terça-feira, março 27, 2012

Crianças na lição: incentive!

A gente nunca o quanto uma atitude nossa é capaz de influenciar as pessoas, especialmente as crianças, então quero compartilhar algo que julgo importante e já falei sobre isso antes. O poder do incentivo às nossas crianças, através do caderno de lições infantil.
Há muitos anos, minha esposa Eliana escrevia os cadernos de lição para as crianças, e depois de um tempo eu comecei a ajudá-la e estou até hoje fazendo. Um dia, ela teve a idéia de colocar desenhos das crianças no caderno, então muitas mandavam suas cartinhas na expectativa de que seus desenhos fossem os escolhidos. Isso vem de tempos, lembro-me de alguns (hoje adultos) que relataram a emoção de ter seu desenho publicado.
Hoje, além dos desenhos, há a possibilidade de as fotos da turma aparecerem. Comecei há alguns trimestres atrás e lembro-me da Kehilah de Campinas Centro, que foram os primeiros a aparecer, e a professora me relatava da ansiedade das crianças para chegar logo o caderno do trimestre até que eles viram seus rostos impressos lá. Depois vieram outras kehilot, como Ponta Grossa, Joinville e Curitiba e agora, esse trimestre teremos as crianças da Congregação de Sumaré, na região de Campinas.
A Dara me entregou as fotos e desenhos e com certeza as crianças ficarão felizes ao se verem no caderninho.
Não custa muito, e funciona como um grande incentivo para pais e professores e quem sabe, lá no futuro, quando essas crianças forem adultas ainda irão se lembrar do dia em que seus desenhos sairam na lição...
Professoras, pais, incentivem, porque qualquer esforço (ainda que mínimo) que fazemos para nossas crianças poderá produzir resultados inesperadamente positivos, mas por outro lado, qualquer negligência, pode resultar em verdadeiras catástrofes espirituais.

Um comentário:

Tracy disse...

Com toda a certeza rosh.
Lembro-me até hoje do MEU desenho na lição ...fiquei tão feliz na época!!