quarta-feira, agosto 13, 2014

Reflexões para o dia. Viver com abundância!




“Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.” (Jo 10:10,11)

A vida nos surpreende a cada instante com bons e maus momentos. Ontem fiquei muito feliz ao saber da gravidez de minha sobrinha e logo depois fiquei triste com a notícia da morte de um grande ator, de quem eu apreciava muito os filmes, quase sempre com mensagens positivas deixadas neles. Ao fim do dia a noticia atualizada dizia que ele havia se enforcado, cometendo suicídio aos 63 anos de idade. Como sempre, passei a refletir sobre isso. 

A noticia dizia que o grande ator Robin Williams cometera suicídio pois era acometido do grave mal da depressão há muitos anos, e não suportava mais viver. Foi por um bom tempo usuário de drogas e já estava limpo há alguns anos, mas ele tinha uma necessidade muito grande de se sentir prestigiado, reconhecido por fãs nas ruas, e seus últimos filmes já não eram lá grandes sucessos de bilheteria. Já estava rico, mas não fazia sucesso como antes. Deixou esposa e três filhos; sua última postagem no twitter foi parabenizando a filha por seu aniversário. 

Como disse no começo, todos temos momentos alegres e tristes ao longo do dia, da vida, e é preciso sabermos “contar os nossos dias” valorizando os bons momentos, e aprendendo com os maus. 
A depressão é uma doença grave, o mal do século, ontem mesmo lia uma matéria do jornalista Guga Chacra, falando que suicídio causa mais de 2,5 vezes mortes do que homicídios na América. Psicólogos e terapeutas atendem a um número cada vez maior de pessoas com depressão, e ainda assim, não conseguem evitar tantas mortes prematuras. Longe de mim o me achar detentor da solução dos problemas da humanidade, mas é fato que a depressão tem atingido pessoas próximas de todos nós e precisamos fazer alguma coisa. 
O facebook, as redes sociais, por incrível que pareça, contribuem para isso, pois temos cinco mil amigos no facebook, mas quantos são reais, amigos de verdade?

Nós que cremos no Mashiach Yeshua, temos um motivo a mais de esperança, não somos como aqueles que vivem “não tendo esperança e sem Deus no mundo.” (Ef 2:12). Yeshua disse: “eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.  Ele nos dá essa esperança. Mas é preciso saber viver, saber usar os dias, o tempo, a vida em nosso próprio benefício. 
Há tantas coisas boas nessa vida, e como é bom poder valorizá-las; coisas simples, mas que tornam a vida deliciosa (e não é propaganda de margarina), como o sorriso dos filhos, que delicia; dormir uma noite tranquila de sono, ao lado da esposa (marido); essa noite choveu em Curitiba, e é ótimo dormir ao som das gotas da chuva sobre o telhado. 

Dia desses minha esposa falava acerca de um menininho, amigo de nosso filho Ariel; esse menino, criança de oito anos, tem uma história triste (pouparei os detalhes aqui) e passa as tardes sozinho em casa, enquanto a mãe trabalha fora. Não tem muitos recursos e quando vai em nossa casa, brincar com o Ariel, fica feliz com qualquer atenção que lhe oferecemos. É um doce de criança, não tem nada daqueles garotinhos revoltados com a vida e apesar das dificuldades, é feliz. 
Ontem de notie fui ao mercado fazer compras com a Eliana e as crianças, e compramos uns chocolatinhos para dar a esse menino. Sei que isso não vai mudar a vida do garoto, mas vai fazê-lo sorrir um pouco mais. E ele é um garotinho que tem o doce sentimento da gratidão. 

Hoje queria falar sobre isso, sobre ficarmos felizes com a chuva que cai lá fora, o barulho das gotas no telhado, o sorriso de uma criança, um presentinho que recebemos, ainda que seja de uma lojinha de 1,99. 
Não precisamos de grandes reconhecimentos, não somos prisioneiros da fama, do sentimento de ser importante para o mundo; pelo contrário, fiquemos felizes por sermos importantes para algumas poucas pessoas, a quem chamamos de nossa familia. Não precisamos ser grandes líderes, nem ricos, nem termos muitos amigos. Precisamos só de bons amigos.
Fiquemos felizes porque o Eterno nos concedeu o Mashiach para que tenhamos a vida abundante prometida. E eu tenho, quero que você tenha também... momentos tristes passaremos, mas servem para valorizarmos ainda mais os momentos felizes. 

Aí chego no escritório e antes das oito da manhã, sou brindado com um vídeo na internet, de um banco do Canadá, que decidiu agradecer a seus clientes... e fez um caixa eletrônico falante, que dá presentes especiais a vários de seus clientes, pessoas simples, como cada um de nós... (ainda que o vídeo esteja em inglês, o sentimento de alegria e gratidão é uma linguagem universal) e que compartilho aqui com vocês hoje.
(**O video abaixo já tem mais de 9 milhões de visualizações, sinal de que deve ser interessante**)

Desejo que você encontre a paz no Mashiach, e que sejas feliz. Se eu puder contribuir pra sua felicidade, o farei com prazer, mas saiba, você só precisa de você mesmo, de estar bem consigo mesmo, para ser feliz. 
Aproveite o dia chuvoso, e dê um bom sorriso, seja no trabalho, ou para os sortudos, debaixo das cobertas no frio curitibano. Que o bom pastor lhe conceda a alegria de uma vida abundante, porque viver é bom demais!

Nenhum comentário: