domingo, setembro 22, 2013

Estátuas de sal


Ontem durante o arvit na nossa kehilah em Ponta Grossa fizemos uma breve meditação sobre Gn 19 e a triste história de Ló.
A história começa repetindo basicamente o que ocorrera no capítulo anterior com Avraham. Ló recebeu anjos e assim como nosso Patriarca, ele correu para os hospedar e ofereceu o melor que podia a eles. A diferença está na atitude seguinte, pois Avraham queria que os seus ushpizin ficassem por mais tempo e Ló, queria logo os dispensar. Ora, dispensar anjos? Aí sou obrigado a me lembrar do texto de Hebreus 13:2 que diz que alguns, sem o saber, hospedaram anjos.
 
Aí os anjos falam a Ló para ele fugir da cidade, sair imediatamente de Sodoma e Gomorra, e a quem Ló se dirige primeiro? Aos pretendentes de suas duas filhas. Juro que não consigo entender, o anjo de Deus lhe dá um aviso importante e quem são as primeiras pessoas que você vai falar? Os genros acharam que Ló brincava com eles e não quiseram ir. Tem gente que é exatamente assim... Dá mais valor a terceiros do que às próprias filhas? Ainda não tenho uma filha, mas imagino que as pessoas mais importantes da minha vida são a minha esposa e meus filhos. Imagino não, tenho certeza.
 
Aí o anjo os apressa, pega pela mão e força-os a sair e diz: "corram, sigam para o monte, e não olhem para trás." Recomendações simples demais, é fácil de se cumprir. E porque não fazemos? Primeiro eles enrolam, como alguém que fica em casa, se atrasando, arrumando a mala, pois não pode esquecer o casaquinho das crianças, o chinelo, o lanchinho durante a viagem, etc... se enrolam. Tem coisas que são urgentes, e por isso eu digo... faça o que é urgente, o resto é só o resto.
 
A mulher de Ló olha pra trás, e novamente desobedece, e transforma-se numa estátua de sal. Na vida, as vezes temos que fazer assim. Seguir em frente, não olhar para trás. Existem coisas que são destinadas a ficar para trás, no passado. Caso contrário seremos tão somente pessoas presas em estátuas de sal. Estamos iniciando o ano de 5774 de nosso calendário, é possivel deixar pra trás o passado e olhar pra frente? Acho que sim! A gente precisa na vida olhar pra frente, se fosse para olharmos para trás, D-us não colocaria olhos na frente de nosso rosto, mas nas costas.
 
Aí o anjo fala pra Ló fugir e o rapaz ainda tem a petulância de falar para o anjo que não queria de tal forma, se for pra fugir tinha que ser do jeito dele, para a cidadezinha que ele quisesse, e foi para Zohar (o anjo consentiu, mas não porque Ló estivesse certo, e sim pra não prejudicar a pequena cidade). Fico abismado como as pessoas não admitem estar errados, e mesmo que admitam, tudo tem que ser do jeito delas. Ah! Ló, seja um pouco menos prepotente, humildade não faz mal a ninguém. Ele ainda se achava no direito de escolher... a gente não precisa disso! Reconhecer-se errado (e Ló errou, indo pra Sodoma) pode ser bom de vez em quando.
 
No fim de todo o texto, em Gn 19:29, está escrito que D-us teve misericórdia de Avraham, lembrando-se dele, e livrou a Ló daquele lugar. Ló não foi liberto porque era justo, mas sim pela misericórdia que D-us tinha para com Avraham.
 
Nesse ano de 5774, tenhamos a capacidade de olhar para frente, seguir em frente, e aceitar que não somos tão bons quanto parecemos, e que carecemos da misericórdia de D-us. Devemos nos apegar a Ele, porque como eu digo, há coisas importantes na vida, D-us, familia, kehilah, mas o resto é só o resto. E quando digo resto é só o resto mesmo, trabalho, dinheiro, carros, inveja, sentimentos ruins, brigas, ciumes, holofotes, ....  tudo é vaidade. Que tenhamos um ano voltados para a frente, rumo ao que é bom, com olhos voltados para o futuro, para fazermos do Olam HaZeh uma antesala, um preparatório para o Olam Habah. Um abraço!

Nenhum comentário: