quinta-feira, março 17, 2011

Hoje é o dia do jejum de Esther. Purim chegando!


Nesta quinta-feira é o dia em que nos lembramos do início da virada de Israel contra os inimigos, com o jejum de Esther (Et 4:16) quando ela (e todos os judeus, liderados por Mordechai) primeiro jejuou por três dias, antes de entrar na presença do rei, seu esposo.
Quero aproveitar esse dia para fazer uma meditação com todos. Quando lemos toda semana na havdalah: PARA OS JUDEUS FOI ISTO LUZ, ALEGRIA, REGOZIJO E PRECIOSIDADE, ASSIM SEJA CONOSCO TAMBÉM, isso faz menção do verso em Esther 8:16.
Aí que vem o negócio, quando houve alegria, regozijo para os judeus? Não foi quando eles derrotaram os inimigos, e sim antes, quando souberam do decreto do rei (através de Mordechai) que dava aos judeus o direito de se defenderem dos inimigos. Eles se alegraram pelo fato de poderem lutar.
Hoje as pessoas querem que o Eterno as conceda tudo. Ninguém quer fazer o esforço que cabe a nós, homens. Pessoas querem ser abençoadas, sem o seu trabalho. Aí está o X da questão. Se você quer se sentir vencedor, a cada semana lembre-se que para os judeus, houve alegria, honra, regozijo, pelo simples fato de eles poderem se defender. Não foi D-us quem matou todos os inimigos através de um milagre e sim os próprios israelitas que lutaram e venceram.
A única coisa que o Eterno fez foi permitir que eles pudessem lutar. Eles creram em sua própria capacidade.
Havia um decreto contra os judeus, que todos deveriam ser mortos no dia 13 de Adar. Esse decreto não podia ser revogado e ainda hoje há um decreto contra os israelitas. Somos perseguidos, acuados, padecemos dificuldades, mas aí que está o segredo: Há um outro decreto, da parte do Eterno, onde Ele nos concede a possibilidade de lutarmos e vencermos. Não fique sentado esperando as respostas, as bênçãos cairem do céu. A bênção já caiu e é a sua capacidade de vencer. Então lute, a cada semana, para ser um verdadeiro vencedor, afinal... para os judeus houve felicidade, alegria, regozijo e honra. Que assim seja conosco também! Chag Sameach Purim!!!

Nenhum comentário: