terça-feira, outubro 07, 2014

Reflexões para o dia. O que tem a ver Pharrell Williams com a festa de Sucot.



“A Festa dos Tabernáculos, celebrá-la-ás por sete dias, quando houveres recolhido da tua eira e do teu lagar.  Alegrar-te-ás, na tua festa, tu, e o teu filho, e a tua filha, e o teu servo, e a tua serva, e o levita, e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva que estão dentro das tuas cidades.” (Dt 16:13,14)

De vez em quando mudamos o repertório de músicas que ouvimos e aquelas que antes eram as melhores, acabam sendo substituídas por outras. E tem músicas que “grudam” na gente e quando nos distraímos, lá estamos nós cantando o refrão. 

Nos últimos dias vi vários clipes diferentes com a música “happy” de Pharrell Williams (recomendo que assista ao clipe antes de continuar a ler) até que vem meu filho Ariel e fala que essa música é do filme “meu malvado favorito 2”. Mas o que isso tem a ver com Sucot mesmo?

Nosso mestre Yeshua nos dizia: “Em verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira alguma entrará nele.” (Lc 18:17) A verdade é que a vida de adulto às vezes parece chata, uma rotina diária de trabalho, e ganhamos o sustento, mas raramente dizemos que estamos felizes e satisfeitos. Já a vida de uma criança é muito simples, e elas se divertem com qualquer coisa; qualquer lata vira uma bateria; qualquer coisa vira brinquedo e eles não estão nem um pouco preocupados com a marca das roupas que vestem, se estão impecavelmente limpos ou ainda se fulano está chateado com eles... eles simplesmente são felizes. 

Talvez a maior mitsvah de sucot (além de construir uma cabana) seja a alegria. É mandamento ser alegre nesses dias de sucot. E alegria a gente aprende com as crianças. Já viu coisa melhor do que quando os pais brincam de cabaninha com os filhos? Parece que as crianças se transportam para um outro mundo. O mundo delas, das coisas simples, da atenção do pai e da mãe ao filho, e não ao noticiário, ou aos afazeres do dia seguinte. Os minutos de uma refeição dentro da sucá são mágicos para uma criança, e podem também o serem para nós, adultos. 

Esse filme infantil, Meu malvado favorito, mostra um homem mau, que é “seduzido” pela alegria de três menininhas. E a canção “Happy” fala exatamente disso: ALEGRIA, SIMCHAT.

Somos nós capazes de deixar os problemas de lado ao menos por alguns dias, de ver que precisamos de poucas coisas, e de nos contentarmos com uma simples cabana, coberta com folhas de palmeira? Podemos ter muitos bens, mas se prestarmos atenção, nos daremos conta de que a alegria está nas coisas simples. E é essa a lição que Yeshua nos deu, ao falar que precisamos ser como as crianças para entrarmos no Reino; a mesma lição que o Eterno nos dá a cada ano em Sucot, de que basta uma cabana, uma refeição e pronto, podemos sorrir e rir da vida. 
Sim, temos problemas, sim a vida é difícil às vezes, sim é duro ter que passar por determinadas situações, mas e daí? Podemos escolher enfrentá-las com um rosto angustiado e aflito ou de peito aberto, sorridentes. 

A canção do Pharrell diz: “E lá vem as más notícias falando disso e daquilo,... bem, devo te avisar que vou ficar bem; sem querer ofender, mas não perca seu tempo; e aqui está o porquê: Eu sou feliz!” 


Damos muito valor ao peso dos problemas e pouco valor à leveza do sorriso. É tempo de alegria meu caro! 

Construa sua cabana, seja ela grande, linda, ou pequena e desengonçada, o que vale é quando você estiver dentro dela, dar risada e se alegrar, porque isso é mandamento. D-us nos deu a vida, força e saúde o suficiente para construir uma cabana. E vamos combinar uma coisa: “ficar dentro de uma cabana é coisa de criança né?!” Que bom, pois quando somos crianças e quando nos sentimos mais próximos do Reino de D-us.

Então, como diz a canção: “Bata palmas se você sente que está num quarto sem telhado (uma sucá é uma casa sem telhados); bata palmas se você sente o que é a felicidade de verdade; bata palmas se você sabe o que é felicidade para você e bata palmas se você sente que é isso que você quer fazer...

Que tenhamos um ano de 5775 cheio de alegrias e boas noticias dentro de nossas cabanas. 

Chag Sameach Sucot 

*** Se você quer saber o que diz a letra completa da música, clique no link abaixo e ouça, com legendas em português e ingles (pra cantar junto)

https://www.youtube.com/watch?v=CEN9I8jJ0Nk

Nenhum comentário: