segunda-feira, janeiro 07, 2013

Casamenteiro, porque pessoas mais velhas não se casam?


Já a algum tempo venho exercendo a função de casamenteiro na Kehilah. E a breve experiência vai nos fazendo perceber algumas coisas e tirar lições para ajudar futuras pessoas interessadas em se casar. Claro que não sou o único casamenteiro, outros igualmente desenvolvem trabalho, mas percebo que todos encontram as mesmas situações.
Ontem em casa, passeando pelo facebook de noite vi algumas fotos do casamento que acontecera em Vacaria/RS. Não posso negar que fiquei feliz, pois os noivos eram pessoas mais experientes, já tendo passado por relação anterior.
Infelizmente não consigo achar uma palavra mais adequada para as pessoas mais velhas ou experientes, ou vividas, e espero que ninguém se sinta ofendido comigo, que também já estou perto de chegar à casa dos "enta" em idade, com quase quarenta anos, o que nunca considero demerito para ninguém, pelo contrário, a idade nos torna mais maduro e melhor preparados para lidar com as situações da vida.
Justamente por isso, por ser mais "maduros", tendemos a resistir diante de situações novas e muitas vezes já não queremos "experimentar", e resistimos às mudanças. Por outro lado, todos sabem que "não é bom o homem ficar só" e nem a mulher.
À medida que os anos passam, muitos se acostumam a viver sozinhos e uma readaptação, a não apenas dividir a cama com alguém, mas a compartilhar o alimento, as despesas, o controle remoto da televisão, o "meu sossego", torna-se algo complicado demais. É preciso abrir mão de alguns costumes que foram cultivados ao longo de anos vivendo sem um cônjuge.

E porquê é muito mais fácil casar jovens, de 18, 22, 25 anos?
Justamente pelo fato de a pessoa mais jovem não ter medo de experimentar, e por não ter ainda desenvolvido essas "manias". O jovem abre mão, abre mão de morar em tal cidade, e se dispoe a mudar. Abre mão do "conforto na casa dos pais" em busca de criar seu próprio espaço junto à pessoa amada, etc.

Podemos dizer que casar todos que estão sozinhos querem, seja jovem ou mais experiente. A questão é que o casamento de sucesso é aquele em que essencialmente uma pessoa abre mão de suas vontades para fazer feliz à outra pessoa.
Pode dar errado? Claro que pode! Infelizmente muitos casamentos dão errado, e por culpa dos próprios cônjuges mesmo, mas também pode dar certo e transformar uma simples casa, num lar feliz.

Se você quer se casar procure ser um pouco menos egocêntrico, nem tudo tem que ser do seu jeito. Não queira uma pessoa que mude só pra te agradar, experimente mudar para agradar a alguém. Mudar suas roupas (Não diga, eu me visto assim e pronto, se quiser bem, se não quiser azar!) Mude suas palavras (Não diga, eu falo de tal maneira, e a pessoa me conheceu assim e eu não pretendo mudar) enfim, esteja disposto a mudar.

Não ganho nada sendo casamenteiro, a não ser o prazer de ajudar pessoas a buscarem a felicidade através do casamento, mas lamento quando alguém se diz disposto a casar, mas não abre mão de absolutamente nada.

Só digo que, os anos passam, a beleza passa, e é muito triste envelhecer sozinho. Não vale a pena, em nome de caprichos e manias, abrir mão de envelhecer ao lado de alguém a quem possamos chamar de "meu amor".

Parabéns ao casal de Vacaria, mazal tov! Parabéns aos roshim (e casamenteiros) Elazar e Mordechai, que ajudaram a contribuir para a felicidade de mais um casal.

Nenhum comentário: