terça-feira, maio 01, 2012

A Yeshiva Breslav de Jerusalém



Nessa viagem temos experimentado deixar que o Eterno nos guie, pois não decidimos um roteiro fixo. Saímos, e que HaShem seja nosso guia. Hoje de manhã não foi diferente...

Eu, acompanhado do Maxwell e do Mordechai, saí para rezar no Kotel pela manhã e levar as preces de nossos chaverim do Brasil. Lá, a cada papelzinho entregue, eu procurava colocar a pessoa que o escreveu diante do Eterno, pedindo a HaShem que ouvisse a prece, e que atendesse, conforme diz a palavra na oração de Shlomo... que HaShem ouça a oração feita por aquele que viesse de terras distantes e orasse neste lugar.

Ao terminar minha prece, um senhor veio falar comigo, e me convidou a conhecer a Yeshiva de Breslav, que era ali pertinho do Kotel. Depois de relutar um pouco, ele insistiu dizendo que lá era um bom lugar para rezar, e que teria uma vista maravilhosa do Kotel, e do Beit HaMikdash. Aí fiquei curioso, porque todo mundo sabe que o Templo já não existe mais.

Resolvemos o seguir, e ele foi me explicando algumas coisas, falando que eu precisava conhecer e frequentar a Yeshiva, e que juntos poderiamos rezar pela vinda de Mashiach.

Ao chegarmos na Yeshiva, fui conversando com ele, enquanto atrás, o Maxwell fotografava e o Mordechai filmava quase tudo. Lá dentro, um outro aluno da Yeshiva veio e nos ofereceu água, café, e disse: pode beber, é free... dei risada.

O homem me mostrou todos os lugares, o lugar onde faziam as refeições (e disse: se tiver fome, pode vir comer aqui, é de graça) depois fomos à sala onde estudavam e lá tinha vários homens rezando e estudando. Subimos mais ainda até à vista superior, no mirante, onde ele me mostraria o Beit HaMikdash.

A vista era linda, dava pra ver o Kotel, o Domo da Rocha, parecia tudo muito perto, e ele me disse: "Ali é o Beit HaMikdash, não conseguimos ver agora, mas em breve ele estará visivel." Aí ele apontou para toda a área do pátio, e disse: A área toda do Beit HaMikdash vai dali (esquerda) até lá (direita) e tudo isso vai ser transformado. Vê alí, o Monte das Oliveiras? Sim, vejo! E ele segue: Mashiach descerá e entrará por ali, e aqui será de novo o Beit HaMikdash. Não precisamos lutar contra os muçulmanos que aqui vivem, nosso rabino de Breslav disse que não convém lutar, precisamos é ter muita fé e rezar pra que Mashiach venha logo, e então, num clique, tudo se transformará...

De novo digo, a vista era linda, o papo estava ótimo, mas precisávamos voltar para o hotel. Essa visita, em mais um lugar que nunca havia estado, valeu a pena.


Em dado momento da conversa, ele disse algo assim: "Isso que usamos, os trajes, a barba, isso não representa nada. Quando você coloca seu talit, seu tefilin, e faz sua oração e se sente feliz por isso, feliz pelas mtisvot, pelo shabat, isso é o que vale. Você pode ter qualquer coisa, se você não sente a Deus, você não tem nada.Se você sente Deus, você tem tudo!"
É isso amigo, cada passo uma lição aqui em Jerusalém!

Nenhum comentário: