante a sua menstruação.” (Lv 18:19) Durante esse período (ou qualquer outro
período de sangramento da mulher) o homem não deve tocá-la. A Torah, visando
evitar esse contato entre o casal declara: “Toda cama sobre que se deitar
durante os dias do seu fluxo ser-lhe-á como a cama da sua menstruação; e toda
coisa sobre que se assentar será impura, conforme a impureza da sua
menstruação. Quem tocar estas será impuro; portanto, lavará as suas vestes,
banhar-se-á em água e será impuro até à tarde.” (Lv 15:26,27)
Hoje a
Halachah determina basicamente que além do contato direto estar proibido, o
contato com os lugares onde a mulher nidah se assenta, por exemplo, deve ser
evitado por cerca de dez minutos, baseado no tempo em que o calor do corpo da
mulher estiver sobre o local.
Segundo
vários livros, dentre eles o Kitsur Dinei Tahará, que é um resumo das
leis de Pureza Familiar, nossos sábios determinam que durante os dias em que a
mulher estiver tamêh (impura):
• o
homem não deve tocar nem nas roupas que a mulher estiver usando.
• Não é
permitido sentir o cheiro do perfume da mulher.
•
Marido e mulher só podem comer na mesma mesa caso haja algum “lembrete”, como
por exemplo, colocar alguma coisa entre eles para os recordar da separação.
•
Recomenda-se também, dentre outras coisas, que o marido não ouça sua esposa
cantar nestes dias, nem que ela se enfeite a ponto de atraí-lo, etc.
Tudo
isso com o intuito de “criar cercas em torno da mitsvah”, evitando que o homem
se achegue à mulher durante a menstruação. O período mínimo de afastamento é de
quatro ou cinco dias, de acordo com os dias do sangramento feminino.
2. Após o período de
Nidah, como proceder a contagem do tempo de purificação da mulher?
Depois
fazer um exame para ter a confirmação do fim do sangramento (hefsêc taharah),
começa-se a contagem dos sete dias de purificação, quando é recomendado que a
mulher utilize de roupas íntimas brancas, para facilitar a visualização de
qualquer novo sinal de sangramento. Em caso de sangramento, a contagem dos dias
de purificação é cancelada e inicia-se nova contagem.
Até aqui isso deve
ter servido como incentivo para todos,. na intenção de ajudar a compreendermos
melhor o mikvê. Daqui pra frente, cabe a cada um se aprofundar. Saber
diferenciar o que é mitsvah com relaçao ao Mikve, e o que é costume, tradição.
Mas a verdade é que sim, é importante.
Como não mais
teremos o caderno de lições, cabe a cada um buscar nos livros, sobre os muitos
assuntos dentro da fé judaica, explicações que poderão ajudar a aprimorar seu
conhecimento, aperfeiçoar e firmar sua fé no D-us de Israel.
Espero ter sido
util até aqui.
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