segunda-feira, agosto 03, 2009

Preze sua esposa (Lição 3)




Querido filho! Nossos sábios disseram (Yevamot 62b): “Sobre aquele que ama sua esposa como a seu próprio corpo e a respeita mais do que a seu próprio corpo, está escrito: 'Saberás que tua tenda está em paz'”.

Isto significa que o ser humano ama a sim próprio por natureza, vendo em si um somente pontos positivos. Ainda que tenha cometido algum erro na vida, causado danos ou falhado em alguma coisa, ele sempre tentará encontrar algum mérito. Portanto, meu filho, procure amar sua esposa como a si próprio, dando-lhe também o benefício da dúvida e vendo apenas seu lado positivo. Mesmo que (Deus nos livre) ela tenha errado ou tenha se dirigido a você de forma não muito educada, procure amá-la da mesma maneira, dando-lhe o benefício da dúvida, como faz consigo mesmo.

Assi, por ser inerente ao ser humano querer que os outros o respeitem e amar todo aquele que o preza e encoraja, saiba que você deve respeitar, estimar e incentivar sua esposa mais do que a si mesmo, pois a mulher, por natureza, tende à depressão e à amargura, principalmente quando tem filhos pequenos que causam grande tensão em casa. Quando ama sua esposa, elevando-a e estimulando-a, o marido lhe insufla novas forças. Portanto, meu filho, procure prezar, estimar e fortalecer sua esposa mais do que a si mesmo, sempre se atendo ao seu lado positivo. Desta forma, terá muito sucesso no lar.


* Como o texto acima fala de filhos pequenos (apesar de meus dois não nos causarem depressão) escolhi essa foto da Eliana com o Abel (que menino bonito!!) quando passeávamos no parque Beto Carrero, no ano passado.

Nenhum comentário: