quinta-feira, agosto 14, 2014

Reflexões para o dia. Brincadeira de mau gosto!



“Como o louco que lança fogo, flechas e morte, assim é o homem que engana a seu próximo e diz: Fiz isso por brincadeira.” (Pv 26:18,19)

Sempre achei que uma brincadeira, uma piada leve, faz bem para melhorar o ambiente, seja no trabalho, na escola, na familia ou na kehilah. Mas a brincadeira tem sempre o momento certo e o contexto. 

Nos versos acima, fala daquele que é irresponsável, que faz coisas erradas (nesse caso, engana o próximo) e depois que se complica diz: “foi só uma brincadeira”. Há sempre aqueles que amam brincar, tirar sarro dos outros, mas quando alguém resolve “brincar” com ele, aí viram um bicho. Por isso mesmo é sempre bom ter cuidado; já dizia o velho ditado: “prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém”. 

Mas porque falo disso? Porque nessa última semana tivemos a morte de um grande ator (já falei sobre isso no post anterior) chamado Robin Williams, e ontem, uma outra morte chocou nosso país inteiro. Num desastre aéreo em Santos/SP faleceu o político Eduardo Campos, candidato a presidente da república. 

Ele era neto de um outro grande político chamado Miguel Arraes e foi governador do estado de Pernambuco por dois mandatos. Eu tinha convicção de que ele seria presidente do Brasil (não nessa eleição de agora, mas numa próxima) e morreu de forma triste, aos 49 anos, recem-completados no último domingo. Deixou esposa e cinco filhos. 
Só pela breve ficha já era de se respeitar, mas o que houve ontem foi mais do que desrespeito, foi nojento. Menos de uma hora depois da confirmação, pessoas idiotas já faziam piadinhas, montagens com fotos dele, e frases imbecis. Não vou citar nenhum deles aqui, mas lamento profundamente o baixo nível de sensibilidade das pessoas. 

Ontem no acidente morreram pelo menos sete pessoas, que trabalhavam, cada um com objetivos, sonhos a serem alcançados, uns mais ambiciosos, outros menos, mas sete homens perderam a vida ali. Claro que se fala muito do Eduardo Campos, mas sim, os demais também eram pessoas importantes e tinham familia. Sobre o político, enquanto alguns faziam zombaria nas redes sociais, havia cinco filhos chorando por um pai que não mais os abraçará. Parecia ser um pai amoroso, atencioso com seus filhos, que fizeram um video em homenagem a ele, pelo aniversário e pelo dia dos pais. Ontem, eles viviam um sonho de ver o pai como futuro presidente do país. Hoje, vivem o tormento de sepultar seus sonhos, junto com o corpo de quem os dera a vida. 

Há especulações de sabotagem, por causa de uma recente lei sancionada pela presidente Dilma. Olha gente, também nisso há de se temer e respeitar. 
Já voei várias vezes, já passei por tempestades durante um voo, também num procedimento de descida (quando regressava dos Estados Unidos e chovia muito em Houston) e sei que é difícil, dá medo e é perigoso. Prefiro acreditar que houve sim uma triste fatalidade, num avião que tentou pousar e não conseguiu e no instante seguinte caiu. Se foi outra coisa, a justiça vai revelar no futuro. 

Tenho amigos petistas, amigos psdbistas, etc... e vi pessoas falando coisas absurdas, como se esses meus amigos tivessem ficado felizes pela morte de um candidato. Que absurdo isso gente! Podemos ser mais civilizados, respeitar pessoas que possuem um ponto de vista diferente, discutir idéias sobre política, mas acusar alguém de se alegrar com o que houve é meio insano. Ontem mesmo, os demais candidatos fizeram pronunciamento, respeitando a figura do adversário político, mas do bom homem, e em sinal de luto oficial, não prosseguirão com suas campanhas nos próximos três dias. 
Você pode até achar que é pouco, como o minuto de silêncio que é feito nos jogos de futebol, mas numa corrida presidencial, três dias valem ouro. E sinceramente, vale mais o minuto de silêncio num evento esportivo do que as palavras tolas proferidas por pessoas que não respeitam a dor e sofrimento alheios.

Brincadeira boa é aquela que não fere a moral das pessoas, mas também a que sabe respeitar o ser humano, acima de tudo.Quer um conselho? Seja alegre, faça brincadeiras sim, mas antes disso, pense se sua brincadeira não vai ferir, magoar e entristecer a alguém. Se o for, não faça, pois não vale a pena!

Hoje está um dia ensolarado em Curitiba, bonito, mas de muito frio, e por mais bonito que o dia esteja, é um dia triste por todo o ocorrido. Fica aqui meu sentimento de tristeza e minhas condolências à família do Sr. Eduardo Campos, e a todo o povo de Pernambuco, que hoje lamenta a perda de seu grande político. Morre o homem, mas que seus sonhos permaneçam vivos, por um país melhor e mais respeitoso para todos nós.


Um comentário:

Unknown disse...

Shalom,meu nome é Priscilla sou d Rio de Janeiro e há um mes encontrei na internet os videos da sua esposa a Eliana Junqueira e após alguns dias encontrei também o blog dela.Porem percebi que a mesma parou de fazer posts no blog, eu entendo que com criança nova realmente é bem dificil pararmos para nos dedicarmos a certas coisas como, porem pesso que o senhor a informe isto que estou a lhe passar pois para as mulheres que seguem os preceitos da torah é muito bom encontrar alguem como ela, aprendi muitas coisas com os postes e seus videos; então informe a ela que se ela tiver como daqui há algum tempo , que ela volte a escrever no blog e por os videos e textos pois eles sã muito inspiradores e traz as coisas pra mais proximo de tds aqueles que vivem longe de uma comunidade judaica . Obrigada , passe a ela isso por favor , parabens há vcs pela linda familia e Shabat Shalom .
Obs.: este e-mail é do meu esposo.