quinta-feira, janeiro 03, 2013

Circuncisão - Apóstolo Paulo, polêmico personagem



APÓSTOLO PAULO, O PERSONAGEM POLÊMICO
Já vimos que Shaul HaShaliach era circuncidado. Fariseu, zeloso dos mandamentos, irrepreensível de acordo com a justiça que há na lei.
As religiões de hoje utilizam-se dos mesmos argumentos para defender de que Shaul era contra a lei (e por isso mesmo os tais são contrários à Torah) fazendo exatamente aquilo que os acusadores de Shaul HaShaliach faziam há quase vinte séculos.

Observando as atitudes de Shaul, no livro de Atos, tendo sido até preso, provava ser um praticante e defensor da lei. Parece contraditório com alguns argumentos atribuídos a ele nas cartas.

Ele mesmo circuncidara a Timóteo:

At 16:3 "Paulo quis levá-lo consigo e por isso o circuncidou, pois todos os judeus que moravam naqueles lugares sabiam que o pai de Timóteo não era judeu. (era grego)"

Esse texto evidencia que ele não era contra a circuncisão, pois alguém como ele, que esteve preso e sofreu perseguições, não circuncidaria a alguém apenas por pressão. Aliás, pelo contrário, deixa claro que para estar entre o povo judeu e considerar-se um israelita, era necessário passar pelo rito da circuncisão.

Aqueles que lerem atentamente o livro de Atos, desde o capítulo vinte e um em diante, perceberão que Shaul HaShaliach foi levado preso e ninguém encontrava nele acusação alguma digna de crédito.

At 21:20,21 "Ouvindo-o, deram eles glória a Deus e lhe disseram: Bem vês, irmão, quantas dezenas de milhares há entre os judeus que creram, e todos são zelosos da lei; e foram informados a teu respeito que ensinas todos os judeus entre os gentios a apostatarem de Moisés, dizendo-lhes que não devem circuncidar os filhos, nem andar segundo os costumes da lei."

Ainda que os membros da Kehilah queriam evitar que Shaul aparecesse e fosse levado preso, ele, ciente de que não fizera nada errado, lhes dizia:

At 21:13 "Que fazeis chorando e quebrantando-me o coração? Pois estou pronto não só para ser preso, mas até para morrer em Jerusalém pelo nome de Yeshua."

A partir de então ele foi levado aos juízes, sob acusação de ser contra a lei, também sob acusação de ter introduzido gentios no Templo. (At 21:28).

Do tribunal da corte, após sua defesa foi levado ao Sinédrio, depois diante do governador Felix, diante de Festo, e perante o rei Agripa, e temos:

At 26:31,32 "falavam uns com os outros, dizendo: Este homem nada tem feito passível de morte ou de prisão. Então, Agripa se dirigiu a Festo e disse: Este homem bem podia ser solto, se não tivesse apelado para César."

Levado até Roma, Shaul ficou preso em casa, sob os cuidados de um soldado, quando novamente se defende:

At 28:17,18 "E aconteceu que, três dias depois, Paulo convocou os principais dos judeus e, juntos eles, lhes disse: Varões irmãos, não havendo eu feito nada contra o povo ou contra os ritos paternos, vim, contudo, preso desde Jerusalém, entregue nas mãos dos romanos, os quais, havendo-me examinado, queriam soltar-me, por não haver em mim crime algum de morte."
  Se ele fosse contra a circuncisão, então seria fácil para os seus acusadores acharem provas de sua desobediência à Torah.

At 28:21-23 "Então, eles lhe disseram: Nós não recebemos acerca de ti cartas algumas da Judéia, nem veio aqui algum dos irmãos que nos anunciasse ou dissesse de ti mal algum. No entanto, bem quiséramos ouvir de ti o que sentes; porque, quanto a esta seita, notório nos é que em toda parte se fala contra ela. Havendo-lhe eles marcado um dia, vieram em grande número ao encontro de Paulo na sua própria residência. Então, desde a manhã até à tarde, lhes fez uma exposição em testemunho do reino de Deus, procurando persuadi-los a respeito de Yeshua, tanto pela lei de Moisés como pelos profetas."

Se nenhum tribunal em sua época foi capaz de manter acusações e o matar, como alguém hoje, seria capaz de provar que Shaul era contra a Lei?

Os que se opunham a ele fizeram de tudo para matá-lo, e se já não podiam "legalmente", pois não havia prova alguma contra ele, conspiraram para finalmente conseguirem efetivar seus planos:

At 23: 14,15 "Conjuramo-nos, sob pena de maldição, a nada provarmos até que matemos a Paulo. Agora, pois, vós, com o conselho, rogai ao tribuno que vo-lo traga amanhã, como querendo saber mais alguma coisa de seus negócios, e, antes que chegue, estaremos prontos para o matar."

Se naqueles dias foram capazes de conspirar para matá-lo, fazendo armadilhas, não fica difícil à religião "detentora das cartas paulinas" atribuir coisas e frases a ele (que já não tem como se defender) e assim fundamentar sua fé de que Shaul HaShaliach era contra a Torah.

Shaul HaShaliach, judeu, da tribo de Benjamin, fariseu, zeloso da lei e instruído aos pés do sábio Gamaliel NÃO ERA CONTRA A LEI, NÃO ERA CONTRA A CIRCUNCISÃO, mas como uma mentira contada muitas vezes acaba passando por verdade, eis que agora ele se torna o "defensor" daqueles que são contrários à Torah.

Por fim, sempre temos dito, se algum dia nos depararmos com uma aparente contradição entre a Torah e os escritos da Brit Chadashah, fiquemos com a Torah.

Aqueles que dizem que Shaul HaShaliach condena a circuncisão são os mesmos que afirmam que Yeshua aboliu a Lei. Pense nisso!

Nenhum comentário: