sábado, julho 20, 2013

MIKVE E O PERÍODO DE AFASTAMENTO


Não se esqueça de ler os artigos anteriores a respeito do assunto. 


LIÇÃO 5 - O período de afastamento

VERSO TEMATICO  De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de todo homem.”      (Eclesiastes 12:13)


INTRODUÇÃO

Concluímos nosso estudo passado vendo que o Eterno esquadrinha e penetra os desígnios do pensamento humano. Como nosso Criador, Ele conhece nossos mais íntimos anseios e necessidades, quer espirituais, quer físicas e por isso mesmo Ele, em sua infinita bondade, nos deu as regras para que o relacionamento físico entre homem e mulher proporcione a satisfação das necessidades e também  conceda um nível de intimidade que conduza ao espiritual.
Para que o homem possa atingir tal nível e sinta-se completo, é essencial   cumprir com a Taharat HaMishpachah observando os detalhes de tudo aquilo que foi orientado pelo Eterno em sua Santa Torah, quanto aos períodos relativos ao afastamento do casal, sua reaproximação, imersão no mikvê e o reencontro, quando ambos voltam a se tornar “uma só carne”.
O período de distanciamento físico não significa que o casal seja “distante” um do outro, mas que nesse tempo possam aperfeiçoar seu relacionamento de convivência, sem que para isso fiquem se tocando.


QUESTIONÁRIO

1. Qual o período de afastamento do casal? O que é ou não permitido?
“Não te chegarás à mulher, para lhe descobrir a nudez, durante a sua menstruação.” (Lv 18:19) Durante esse período (ou qualquer outro período de sangramento da mulher) o homem não deve tocá-la. A Torah, visando evitar esse contato entre o casal declara: “Toda cama sobre que se deitar durante os dias do seu fluxo ser-lhe-á como a cama da sua menstruação; e toda coisa sobre que se assentar será impura, conforme a impureza da sua menstruação. Quem tocar estas será impuro; portanto, lavará as suas vestes, banhar-se-á em água e será impuro até à tarde.” (Lv 15:26,27)
Hoje a Halachah determina basicamente que além do contato direto estar proibido, o contato com os lugares onde a mulher nidah se assenta, por exemplo, deve ser evitado por cerca de dez minutos, baseado no tempo em que o calor do corpo da mulher estiver sobre o local.
Segundo vários livros, dentre eles o Kitsur Dinei Tahará, que é um resumo das leis de Pureza Familiar, nossos sábios determinam que durante os dias em que a mulher estiver tamêh (impura):
• o homem não deve tocar nem nas roupas que a mulher estiver usando.
• Não é permitido sentir o cheiro do perfume da mulher.
• Marido e mulher só podem comer na mesma mesa caso haja algum “lembrete”, como por exemplo, colocar alguma coisa entre eles para os recordar da separação.
• Recomenda-se também, dentre outras coisas, que o marido não ouça sua esposa cantar nestes dias, nem que ela se enfeite a ponto de atraí-lo, etc.
Tudo isso com o intuito de “criar cercas em torno da mitsvah”, evitando que o homem se achegue à mulher durante a menstruação. O período mínimo de afastamento é de quatro ou cinco dias, de acordo com os dias do sangramento feminino.

2. Após o período de Nidah, como proceder a contagem do tempo de purificação da mulher?
Depois fazer um exame para ter a confirmação do fim do sangramento (hefsêc taharah), começa-se a contagem dos sete dias de purificação, quando é recomendado que a mulher utilize de roupas íntimas brancas, para facilitar a visualização de qualquer novo sinal de sangramento. Em caso de sangramento, a contagem dos dias de purificação é cancelada e inicia-se nova contagem.

Até aqui isso deve ter servido como incentivo para todos,. na intenção de ajudar a compreendermos melhor o mikvê. Daqui pra frente, cabe a cada um se aprofundar. Saber diferenciar o que é mitsvah com relaçao ao Mikve, e o que é costume, tradição. Mas a verdade é que sim, é importante.

Como não mais teremos o caderno de lições, cabe a cada um buscar nos livros, sobre os muitos assuntos dentro da fé judaica, explicações que poderão ajudar a aprimorar seu conhecimento, aperfeiçoar e firmar sua fé no D-us de Israel.

Espero ter sido util até aqui.


Nenhum comentário: