terça-feira, fevereiro 28, 2012

Shabat em Ponta Grossa, com visitantes

No último shabat em Ponta Grossa, quando abordamos a parashah de Terumah, falando das ofertas para o Mishkan, achei que seria o momento propício para iniciarmos o Shacharit utilizando pela primeira vez nossa Torah. Claro que ainda não está tudo pronto, pelo contrário, estamos longe disso, mas serviu de incentivo para continuarmos nosso trabalho. O Aron já está quase pronto, as bases para os leões estarão lá já nas próximas semanas, e o revestimento interno da Beit está decidido.
Ainda tivemos o privilégio de recebermos visitantes em nossa Kehilah, com a presença do Rosh Mordechai ben Avraham, acompanhado da esposa e filho Uriel, além do Yaakov Gleiser, que veio firmar compromisso para casamento com a jovem Daniele, mas isso é uma outra história.
Nas imagens acima, nossos dois jovens que conduzem a liturgia muito bem, o Davi e o Yachne, no momento da abertura da Arca e depois, quando o Yaakov se preparava para ler o Maftir, além da hora do Vezot HaTorah... quando os rolos são exibidos para a Congregação.
Na explicação da parashah, abordamos o aspecto do “E farás...” muitas vezes dito durante essa parashah, mostrando que devemos perseverar em fazer o que tem sido ordenado pelo Eterno; naquela época, quando os israelitas fizeram tudo o que foi ordenado, o resultado foi que ao erguer o Mishkan, a nuvem do Eterno encheu a tenda. Hoje, se fizermos tudo que Ele nos ordena, também podemos ser cheios da Shechinah Divina.

Nenhum comentário: