quarta-feira, julho 29, 2009

Nove de Av, um dia triste na história


Após o por-do-sol desta quarta é um dia de jejum para o nosso povo. Jejum e lamento de grande tristeza, porque foi nesse dia NOVE DE AV, que acontecimentos desastrosos tiveram seu cumprimento. Nesse dia foi destruído o primeiro Templo, construído por Shlomo HaMelech, e cinco séculos mais tarde, no mesmo dia foi destruído pelos romanos o segundo Templo, e desde Israel aguarda a vinda do Mashiach para reconstruir um templo que jamais será destruído.
Diversos outros acontecimentos tristes na história de nosso povo ocorreram nessa mesma data, mas nada se compara à destruição de um local sagrado para a adoração ao Eterno.
Amanhã (quinta-feira, 9 de Av) é dia de lermos e meditarmos no livro das Lamentações de Jeremias. Mas como eu já o li essa semana, separei alguns versos para nossa meditação:
“Afastou a paz de minha alma; esqueci-me do bem. Então, disse eu: já pereceu a minha glória, como também a minha esperança no SENHOR. Lembra-te da minha aflição e do meu pranto, do absinto e do veneno. Minha alma, continuamente, os recorda e se abate dentro de mim. Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.” (Lm 3:17-21)
“Os jovens levaram a mó, os meninos tropeçaram debaixo das cargas de lenha; os anciãos já não se assentam na porta, os jovens já não cantam. Cessou o júbilo de nosso coração, converteu-se em lamentações a nossa dança. Caiu a coroa da nossa cabeça; ai de nós, porque pecamos!
17 Por isso, caiu doente o nosso coração; por isso, se escureceram os nossos olhos. Pelo monte Sião, que está assolado, andam as raposas. Tu, SENHOR, reinas eternamente, o teu trono subsiste de geração em geração. Por que te esquecerias de nós para sempre? Por que nos desampararias por tanto tempo? Converte-nos a ti, SENHOR, e seremos convertidos; renova os nossos dias como dantes. Por que nos rejeitarias totalmente? Por que te enfurecerias sobremaneira contra nós outros?” (Lm 5: 13-22)

Um comentário:

Boaz disse...

boa em grande moshe meu pexe nove de ave em bem mencionado