terça-feira, junho 07, 2011

Pensamento da semana: Shavuot




Ao ler o livro de Rute, nos lembramos da conversão, e que dela descende o rei Davi e o Mashiach. Ela era uma moabita, uma goyá, mas seu amor pelo Deus e pelo povo de Israel fez dela uma pessoa digna diante do Eterno.
O que aconteceu com Rute está reservado também a todos os que, como ela, abraçarem a Aliança do Eterno:

Is 56: 4-7 - Porque assim diz o SENHOR a respeito dos eunucos que guardam os meus sábados, e escolhem aquilo que me agrada, e abraçam o meu concerto: Também lhes darei na minha casa e dentro dos meus muros um lugar e um nome, melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles que nunca se apagará. E aos filhos dos estrangeiros que se chegarem ao SENHOR, para o servirem e para amarem o nome do SENHOR, sendo deste modo servos seus, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem o meu concerto, também os levarei ao meu santo monte e os festejarei na minha Casa de Oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar, porque a minha casa será chamada Casa de Oração para todos os povos.

Isso é uma dádiva de que nenhum de nós é merecedor, mas HaShem nos promete... temos que nos esforçar por alcançar isso. Dançar abraçado com a Torah, um gesto tão bonito, mas que deve nos fazer lembrar disso: ABRACE A ALIANÇA DO ETERNO! Coloque a Torah em seu coração.

Quando o Eterno deu a sua Torah ao povo de Israel, eles responderam com Naase Venishmah:
Ex 24:7,8 - E tomou o Livro da Aliança e o leu ao povo; e eles disseram: Tudo o que falou o SENHOR faremos e obedeceremos. Então, tomou Moisés aquele sangue, e o aspergiu sobre o povo, e disse: Eis aqui o sangue da aliança que o SENHOR fez convosco a respeito de todas estas palavras.

Ainda que Israel tenha se esquecido de sua promessa de fazer e (ouvir) obedecer tudo que estava descrito na Aliança do Eterno, HaShem sempre permaneceu fiel, e deu ao Seu povo a possibilidade de buscar o reencontro, uma TESHUVAH, uma conversão renovada ao Eterno, como disse o profeta Jeremias:
Lm 5:19-21 - Tu, SENHOR, permaneces eternamente, e o teu trono, de geração em geração. Por que te esquecerias de nós para sempre? Por que nos desampararias por tanto tempo? Converte-nos, SENHOR, a ti, e nós nos converteremos; renova os nossos dias como dantes.

O mesmo profeta, falando em nome do Eterno:
Jr 6:16,17 - “Assim diz o SENHOR: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para a vossa alma; mas eles dizem: Não andaremos. Também pus atalaias sobre vós, dizendo: Estai atentos à voz do shofar; mas dizem: Não escutaremos.

Não sejamos rebeldes, mas de todo o coração renovemos nossa aliança. É hora de ouvir a voz do shofar, e andar nos caminhos do Eterno, para encontrarmos descanso, mas para nos regozijarmos na Sua Lei.


Chag Sameach!

Nenhum comentário: