quinta-feira, janeiro 29, 2009

Pensamento da semana:


*** É melhor ir dormir sem jantar do que se levantar com dívidas. ***

Ultimamente tenho me dedicado a estudar bastante acerca da questão financeira. Estou preparando um caderno de lições sobre o tema, especialmente relevante na situação atual de crise no mundo todo. Pode parecer besteira pra alguns, mas muitos despreocupados aproveitam a oportunidade sem igual para financiar carros, comprar produtos em financiamentos a perder de vista agora que o juro está baixo. Cuidado!
Ninguém tem emprego garantido, e ficar trocando de carro (mesmo que para pagar a vista) gastando as economias todas não é uma atitude sábia nesse momento de crise. Se as grandes empresas têm demitido aos milhares, imagina o que pode acontecer com as pequenas empresas! O Eterno permita que nenhum do nosso povo passe grandes dificuldades por esse momento econômico mundial, mas que todos nós saibamos tirar lições proveitosas e passemos por esse período com sabedoria. Não se deixe levar pela cobiça, contenha-se diante de grandes ofertas.
Só não vai deixar suas obrigações já assumidas sem cumprí-las. Não deixe de entregar seus dízimos e ofertas, porque quem não cumpre com isso, não é econômico, é ladrão e rouba ao Eterno.

domingo, janeiro 25, 2009

Ainda em Santa Catarina


Depois do shacharit em Joinville, sem almoçar mesmo corremos para pegar o Ferry-boat em direção a São Francisco do Sul. Lá o pessoal já nos aguardava onde chegamos por volta das 14h30 e o pessoal finalmente foi almoçar, enquanto eu, só na base do iogurte com club social... A tarde foi corrida, mas animada, pois rodamos o primeiro dvd desse último congresso e na sequência, uma visitinha à chaverah Zenir, que havia passado por uma cirurgia durante a semana. Depois, um serviço de adoração com danças e o louvor conduzido pelo grupo de varões acima, Eliseu (violão) Levi (flauta) Maurício e Lindolfo nos vocais e Eliezer na desafinação... (brincadeira, ele estava com o pandeiro).
O pequeno Davi, filho do Mauricio e da Suele estava animado, alegrinho também e o shabat encerrou com a havdalah conduzida pelo Eliseu. Depois de um breve lanchinho eu ainda fiz mais uma reunião com os membros da kehilah de SFS para acertarmos alguns detalhes, já que agora o grupo passa a ser conduzido sob a liderança do zaken Shelumiel. Ufa, no fim das contas, uma chuva para refrescar (e dificultar o retorno) e pegamos a estrada na kombi de volta para Curitiba, onde só pra não perder o costume, chegamos de madrugada, e eu em casa, pouco depois da uma hora. Tudo em paz, graças a HaShem! E assim foi mais um final de semana... porque o primeiro dia foi de churrasco e despedidas dos amigos do curso de chazanut.

De volta a Joinville

Nesse final de semana retornei a Santa Catarina para rever os chaverim. Foi como voltar no tempo, porque já fazia uns 5 meses que eu não descia até Joinville, e foi bom rever o pessoal, que segue tocando o trabalho e buscando um desenvolvimento para a kehilah naquela cidade.
Como sempre ocorria antes, eu tive a companhia do Eliseu e sua esposa Leoni, mas não podemos esquecer da pequena Hannah, mais uma companheira agora. Também foram comigo o meu sogro e o Jeziel. Nas fotos, vemos o Rosh Alcir que segue firme em Joinville, e parte do pessoal que saiu na foto. Na foto debaixo, eu e a familia do chaver Eliezer, além do Levi, quando pegamos o Ferry-Boat para São Francisco do Sul, depois do shacharit.

sexta-feira, janeiro 23, 2009

Pensamento da semana


*** Antes da reza eu rezo para que, durante a reza, eu possa de fato rezar. *** (Rabi Chaim de Tsanz)
Parece que o tempo tem passado muito rápido e a gente não consegue tempo para muitas coisas que antes fazíamos com tranquilidade. Ultimante, para a maioria das pessoas com as quais eu convivo tem sido assim, correria, correria e correria. Mas uma coisa a gente tem que levar em conta. Que há tempo para todas as coisas, como diz Eclesiastes.
Algumas semanas atrás eu presenciei algo que me incomodou profundamente, quando durante a oração do Shemah Yisrael, alguns jovens estavam completamente distraídos, dando risadas, olhando uns para os outros e fazendo gracejos. Isso me distraiu durante a reza e as palavras deixaram de ter sentido naquele momento. E pelo visto isso é algo que tem sido comum, refiro-me ao fato de as pessoas se distraírem enquanto oram, deixando a mente divagar em muitos pensamentos abstratos e distantes.
Ainda que você como eu, não seja uma pessoa muito apegada à orações, pelo menos nos momentos em que você se dispuser a orar, faça com devoção e não deixe que nada atrapalhe sua comunhão com o Criador. Obrigatoriamente, nos serviços da kehilah, ore com intensidade, não se deixe distrair e NÃO DISTRAIA OS OUTROS. Ficar de conversa no momento da oração (ou em qualquer outro momento, durante os serviços ao Eterno) é uma tremenda falta de educação, irreverência e mostra um desrespeito pelo D-us de Israel, portanto, medite no pensamento dessa semana, quando orar, ore, para que realmente esteja orando. Shabat shalom!

segunda-feira, janeiro 19, 2009

Mais um programa novo. Eshet Chayil!


Estréia esta noite mais um programa em nossa rádio. Eshet Chayil é o programa que faltava para as mulheres. Depois de tanto pedirem seu espaço, agora finalmente conseguimos organizar e as chaverot Eliana, Kelly e Tziporah estarão conduzindo esse programa só delas. Só delas em termos, porque sempre vai haver um homem dando pitacos.
Espero que esse também possa ser de boa audiencia e ainda mais agora, que todos podem participar também pelo telefone. Dicas e sugestões serão sempre bem-vindas para incrementar a programação. E parece que na quarta-feira dessa semana terá outra estréia. Fiquem ligados.
Pra hoje, vale a dica: “Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada.” (Pv 31:30)
Encontro marcado, hoje, 20 horas com o programa Eshet Chayil. A partir da semana que vem, esse programa deverá trocar de dia, sendo transmitido às quartas-feiras, ficando o dos jovens para as noites de segunda.

domingo, janeiro 18, 2009

Alta madrugada, os donos da estrada!!!

Depois do serviço de adoração, enquanto a Sueli recepcionava a tropa de meninos para mim, eu fui fazer mais uma visita ao chaver Ari, que ainda segue sua difícil rotina de recuperação do acidente. Depois, cheguei lá e uma mesa farta com um belo lanche, já previamente devorado pelos rapazes, mas sobrou um pouco para mim. Aí, conversa e sorvete... e quando vimos, mais de meia noite, hora de pegar a estrada e voltar para casa. O bom disso é que a estrada é praticamente só nossa, ninguém além de uns pouquíssimos caminhoneiros. Aí, como donos da estrada os meninos podiam até brincar dentro da kombi, e fazer brincadeiras, enquanto o Cristian dormia profundamente, porque na manhã do domingo, ele estaria trabalhando no programa Lechaim. Enfim, na doce companhia do Eterno, chegamos em Curitiba pouco depois das duas da manhã, e eu levei cada um em sua casa, até que cheguei em casa, 3h10 da madrugada, com a satisfação do dever cumprido mais uma vez.
Na montagem acima podemos ver que a noite (como o dia todo) estava chuvosa, mas ainda fizemos a foto oficial, onde aparecem eu, o Cristian, Boaz, Tabaot (Danilo) Ediel, Benedito, Abel, Cristiano e Lucas.

Tocando juntos é melhor!


Já falei um pouco sobre isso há um tempo atrás, que quando compartilhamos, estamos juntos e damos a oportunidade de unirmos os talentos de todos na adoração ao Eterno, o serviço fica muito mais gostoso. Então, faço questão que nas congregações onde colaboro, todos possam participar, unidos no serviço do Eterno. E nesse final de semana, tivemos a satisfação de contar com dois amigos a mais durante os cânticos. O Boaz tocou o baixo e o Ediel fez solos de guitarra que compartilharam conosco seus talentos. Quem sabe um dia eu possa estar com eles em São José dos Campos ou lá em Rondônia... Seria ótimo!

Nada como um ombro amigo!


No último shabat estive novamente em Ponta Grossa, e dessa vez fomos na kombi com alguns jovens do curso de chazanut que estamos tendo aqui em Curitiba. Como saímos sete da manhã e retornamos de madrugada, alguns momentos o sono batia mais forte e nessa hora, nada como um ombro amigo, onde a gente pode se acomodar e estar tranquilo. Na montagem acima, primeiro os meninos estão dormindo (já na madrugada, retornando) e abaixo o Boaz, deitado confortavelmente no ombro do amigo Ediel. É como diz provérbios: “Assim como os perfumes alegram a vida, a amizade sincera dá ânimo para viver.” (Pv 27:9) Um bom amigo ajuda até na hora de se ajeitar e descansar. Eis acima o Cristiano (Curitiba) Danilo (Ponta Grossa) e Lucas (Sombrio/SC). Boaz (Jacareí, São José dos Campos/SP) e Ediel (Rondônia)

quinta-feira, janeiro 15, 2009

Relembrando o Congresso: Os figuraças!!!

Cada Congresso tem suas figuras, umas discretíssimas, outras nem tanto, como estes acima. Todos com um óculos igualzinho (ou seria o mesmo?). Não sei que teve a brilhante idéia de fotografá-los de recordação, mas como as fotos caíram na minha mão, aí já viu né... é blog na certa! Na linha de cima, os galãs solteirões. Da esquerda para a direita, Chazak (Campinas) Guedy (Cáceres) Boaz (Jacareí) Cristian (Ponta Grossa). Abaixo, os casados: Abiézer (Curitiba) Ezrah (Curitiba) Nehemiah (São Paulo) e Stallone... bom, esse não estava no congresso, mas usava o mesmo óculos num filme há uns 20 anos atrás. Eita, nesse mundo nada se cria, tudo se copia.
*** Fora esse momento engraçado, é ótimo olhar as fotos e relembrar o congresso que foi maravilhoso. A propósito, o primeiro dvd, com o serviço de adoração do shabat, onde o Nehemiah (acima) trouxe a mensagem está quase pronto.

terça-feira, janeiro 13, 2009

Programa novo no ar! Navios Mercantes....


Estréia nesta terça-feira, as 20 horas, um novo programa na rádio israelita. NAVIOS MERCANTES! Um programa para quem é romântico, e gosta de demonstrar seu amor. Apresentado pelo Abiezer e seus convidados, esse novo programa tem a idéia de tornar nossos corações melhores, cheios de amor... (hahaha).
Na verdade, a idéia inicial ocorreu num dia em que eu apresentava o programa Shavuah Tov, e meu amigo Guedy me perguntou se nas minhas viagens eu já havia encontrado algum navio mercante pelo caminho. Fiquei sem entender, aí ele me falou do texto da Eshet Chayil, em Pv 31 (ela é como os navios mercantes... de longe ela traz o seu pão). Aí surgiu o nome do programa, que a princípio tinha a intenção de aproximar jovens com interesse real em casamento, funcionando como um “casamenteiro virtual”. No meio do caminho, a idéia original foi desvirtuada, e hoje estréia esse novo programa. Assista pra ver no que vai dar, pois promete muito romantismo na voz melosa do zaken Abiezer.
*** A propósito, o Guedy continua solteiro, mas parece que seu navio mercante foi encontrado atracado numa cidade gaúcha. Felicidades!

1º DVD do Congresso pronto!


Pra quem estava ansioso pelos dvds do Congresso Israelita, quero avisar que o primeiro deles já está pronto. É, não é lá aqueeeellllaaaa maravilha, pois é a gravação do programa Lechaim que foi feita direto lá, durante a transmissão no domingo, dia 28/12. Pra quem esteve por lá vale a recordação de boas risadas e muita alegria. Se você não participou ou se você nunca ouviu o Lechaim, essa é uma boa oportunidade.
Como o dvd é do Lechaim, nada de estojinho bonito, vai no envelopinho mesmo. Liga aqui pra CINA e pede o seu logo, antes que proibam de ser vendido.
E lembre-se: Lechaim, todo domingo, 10 da manhã, pela internet no endereço www.tvisraelita.com.br ou se voce não tem banda larga www.radioisraelita.com.br

domingo, janeiro 11, 2009

Pensamento da semana


*** Assim como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do Homem. Comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio e consumiu a todos. Assim será no dia em que o Filho do Homem se há de manifestar. *** (Lc 17: 26, 27, 30)
Já faz alguns dias que não postava nada aqui (mesmo porque não tem muitos comentários, e o pessoal não tá sentindo falta) mas já justifiquei que estamos com um leve acúmulo de trabalho para janeiro. Mas, trabalho demais não significa que eu esteja despreocupado com algumas coisas. Nada como esse texto da Brit Chadashah pra nos fazer meditar.
No último shabat comentamos um pouco sobre os acontecimentos atuais em Israel, e é bom estar atentos. Essa semana ocorreram coisas relevantes. Além da guerra continuar na faixa de gaza, alguns detalhes passam desapercebidos pelas pessoas.
Os Estados Unidos sempre defenderam Israel na ONU, e na semana passada, foi uma das raras vezes que os Estados Unidos se abstiveram de votar numa resolução, onde a ONU ordena o cessar fogo. Os americanos sempre vetaram ações contra Israel, mas agora não o fez.
A quem está atento sabe que os mísseis do Hamas (grupo terrorista) são de curto alcance, atingindo cidades como Ashkelon, Ashdod e Siderot. Jamais alcancaria o norte de Israel, mas eis que nesta semana surgiram mísseis vindos do Líbano, ou seja, atingindo o Norte de Israel.
Pode não ser nada, mas é bom refletirmos um pouco mais sobre a situação e estarmos atentos a tudo que ocorrer por lá. Enquanto isso, fique com as palavras do Salmo 122:
Orai pela paz de Jerusalém! Sejam prósperos os que te amam. Reine paz dentro de teus muros e prosperidade nos teus palácios. Por amor dos meus irmãos e amigos, eu peço: haja paz em ti!
Por amor da Casa do SENHOR, nosso Deus, buscarei o teu bem.

terça-feira, janeiro 06, 2009

Não estou de férias!


Apesar de estar há vários dias sem atualizar o blog, não, eu não estou de férias. Peço desculpas ao pessoal todo que visita aqui (e sei que são muitos) mas é que agora estou com excesso de trabalho e acaba faltando tempo para atualizar o blog.
O Congresso se foi, e com ele também alguns funcionários deixaram de trabalhar conosco, tendo cumprido seu tempo aqui na CINA. Saíram o Alan e o Nícolas que trabalhavam no vídeo comigo, então tive que assumir tudo sozinho agora. Estou fazendo a lição do próximo trimestre, as atas do Congresso, a edição dos dvds do Congresso, gravando e editando programas de tv, fazendo cópias para os telespectadores, e tudo com prazo pra ontem... então imaginem! Ah! Isso sem esquecer que ainda tenho que administrar a Beit Ponta Grossa, Prudentópolis e região... e ainda apresentar o programa Shavuah Tov. Assim não sobra tempo pra quase nada.
Ontem já comecei a trabalhar até 19h30 e vai ser assim por alguns dias. Espero concluir os dvds do Congresso até o fim desse mes.
* A foto acima é do meu trabalho, quando eu filmava um comercial com o Rosh Ezrah lá no Jardim do GuetShemani, em Jerusalém. E por falar em Jerusalém, gente, fiquem de olhos bem abertos às notícias do Conflito lá hein!!!