“reza pela prosperidade daqueles que estão à frente do Estado, pois sem o seu temor os homens devorar-se-iam” (Pirkê Avot, 3:2)
Sempre gostei de política, de acompanhar debates, assisti a muitos “horários gratuitos na tv” e por outras vezes o país já esteve dividido, polarizado entre duas forças, mas essa eleição presidencial foi uma daquelas disputas que muitos saem feridos, e inclusive agora, com o advento das redes sociais, muitas amizades se desfizeram por conta disso. Valeu a pena? Acho que não, e para ninguém.
A excelentíssima senhora presidente da república, Dilma Rousseff foi acusada de muita coisa (assim como seu adversário Aécio) e ela aceitou que sim, houve corrupção e desvio de dinheiro da Petrobrás, etc... mas ainda assim ganhou a eleição.
Agora, surgem uma série de vídeos e coisas mostrando as fraudes nas urnas eletrônicas, outras mostrando o Brasil dividido entre o Norte/Nordeste (beneficiados com o Bolsa Família) e o Sul/Sudeste (que trabalha para sustentar os nordestinos), e o mapa da votação mostrou uma divisão, com Dilma vencendo nos estados do Norte/Nordeste e Aécio vencendo no Sul/Sudeste/Centro-Oeste.
Quero me expressar como religioso, cidadão e brasileiro, que tem RG, CPF, Título de Eleitor e paga impostos;
• Acredito que se houve fraude, deve ser apurado e se ficar comprovado, novas eleições sejam realizadas (embora não creia que isso vá acontecer).
• Acredito que ninguém é perfeito e nem a Dilma e nem o Aécio seriam totalmente justos e livres de falhas em seus governos e que a corrupção está em todos os níveis do sistema político brasileiro; ou alguém pode provar que nos governos de SP, PR, e outros do PSDB não há corrupção? (Ps.: votei no Aécio, mais por acreditar que a mudança seria salutar do que por crer que ele seja o melhor político do mundo)
• Acredito que o governo Dilma seja capaz de reavaliar a situação e perceber que sim, foram vencedores, mas houve também grande rejeição, e algo precisa ser feito para melhorar.
• Acredito que esse governo atual não foi tão ruim para o Brasil, se o fosse, perderia a eleição. É preciso reconhecer que houve coisas boas. Enfim, temos que ser sensatos!
Agora, acima de tudo, acredito que se foi assim é porque o Eterno permitiu. (Não que foi a vontade de Deus, mas Ele permite, pois nos deu o livre arbítrio) Se Ele permitiu, devemos respeitar. Não há um bom religioso sequer que não respeite as autoridades instituídas.
Para os evangélicos, católicos, judeus messiânicos, etc... o apóstolo Paulo disse que devemos respeitar as autoridades (Rm 13:1-3)
Para os judeus, o talmude fala que devemos rezar pela prosperidade dos governantes, senão os homens se devorarão. (Pirke Avot 3:2) Isso é bem real hoje, pessoas se atacando, não respeitando a escolha dos outros, etc...
Outro aspecto importante é o respeito com nossos irmãos brasileiros, seja de que região forem. Nem todo nordestino é preguiçoso, nem todos vivem de bolsa-família, são analfabetos, e ignorantes, assim como nem todos que vivem no sul são cultos, trabalhadores, elitistas. Ignorante é quem faz essa comparação, ofendendo milhões de pessoas. Ofender alguém só porque ele acredita num governo desse ou daquele partido é mancada.
Não foram só os nordestinos que votaram na Dilma, mas cerca de 40% dos eleitores em estados como SP, PR, RS, etc... e por acaso essas pessoas são burras, vagabundas e vivem de bolsa família? Acho que não.
Por outro lado Aécio teve milhões de votos no nordeste, e por acaso, se todo nordestino é burro e vive de bolsa-familia, como poderiam votar no Aécio? Mais respeito e inteligência amigos...
O profeta Jeremias disse: “Procurai a paz da cidade para onde vos desterrei e orai por ela ao SENHOR; porque na sua paz vós tereis paz.”(Jr 29:9)
Coisas como: “o gigante acordou” ou “vamos separar o sul”ou “morte aos nordestinos preguiçosos” só acirram posições radicais e vão contra a democracia. Ganhar ou perder faz parte, e a presidente ganhou, foi reeleita. Haverá nova eleição daqui a quatro anos, e até lá, como bons brasileiros, devemos continuar rezando por um bom governo de nosso país, e que tenhamos paz.
Agora, é tentar restaurar as amizades destruídas por causa da eleição, e aprender que a democracia se faz acima de tudo com o respeito à vontade das pessoas e se os brasileiros quiseram assim, que seja. E D-us permitiu que assim o fosse, então respeitemos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário