segunda-feira, outubro 13, 2014

Reflexões para o dia: Amidá e a percepção do bem





Qualquer pessoa que está habituada a ritualística das rezas judaicas conhece a prece da Amidá, ou Shemonê Esrê, com suas dezoito bênçãos que ocupam algumas páginas do Sidur, mas deveriam ocupar nossas mentes a cada vez que abrimos nossos lábios. 
Talvez porque a amidá é rezada silenciosamente muitos de nós nos tornamos incapazes de ouvir suas poderosas palavras. Ela começa com: “Eterno, abre meus lábios e minha boca proferirá o teu louvor” e quantas e quantas vezes nossos lábios deixam de proferir o louvor para proferir palavras indignas, indecentes, difamatórias, maldições?!!! A verdade é que somos muito descuidados neste aspecto de nossa vida. Palavras são ditas, palavras que ferem e nem que alguém nos avise do mal somos capazes de reconhecer nosso erro e preferimos que o tempo apague e trate de curar as nossas ofensas.

Hoje tivemos uma tevilah em Goiânia, onde sete pessoas assumiram um compromisso diante do Eterno, e ao fazer com eles o tachanun, lembrava-me disso... “pecamos, traímos, fomos obstinados, pecamos intencionamente, falamos em linguagem vil, aconselhamos ao mal, etc...” e essa prece é dita no plural porque todos devemos nos reconhecer indignos diante da misericórdia divina. 

Outra verdade é que nos acostumamos tanto com o mal que deixamos de expressar e perceber o bem que nos cerca. Damos muito valor às criticas, às pessoas que nos odeiam, e perdemos tempo com isso, ao invés de valorizarmos aqueles que verdadeiramente nos amam e sentem-se felizes com nossa presença e amizade. Temos uma tendência de nos atrairmos por nossos traidores, e despendemos grande força e empenho em pessoas erradas. Quer um exemplo disso? Nesse final de semana mesmo, aqui no Planalto Central, em Brasilia e Goiânia... fomos impactados por gestos de amor e amizade como há tempos não via. 
Palavras carinhosas, sorrisos, abraços, preocupação em agradar, cuidado.... mais do que presentes, presença.... mais do que palavras, olhares sinceros de gratidão e respeito. Algo muito em falta hoje em dia. 

Mas, voltando à prece da Amidá, no fim temos: “Eterno, preserva minha língua de calúnias, e os meus lábios de duplicidade. Faze que a minha alma fique calma em presença dos malévolos e em todas as ocasiões seja ela humilde como o pó... Que as palavras da minha boca e as meditações de meu coração Te sejam agradáveis, ó Eterno, meu protetor e meu redentor.”

Palavras agradáveis são aquelas que expressam sentimentos positivos como gratidão e respeito, e então quero deixar aqui meu profundo sentimento de gratidão pela forma como fomos recebidos aqui (e em alguns outros lugares por onde passamos) em Brasilia, desde meu primo Tiago Junqueira, que nos acolheu em sua casa de forma muito generosa e especial, até a todos os chaverim da Kehilah de Brasilia, pelo shabat proveitoso que tivemos, pelas boas risadas, pela companhia sempre agradável do Rosh Yehudah e dos seus membros. 
Impossivel não deixar de agradecer por tudo em Goiânia, na liderança do amigo Yaakov, que nos prepararam um belo café da manhã (apesar de termos chegado por volta das 11horas) e o sorriso de todos ao nos recepcionarem, com um rosto resplandecente de alegria. Ao chegarmos, como não notar o cartaz enorme afixado na parede, demonstrando a felicidade em receber-nos? 

Ganhamos presentes em Goiânia, mas o melhor presente foi a gratidão de todos, e por isso mesmo, o Eterno tem abençoado o trabalho do Yehudah em Brasilia e do Yaakov em Goiânia, pois sete novas pessoas passaram pela tevilah, e sei que outras virão. 

Que nestes ultimos dias festivos de sucot, prevaleça a alegria, como é mandamento nessa festa.Que sejamos sempre humildes e que ao abrirmos nossos lábios, possamos proferir o louvor do Eterno; e que Ele, bendito seja, nos livre e faça com que nossa alma fique calma na presença dos malévolos e que sejamos sempre humildes como o pó. 

Baruch HaShem pelo dia de hoje, muito corrido e de muito calor. Valeu a pena ter passado sete horas ao volante indo de Brasilia a Goiânia e regressando. Que venham mais dias assim, com pessoas especiais, com alegria e gratidão. 

Expresso aqui também minha gratidão ao pessoal de Rondônia, que apesar de estarem há anos sem receber a visita do Rosh Yishai, compreendem e são gratos, e anseiam por um novo reencontro, que venha em breve. 

E que tenhamos nossos olhos abertos para percebermos as pessoas especiais que nos cercam com seu amor e carinho. E que nosso tempo seja gasto com elas, numa grande troca de gestos de generosidade. Que venham mais lágrimas, mas só as de alegria. 

Neste terça pela manhã regressaremos a Curitiba. Peço que nos tenham sempre em vossas preciosas orações!

2 comentários:

Yehudah Ben Israel disse...

poxa estou muito feliz pelas belas palavras e reconhecimento que Hashem nos dê sabedoria a nos ensine mais ainda a gratidão pois elas nos aproximam mais ainda das pessoas que admiramos. todá rabá!

Yehudah Ben Israel disse...

poxa estou muito feliz pelas belas palavras e reconhecimento que Hashem nos dê sabedoria a nos ensine mais ainda a gratidão pois elas nos aproximam mais ainda das pessoas que admiramos. todá rabá!