segunda-feira, maio 28, 2012

Shavuot: O que você vê?

Quando celebramos a festa de Shavuot, celebramos a outorga da Torah ao povo de Israel, isso é óbvio, mas quando celebramos nossas festas, elas têm que ir além do mero simbolismo. Tem que se tornar real.
Coloquei as fotos de nossa kehilah de Ponta Grossa no facebook e uma coisa é evidente, parece que estamos em outro lugar. Quase todo mundo elogia, alguns criticam (acho que é inveja) mas tem coisas nessa última festa que vão além, então eu quero colocá-las aqui.
De Pessach a Shavuot são 50 dias, e esses foram os 50 dias mais corridos para nossa congregação. Você vê a foto e acha bonito... eu vejo a foto e recordo o esforço de membros dedicados trabalhando até meia-noite, uma da madrugada pra terminar o revestimento a tempo.
Você vê o nosso vitral e acha bonito, eu vejo o sonho de um membro que esteve em Israel e voltou com a imagem imaginando como ficaria linda nossa kehilah com o vitral, onde Mosheh segura as tábuas da lei. É o sonho se tornando realidade. Porque os sonhos não podem ser somente os meus, do rosh, mas tem espaço para que todos sonhemos com a casa do Eterno.
Você olha o nosso Aron e diz: lindo! Eu vejo um trabalho de várias mãos, de vários meses, de onde não saiu sequer um centavo da Congregação. Vejo várias pessoas querendo colaborar, não apenas com dinheiro, mas FAZENDO o sonho virar realidade. E confesso, nunca imaginei que ficaria tão lindo.
Você olha e vê um menino segurando alegremente o sefer torah. Eu, eu vejo o Derik, uma de nossas crianças, que tem na congregação um parquinho pra se alegrarem, mas que demonstram seu melhor sorriso ao segurar o sefer torah.
Você vê o menino com um sefer torah e acha lindo, eu vejo a capa especial. Em minha ultima viagem a Israel trouxe a capa de lá, mas era usada, não muito bonita e então disse à minha esposa, não, pra D-us precisamos de algo mais bonito, melhor. Então fizemos, eu fiz o desenho (essa menorah tem o salmo 23 escrito nela), mandamos bordar e a Eliana costurou, e o resultado teve muito mais do que beleza, teve a dedicação em nossa casa.
Aí você olha a foto e vê o Athos, um jovem de Curitiba, que nem é membro em Ponta Grossa e se pergunta: porque ele está na foto e não alguém de PG? E eu vejo que o Athos representa todos os membros da CINA. A Beit PG é de todos nós, um sonho nosso, compartilhado com todos os nossos irmãos. Foi assim na festa, será assim sempre. O trabalho e a dedicação de alguns pode resultar em grande beleza, mas o resultado final é que todos podem desfrutar disso, pois todos serão bem-vindos e todos terão a oportunidade de celebrar o shavuot conosco, dançando com a Torah, pois Ela é de todos nós. 
Obrigado HaShem por termos chegado a esta época festiva, mas obrigado por podermos compartilhar o nosso sonho com tantas pessoas, porque sonhar é bom, mas sonharmos todos juntos foi e é muito melhor.

Nenhum comentário: