sexta-feira, janeiro 23, 2009

Pensamento da semana


*** Antes da reza eu rezo para que, durante a reza, eu possa de fato rezar. *** (Rabi Chaim de Tsanz)
Parece que o tempo tem passado muito rápido e a gente não consegue tempo para muitas coisas que antes fazíamos com tranquilidade. Ultimante, para a maioria das pessoas com as quais eu convivo tem sido assim, correria, correria e correria. Mas uma coisa a gente tem que levar em conta. Que há tempo para todas as coisas, como diz Eclesiastes.
Algumas semanas atrás eu presenciei algo que me incomodou profundamente, quando durante a oração do Shemah Yisrael, alguns jovens estavam completamente distraídos, dando risadas, olhando uns para os outros e fazendo gracejos. Isso me distraiu durante a reza e as palavras deixaram de ter sentido naquele momento. E pelo visto isso é algo que tem sido comum, refiro-me ao fato de as pessoas se distraírem enquanto oram, deixando a mente divagar em muitos pensamentos abstratos e distantes.
Ainda que você como eu, não seja uma pessoa muito apegada à orações, pelo menos nos momentos em que você se dispuser a orar, faça com devoção e não deixe que nada atrapalhe sua comunhão com o Criador. Obrigatoriamente, nos serviços da kehilah, ore com intensidade, não se deixe distrair e NÃO DISTRAIA OS OUTROS. Ficar de conversa no momento da oração (ou em qualquer outro momento, durante os serviços ao Eterno) é uma tremenda falta de educação, irreverência e mostra um desrespeito pelo D-us de Israel, portanto, medite no pensamento dessa semana, quando orar, ore, para que realmente esteja orando. Shabat shalom!

Um comentário:

Anônimo disse...

Shalom.

Pelo visto, o 'espírito' judaico deve ser colocado a 'marretada' nas mentes e nos corações dos chaverim, pois é inconcebível que isto ainda aconteça na CINA.

Concordo contigo. É uma total falta de educação e, acima de tudo, temor a D'us.

Enquanto Jezabel (Roma - Protestatismo) ainda vagar nas mentes de alguns irmãos, o testemunho será este e a teshuvá sofrerá um atraso e nos coloca ainda mais distantes de nossos irmãos judeus.

Que este 'puxão de orelhas' tenha serventia e que nossa justiça exceda, em muito, a dos escribas e fariseus (super zelosos no judaísmo), caso contrário não herdaremos o Reino dos Céus (ensino de nosso Rabino Yeshua em Mateus 5:20)

Um grande abraço.

Yossef do Rio.