quarta-feira, outubro 10, 2012

Fim de festas, agora só em chanukah!


No último final de semana estivemos novamente em nossa kehilah, desde sexta-feira até segunda, para a celebração dos últimos dias festivos desse ciclo, que culminou com a celebração de Shemini Atseret e Simchat Torah. Nossa festa foi um tanto diferente dessa vez, graças às idéias da recém-chegada Alitsa Isabel e Eliana, que com a colaboração de todos, tornaram tudo muito especial mais uma vez.
Como era tarde de domingo, lá estavam mais uma vez nossos amigos de Prudentópolis, além do pessoal da região, Castro, Carambei, Socavão e PG.
Começamos como uma apresentação especial, surpresa pra todos, com tudo no escuro, e apenas quatro homens iluminados lá na frente, que fizeram o toque do shofar, os quatro ao mesmo tempo, o que deu um som muito bonito. Depois luzes se apagaram de novo, e no escuro, a Eliana e a Alitsa começaram cantando o Hatikva, enquanto a enorme bandeira de Israel subia (só ela iluminada) à frente do nosso Aron HaKodesh, culminando com o acender das luzes todas da Kehilah e uma apresentação de dança muito bonita, com o simbolismo da entrada e montagem de uma sucá, e todos dançando em torno dela. Depois do grupo, todos mesmo foram trazidos à frente e dançaram alegremente canções (normalmente cantadas num casamento).
Quando comecei a falar, fiz uma analogia do momento, com a união perfeita e a necessidade de um estar ligado ào outro, Torah, Israel e o Eterno, num casamento perfeito. Shemini Atseret, o oitavo dia, falava do prazer do Eterno em convidar seu povo de Israel para mais um dia de festa com Ele, como um encontro especial, único.
E nada como Simchat Torah, desenrolarmos todo o sefer Torah, e voltarmos ao Bereshit, quando imediatamente iniciamos o novo ciclo, sem tempo para descanso. Nosso desenrolar da Torah foi emocionante, com a participação de todos
Emociona a chamada à frente do Chatan Torah, que lê o trecho final, última aliah, última parashah, com a leitura daquela grande bênção da chamada do olê; desta vez, o honrado foi o zaken Ananias, e para o chatan Bereshit, também muito honrado, chamei o Gavriel ben Hever, que recentemente fez seu bar mitsvah. Ambos traziam o simbolismo do ancião, e do jovem como a esperança daquele que manterá viva as tradições de um povo.
Por fim, um grande encontro com Eterno e muita alegria só podia acabar em festa e churrasco, preparado pelo Ari e pelo Ilson, e que estava uma delícia.

Essa semana, logo após a festa, o Rosh Yishai e o Rosh Ezrah viajaram para Londres e para a Africa do Sul para prosseguirem levando a Teshuvah aos países distantes, processo iniciando recentemente e que esperamos que em breve, nesses e noutros países, possam estar celebrando as festas com a mesma alegria que estamos celebrando por aqui.

Eu, continuo trabalhando e festejando, já que no próximo final de semana estarei em São Paulo e Campinas, para celebrar o casamento do Cristiano e da Jaqueline. Depois tevilah em Ponta Grossa, e depois casamento da Suelen e Leonel em Curitiba, e vem aí  Chanukah e depois o Congresso em Curitiba... e só o Eterno sabe onde vamos parar com isso... haja agenda, haja fôlego pra tanta correria e celebrações.

Nenhum comentário: