segunda-feira, junho 30, 2008

Finalmente chegou

Está na Torah, em Lv 23:24 - "dize ao povo de Israel o seguinte: —O dia primeiro do sétimo mês (Rosh Hashaná) é um dia sagrado de descanso, festejado com toques de trombetas; e todos deverão se reunir para adorar a Deus."
A Beit de Ponta Grossa finalmente adquiriu o seu shofar e agora é só treinar para tocá-lo a cada festa e eventos especiais, onde nosso povo esteja reunido. No shabat eu fui pessoalmente entregar o shofar, e o zaken Ailton já estava treinando, aliás, não apenas ele, mas boa parte dos varões se empenhou em testar suas habilidades com o instrumento e até se pôde ver a alegria deles ao experimentarem o shofar. Que venha Rosh Hashana...

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo shofar.
Todavia, pelo que li, o shofar já foi tocado (ao menos tentado ser tocado) em Shabat, o que é proibido pela Torá.
Devemos ter zelo, cuidado, com as mitzvot do Eterno, caso, queiramos, verdadeiramente, ser Israleitas e parte do Povo de D'us.
Shalom.
Yossef.

Moshê ben Yisrael disse...

Desculpe Yossef, mas para que eu possa lhe identificar melhor, você é Yossef de onde? Seu nome mesmo é?
Pode me citar onde está escrito na Torah que é proibido tocar o shofar no shabat?

Anônimo disse...

Shalom.
Caro rosh, sou Yossef do Rio de Janeiro, e sou muito grato pelo seu blog, pois todos os dias estou nele à procura de novidades do nosso povo. Não o conheço pessoalmente, mas considero-me seu amigo e irmão.
Retiro o que eu disse, pois reconheço que a CINA admite o toque do shofar em solenidades, aí incluído o Shabat, creio pelo que está escrito em Números 10:10. Curvo-me ao Ministério, pois reconheço nele a autoridade dada por HaShem. Apenas soube que o Talmud veda esta prática e que neste mesmo dia que acessei o seu blog, pouco antes, havia recebido um e-mail judaico, onde eles escandalizavam-se com o toque do shofar no Shabat, feito por cristãos. Reconheço que fui imprudente e peço desculpas pelo despropósito anterior.
Aproveito a chance para elogiar o seu árduo trabalho em prol da Kehilah, com suas filmagens, fotos, artigos e matérias editados no blog e nos belos dvd's da congregação. Fico feliz pela sua dedicação e procuro me espelhar nos bons exemplos como os seus.
Espero ter esclarecido e deixado claro que o meu intuito é sempre caminhar e, juntos alcançarmos a teshuvá plena por nós buscada.
Um grande abraço.
Yossef Ben Yisrael.

Anônimo disse...

Fico feliz por que a congregacao de Ponta Grossa - PR foi onde dei meus primeiros passos como um rosh consagrado pelo ministerio ja passados quase duas decadas. O zaken que o toca muito me ensinou nos primeiros passos da musica. Ali vivi bons anos de aprendizado, sorrisos e lagrimas juntos daqueles que humildemente sonham com a redençao definitiva. O toque do shofar é sinal de uma vitoria continuada, de 300 de Gideão! Chaver Yossef, o parabenizo pela humildade e virtude quase extinta em nossos dias. Te amo muito e acredito em teu potencial, esperando sempre, sempre, que teus talentos sejam multiplicados e principalmente aplicados entre os que tocam o shofar Dele!!

Vosso servo.
Abiezer ben Yshai