quarta-feira, julho 10, 2013

O MIKVÊ E O CASAMENTO



Não se esqueça de ler os artigos anteriores a respeito do assunto. 


LIÇÃO 4 - MIKVE E O CASAMENTO

VERSO TEMATICO  “Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros.”       (Hebreus 13:4)

INTRODUÇÃO

Aprendemos na primeira lição deste trimestre que ao pecar, o homem perdeu toda a sua condição de senhor da criação, de quem dominava sobre toda a criação e seu nível de santidade e pureza ao longo dos séculos só fez decair. Basta um olhar superficial sobre a humanidade hoje e percebe-se claramente o quanto, com o passar dos anos, o homem vai se degenerando moralmente e de forma cada vez mais rápida.
Como bem disse Jeremias: Assim diz o Senhor: Ponde-vos à margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para a vossa alma; mas eles dizem: Não andaremos. Também pus atalaias sobre vós, dizendo: Estai atentos ao som da trombeta; mas eles dizem: Não escutaremos. Portanto, ouvi, ó nações, e informa-te, ó congregação, do que se fará entre eles! Ouve tu, ó terra! Eis que eu trarei mal sobre este povo, o próprio fruto dos seus pensamentos; porque não estão atentos às minhas palavras e rejeitam a minha lei. (Jr 6:16-19) Cada um responderá por suas escolhas e verá as consequências delas. É preciso uma mudança de direção rumo a um caminho de mais santidade.

QUESTIONÁRIO

1. Que tem a ver a santidade com o casamento?
Desde a criação o homem era para ser a imagem e semelhança do Eterno. Isso representa que o homem deveria refletir toda a santidade, mas infelizmente não foi assim. A perversão sexual de hoje tem se tornado pior do que os habitantes de Sodoma e Gomorra, cidades destruídas por seu alto nível de pervertimento.
O profeta Ezequiel disse: Sendo, pois, o homem justo e fazendo juízo e justiça, não comendo carne sacrificada nos altos, nem levantando os olhos para os ídolos da casa de Israel, nem contaminando a mulher do seu próximo, nem se chegando à mulher na sua menstruação;...andando nos meus estatutos, guardando os meus juízos e procedendo retamente, o tal justo, certamente, viverá, diz o SENHOR Deus.” (Ez 18:5,6,9)
Para que o homem seja considerado justo, é parte de suas atribuições não se contaminar com mulheres e nem se achegar à sua própria esposa nos dias de sua indisposição.
Além disso, na Brit Chadashah temos: “Igualmente vós, maridos, coabitai com ela com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações. (1 Pe 3:7) Dar honra à mulher, dentre outras coisas, é permitir que ela tenha prazer na relação de intimidade com seu esposo e não apenas o homem se sinta saciado de suas necessidades físicas.
Como diz no texto temático, “Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula...” Ao desrespeitar os direitos da esposa, o homem a desonra e está maculando seu leito. Agindo assim, por mais tsadik que possa parecer diante da Kehilah, suas orações são interrompidas diante do Eterno.

2. Que parelelo há entre a criação do Eterno e o matrimônio?
O principio da criação representa o momento da união entre o material e o espiritual. O céu representando o espiritual, e a terra o material. Eles se desconectaram ao se separar, mas havia um elemento de união entre eles: as águas.  “E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.” (Gn 1:2) Assim é o casamento perfeito, com o homem representando o material e a mulher o lado espiritual, e quando ela toca as águas do mikvê, esse é o momento em que a união se aperfeiçoa.

3. Qual o valor do mikvê na santidade do casamento?
Não apenas a imersão num mikvê, mas tudo o que se relaciona com as mitsvot do Eterno, ainda mais aquilo que chamamos de chukim (mitsvot para as quais não é encontrada uma razão aparente)revelam nossa preocupação em fazer o que é certo. Pensando nisso, o zohar, tomando por base o verso que diz que “O espírito do homem é a lâmpada do SENHOR, a qual esquadrinha todo o mais íntimo do corpo.” (Pv 20:27) explica que o pavio corresponde ao corpo, a chama é o espírito, e o óleo são as mitsvot ou os atos do ser humano.
Se nossos atos não correspondem ao cumprimento das mitsvot, não teremos óleo nas nossas lâmpadas, e a chama se apaga, restando apenas o pavio. A qualidade da chama corresponde primordialmente à pureza do óleo, do azeite que a alimenta. Quanto maior zelo no cumprimento das mitsvot, maior e mais bela será a chama.
As leis de Taharat HaMishpachah (com a imersão ritual no mikvê) representam a busca pela santidade dentro do casamento e o reconheci–mento de que o Eterno sabe aquilo que é melhor para nós, pois Ele esquadrinha o mais íntimo de cada um de nós: “Tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai e serve-o de coração íntegro e alma voluntária; porque o SENHOR esquadrinha todos os corações e penetra todos os desígnios do pensamento. Se o buscares, ele deixará achar-se por ti; se o deixares, ele te rejeitará para sempre.” (1 Cr 28:9) Nosso zelo com cada detalhe das mitsvot, nesse caso, a Pureza Familiar preserva nossa alma, nos santifica e nos aproximam de Deus. Medite: “Ser-vos-ia bom, se ele vos esquadrinhasse? Ou zombareis dele, como se zomba de um homem qualquer?” (Jó 13:9)

em breve postarei a parte 5... na intenção de ajudar a compreendermos melhor o mikvê.


LIÇAO 5 - O PERIODO DE AFASTAMENTO

Nenhum comentário: