domingo, abril 14, 2013

Yom Hazikaron... se ligue no Dia da Memória.



Nesses dias aqui em Israel vivemos o que antecede a celebraçao pelos 65 anos de Israel. Já passamos por vários lugares turísticos, a maioria deles eu já conhecia, mas dessa vez em especial estivemos próximos ao exército. 
Tivemos o privilégio de acompanhar um treinamento militar, com tanques de guerra atirando próximo à Eilat. Depois, no mesmo dia, estivemos em Beersheva, onde visitamos o museu da força aérea de Israel. No dia seguinte, a última quinta-feira, estivemos no museu da IDF, do exército de Israel. Isso abriu nossos olhos pra entender o quanto nosso povo precisa se defender de seus inimigos, através de um exército forte, mas humano, que luta pela paz. 

Na noite deste domingo, 20h de Jerusalem, 16h do Brasil, teremos o início do Yom Hazikaron, em memória dos soldados que tombaram nas guerras. O primeiro ministro de Israel, Benjamin Netaniahu irá discursar, junto com o presidente, na praça do Kotel, de onde um dia, não muito distante, o exército de Israel chegou, na reconquista de Jerusalem, e lá disseram: NUNCA MAIS SAIREMOS DAQUI.

Tem sido um privilégio para mim viver isso tudo. Aprender e relembrar a história recente de um povo, o nosso povo.  Já havia dito no facebook, que tanto nos museus, quanto no meio do treinamento militar fomos recebidos com grande respeito por esses que não nos devem nada, mas demonstram apreço por nós, nso abraçam e só podemos dizer: “ESTAMOS CONTIGO! CHAZAK, CHAZAK, VENIT CHAZEK!” 



A seguir, parte do discurso preparado pelo primeiro ministro que será dito hoje. 
“Hoje, o Estado de Israel honra a memória daqueles que tombaram, nossos soldados e nosso povo que sofreu nas guerras e nos ataques terroristas. 
Desde o momento em que o estado foi estabelecido, não temos cessado de desejar a paz com nossos vizinhos, e no mesmo grau, nossos inimigos não cessam de suas aspirações de nos varrer da face da terra.
Nós estamos aqui para agradecer aos lutadores de Israel, que se engajaram pela nossa existência, agradecemos àqueles que sobreviveram às guerras e agradecemos àqueles que sentem. Nós não esqueceremos, nem por um segundo, que nós estamos aqui hoje, agradecendo aos que tombaram.
Hoje, quando se acumulam mais acordos contra o Estado de Isral do que no passado, ambos, a IDF (Israel Defense Force) e nossos serviços de segurança estão mais fortes do que nunca. Continuaremos a reforçar nossa segurança, continuamos aspirando pela paz com nossos vizinhos, e continuaremos a assegurar o futuro de nosso país. Obrigado!”
Benjamin Netaniahu
Quem quiser acompanhar, espero que as câmeras do Kotel possam transmitir ao vivo, este link abaixo é um otimo site, que transmite de vários angulos.
http://neverbesilent.org/nl/webcam-kotel-westelijke-muur/




Por trás destes tanques há um belo país, seja em Tel Aviv, Bersheva, Eilat ou Yerushalaim... Israel só existe graças aos esforços de um povo lutador, que só quer a paz. 

"Por causa dos meus irmãos e amigos direi: haja paz em ti... buscarei o teu bem" 

Um comentário:

Or Mordchay disse...

ShaloM gostei de sua pagina parabéns em!