segunda-feira, agosto 25, 2014

Reflexões para o dia. Prazer em contribuir!


“Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha.” (Mt 12:30)

Dizem que no Brasil a coisa funciona mais ou menos assim: Numa obra, tem dois trabalhando e dez observando, só “supervisionando”, e de fato nem todos tem um real interesse em contribulir, participar, arregaçar as mangas e trabalhar. 
Por outro lado sempre há os que ficam de fora, só torcendo para os projetos e trabalhos alheios darem errado. Isso é comum! A questão é o quanto estamos dispostos a darmos ouvidos a esse tipo de pessoa que nunca tem nada de produtivo a apresentar, e se deliciam em criticar. 

Esse final de semana tivemos em Curitiba um belo evento, organizado pela Kol HaNashi (o braço feminino da Congregação Israelita da Nova Aliança). Não vou falar aqui sobre o sucesso do evento, até porque era exclusivo para mulheres, mas quero compartilhar aqui hoje um projeto do qual tomei conhecimento. 
Nossa Kehilah de Sombrio/SC está engajada no objetivo de adquirirem um Sefer Torah Kasher, e sei que isso é muito bom. No fim do shabat, alguns deles me procuraram para contribuir, adquirindo um numero da rifa, que sortearão um notebook e um tablet. Não é nem questão de quem vai ganhar os brindes, mas o objetivo final da Torah, que vai trazer certamente muitos benefícios espirituais a todos da região. 

Muitos certamente dirão: “ah, não vao conseguir atingir o valor!” outros dirão “não acho certo fazer rifa” outros farão outras críticas e outros ainda torcerão para que o objetivo não seja alcançado, mas quer saber? Precisamos de pessoas otimistas, porque já temos pessimistas demais nesse mundo. Precisamos de pessoas dispostas a estender a mão e dizer: “Estou junto nesse projeto, contem comigo!”

Ontem, enquanto as mulheres estavam reunidas no evento delas, eu conversava com o Rosh Yehoshua, de Sombrio. Soube da animação deles e soube que já arrecadaram um valor razoável (embora ainda não tenham atingido sequer um terço do valor necessário) e isso traz mais ânimo para seguirem adiante.

Yeshua, nosso Mestre, nos dá uma lição ótima e simples: “Ou você é parte da solução, ou você é parte do problema” Se você não está entre aqueles que estão comigo para “ajuntar”, então você está entre aqueles que querem “espalhar”. 
Kehilah de Sombrio, eu quero estar do lado de vocês para ajuntar, por isso mesmo fiz minha contribuição adquirindo alguns numeros da rifa. 

No Sidur, há uma bênção que sempre acreditei, muito bonita e que cabe bem nesse contexto: “Aquele que abençoou nossos pais, Abraão, Isaac e Jacob, abençoará toda esta santa congregação, junto a todas as santas congregações, eles e suas mulheres, filhos, filhas e tudo que lhes pertence. E todos aqueles que organizam sinagogas para a oração; que vêm nelas para rezar; que dão velas para o candelabro, e vinho para a “Santificação” e para a “Separação”, e pão para os visitantes e caridade para os pobres; e todos que cuidam das necessidades públicas com fé, o Sagrado, bendito seja Ele, recompensá-los-á e afastará deles toda enfermidade, curará seus corpos, perdoará suas transgressões, e mandará bênção e sucesso em todos os seus atos, junto a todos seus irmãos de Israel; e digamos: AMEN!”

Quando a Torah de Sombrio/SC chegar, todos aqueles que contribuíram serão recompensados com bênçãos e com a alegria de sentir que ao menos “uma letra da Torah” foi paga com minha tsedakah. Toda vez que o rolo for lido, teremos essa mesma recompensa de dizer: Eu ajudei. 

Desde já sinto essa alegria, de dizer que eu contribuí, e que HaShem lhe conceda também a honra de sentir essa mesma alegria e que seja em breve a chegada de mais esse Sefer Torah em uma de nossas kehilot!

*** Se você quer contribuir para a aquisição desse Sefer Torah, entre em contato, e eu vou lhe encaminhar diretamente a nossos amigos de Sombrio. 

Shavuah Tov! Que tenhamos todos uma semana cheia de boas obras!

Nenhum comentário: