Não se
esqueça de ler os artigos anteriores a respeito do assunto.
LIÇÃO 4 -
MIKVE E O CASAMENTO
VERSO
TEMATICO “Digno
de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque
Deus julgará os impuros e adúlteros.” (Hebreus
13:4)
INTRODUÇÃO
Aprendemos na primeira lição deste trimestre
que ao pecar, o homem perdeu toda a sua condição de senhor da criação, de quem
dominava sobre toda a criação e seu nível de santidade e pureza ao longo dos
séculos só fez decair. Basta um olhar superficial sobre a humanidade hoje e
percebe-se claramente o quanto, com o passar dos anos, o homem vai se
degenerando moralmente e de forma cada vez mais rápida.
Como bem disse Jeremias: “Assim diz o Senhor: Ponde-vos à
margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom
caminho; andai por ele e achareis descanso para a vossa alma; mas eles
dizem: Não andaremos. Também pus atalaias sobre vós, dizendo: Estai atentos
ao som da trombeta; mas eles dizem: Não escutaremos. Portanto, ouvi, ó nações,
e informa-te, ó congregação, do que se fará entre eles! Ouve tu, ó terra! Eis
que eu trarei mal sobre este povo, o próprio fruto dos seus pensamentos; porque
não estão atentos às minhas palavras e rejeitam a minha lei.” (Jr 6:16-19) Cada um responderá por
suas escolhas e verá as consequências delas. É
preciso uma mudança de direção rumo a um caminho de mais santidade.
QUESTIONÁRIO
1. Que tem
a ver a santidade com o casamento?
Desde a criação o homem era para ser a imagem e semelhança do Eterno.
Isso representa que o homem deveria refletir toda a santidade, mas
infelizmente não foi assim. A perversão sexual de hoje tem se tornado pior do
que os habitantes de Sodoma e Gomorra, cidades destruídas por seu alto nível de
pervertimento.
O profeta Ezequiel disse: “Sendo, pois, o homem justo e fazendo
juízo e justiça, não comendo carne sacrificada nos altos, nem levantando os
olhos para os ídolos da casa de Israel, nem contaminando a mulher do seu
próximo, nem se chegando à mulher na sua menstruação;...andando nos meus
estatutos, guardando os meus juízos e procedendo retamente, o tal justo,
certamente, viverá, diz o SENHOR Deus.” (Ez 18:5,6,9)
Para que o homem seja considerado justo, é parte de suas atribuições não
se contaminar com mulheres e nem se achegar à sua própria esposa nos dias de
sua indisposição.
Além disso, na Brit Chadashah temos: “Igualmente vós, maridos,
coabitai com ela com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais
fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que
não sejam impedidas as vossas orações.” (1 Pe 3:7) Dar honra à mulher,
dentre outras coisas, é permitir que ela tenha prazer na relação de intimidade
com seu esposo e não apenas o homem se sinta saciado de suas necessidades
físicas.
Como diz no texto temático, “Digno de honra entre todos seja o
matrimônio, bem como o leito sem mácula...” Ao desrespeitar os direitos da
esposa, o homem a desonra e está maculando seu leito. Agindo assim, por mais
tsadik que possa parecer diante da Kehilah, suas orações são interrompidas
diante do Eterno.
2. Que
parelelo há entre a criação do Eterno e o matrimônio?
O principio da criação representa o momento da união entre o material e
o espiritual. O céu representando o espiritual, e a terra o material. Eles se
desconectaram ao se separar, mas havia um elemento de união entre eles: as
águas. “E a terra era sem forma e
vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia
sobre a face das águas.” (Gn 1:2) Assim é o casamento perfeito, com o
homem representando o material e a mulher o lado espiritual, e quando ela toca
as águas do mikvê, esse é o momento em que a união se aperfeiçoa.
3. Qual o
valor do mikvê na santidade do casamento?
Não apenas a imersão num mikvê, mas tudo o que se relaciona com as
mitsvot do Eterno, ainda mais aquilo que chamamos de chukim (mitsvot
para as quais não é encontrada uma razão aparente)revelam nossa preocupação em
fazer o que é certo. Pensando nisso, o zohar, tomando por base o verso que diz
que “O espírito do homem é a lâmpada do SENHOR, a qual esquadrinha todo o
mais íntimo do corpo.” (Pv 20:27) explica que o pavio corresponde ao corpo,
a chama é o espírito, e o óleo são as mitsvot ou os atos do ser humano.
Se nossos atos não correspondem ao cumprimento das mitsvot, não teremos
óleo nas nossas lâmpadas, e a chama se apaga, restando apenas o pavio. A
qualidade da chama corresponde primordialmente à pureza do óleo, do azeite que
a alimenta. Quanto maior zelo no cumprimento das mitsvot, maior e mais bela
será a chama.
As leis de Taharat HaMishpachah (com a imersão
ritual no mikvê) representam a busca pela santidade dentro do casamento e o
reconheci–mento de que o Eterno sabe aquilo que é melhor para nós, pois Ele
esquadrinha o mais íntimo de cada um de nós: “Tu, meu filho Salomão, conhece
o Deus de teu pai e serve-o de coração íntegro e alma voluntária; porque o
SENHOR esquadrinha todos os corações e penetra todos os desígnios do
pensamento. Se o buscares, ele deixará achar-se por ti; se o deixares, ele
te rejeitará para sempre.” (1 Cr 28:9) Nosso zelo com cada detalhe das
mitsvot, nesse caso, a Pureza Familiar preserva nossa alma, nos santifica e nos
aproximam de Deus. Medite: “Ser-vos-ia bom, se ele vos esquadrinhasse? Ou
zombareis dele, como se zomba de um homem qualquer?” (Jó 13:9)
em breve
postarei a parte 5... na intenção de ajudar a compreendermos melhor o mikvê.
LIÇAO 5 - O PERIODO
DE AFASTAMENTO
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