terça-feira, agosto 11, 2009

Preze sua esposa (Lição 4)

Querido filho! Saiba que sua esposa passa por muitas situações difíceis durante o dia e, por natureza, tende a ficar deprimida. Por isso, é seu dever fortalecê-la e alegrá-la muito, com disseram nossos sábios (Rosh Hashaná 6b): “o marido alegra a mulher”. Porque o marido tem esse poder de alegrar sua esposa, e quando ela está feliz, todo o lar fica feliz. Afinal, não há comparação entre alguém que entra num lar caloroso e é recebido com sorrisos e respeito e alguém que entra numa casa fria, é recebido com expressões sombrias e não é bem acolhido. Portanto, se você quer ter um lar afetuoso e acolhedor, procure alegrar sua esposa de todas as formas possíveis. Acostume-se a julgá-la favoravelmente, concedendo-lhe o benefício da dúvida, ainda que lhe pareça que ela cometeu algum erro ou disse algo contra você. Tudo que a mulher deseja é que seu marido a alegre. Se você agir desta maneira, verá que ela se aproximará de você, e os dois viverão juntos com muito amor, fraternidade e harmonia.

Nossos sábios já nos advertiram (Sota 14a): “Quando o homem e a mulher merecem – a Presença Divina permanece entre eles”. A Presença Divina só reside em lugares onde há alegria e amor. Portanto, meu querido filho, procure sempre encher sua esposa de júbilo e amá-la muito, pois ela é a mulher que lhe foi enviada dos Céus, é a tua sorte. Amando-a e alegrando-a, você merecerá a Presença Divina em seu lar. E quando a Presença Divina está no lar, ao se encontra também a bênção. Feliz é aquele que age com sabedoria.

* a foto acima foi feita na sexta-feira passada, enquanto eu viajava para Campinas, ao LeAched. Apesar de ter viajado com o Cristiano e o Yoel, meu coração estava com minha esposa em Curitiba.

Um comentário:

Boaz disse...

muito bom comentario em rosh moshe nota se quando um homem se une a sua esposa nao a mais genero masculino ou feminino pois homem e mulher sao a totalidade do sagrado bendito seja ele assemelhando se a divindade q e uma essencia assim eles podem na sua plenitude parecer a unidade perfeita da qual a criaçao e composta antes da multiplicidade quando so existia o ''um'' q e o criador o sagrado!