quarta-feira, outubro 10, 2012

Dias festivos pra alegrar a vida

                       

Nossas festas em Ponta Grossa sempre são motivos de alegria, apesar de todo o cansaço. É bem verdade que podemos ser felizes em qualquer lugar, mas é difícil achar um lugar onde me sinta melhor do que em Ponta Grossa, onde há mais de quatro anos temos encontrado abrigo, apoio, admiração e respeito por parte dos membros.
Não, não é perfeito, e dá muito trabalho morar em Curitiba e administrar grupos há mais 100, 200, até 300km de casa, mas que é gostoso, isso é. Nas festas é sempre uma correria, temos que sair de casa, ficar dias fora, posando na casa de um e de outro membro, mas é muito melhor viajar e estar com a familia e amigos do que em outro lugar qualquer.
Tivemos esse mês as três festas, Rosh Hashanah foi ótimo, contamos com a presença de todos os amigos, não apenas de Ponta Grossa, mas também de Telêmaco Borba, Prudentópolis, Francisco Beltrão, Curiúva e até de Catanduvas, com a visita pela primeira vez, do casal Klein. Depois, Yom Kipur, meio de semana, ficamos só entre nós de Ponta Grossa, mas foi uma ótima reflexão para nossa vida espiritual. Aí chegamos a Sucot, sete dias habitando em cabanas, pra exercitar a humildade, algo que todo mundo precisa, quer seja líder, quer seja membro.
Chegamos a Ponta Grossa na tarde do domingo e encontramos alguns chaverim finalizando a montagem da nossa sucá. Aí eu comecei a ver o envolvimento de toda a kehilah na festa, inclusive nossas crianças. Cada uma fez sua própria cabaninha em casa (certamente com a ajuda dos pais) seguindo a orientação das nossas ótimas professoras. Não dá pra colocar todas as fotos aqui, mas cada cabaninha linda saiu. Nessas horas que eu vejo como eu sou um rosh privilegiado... cada criança vinha toda orgulhosa falar comigo, me mostrar a sucá que haviam feito, e então eu fazia as fotos.
Não dá pra dizer qual era a mais bonita, pra não ficar elegendo quem é o melhor, até porque o espírito de sucot é justamente a humildade, e então todas ficaram bonitas, cada uma a seu estilo.
Nas fotos, vemos a sucá minúscula do Olavinho, que cabia na palma da minha mão, e também claro, ele a segurando orgulhosamente. Também coloquei a fotinho da sucá da Sarinha, a minha amiguinha, e a da Letícia Lelê, a mais bonitinha.
Cada uma das nossas crianças tenho um carinho especial, sempre procuro cumprimentar todas, algumas vem e me abraçam, outras a gente brinca, faço questão de demonstrar carinho por todas, e ser acessível a elas, porque elas me transmitem uma alegria e me revigoram as forças.
No Yom tov temos conseguido sempre fazer o shacharit, e nesse ano eu consegui estar alguns deles junto à congregação, que mesmo na ausência do rosh, tem celebrado o shacharit nos dias festivos.
Melhor de tudo é saber que minha familia me acompanha e sempre estamos juntos, seja nas festas ou em cada um dos shabatot durante o ano. Não conseguiria ser quem eu sou, desenvolver meu trabalho a cada dia sem o apoio da Eliana e das crianças, que só não se sentem mais à vontade em Ponta Grossa porque moram em Curitiba.
Se é pra ser grato a HaShem por alguma coisa, sou devedor eterno, porque são muitas coisas pelas quais sou grato, e seria injusto até com Ele se agradecesse por apenas uma coisa.

Nenhum comentário: