segunda-feira, fevereiro 02, 2009

Programa Israel Jovem


Pronto! agora está até em outdoor! se você não acompanhar o programa Israel jovem é porque não quer mesmo. Lançado na semana passada, ontem o programa já passou por algumas adaptações para que fique mais produtivo e proveitoso aos jovens (e também aos que não tão jovens assim) e agora vamos discutir assuntos relevantes à essa turma da fase turbulenta chamada juventude. Dicas de comportamento, sugestões de atitudes, temas bíblicos que instruem aos jovens são abordados, além é claro das músicas. Esse é o primeiro programa da Congregação Israelita que é apresentado para os jovens e por jovens. Então acompanhe.
Apresentado pelo Jeziel, Meire e Yoel, vai ao ar todos os domingo, 17 horas, exatamente para que todos os jovens que estudam à noite, durante a semana, possam acompanhar. Então, nada de domingão do faustão, gugu, ou outras porcarias na tv. Vá direto ao www.tvisraelita.com.br
Ah! Eu também vou estar participando, e ontem falamos sobre os jovens e a dificuldade de seguir os conselhos dos pais.
O tema para semana que vem é: Porque os jovens têm dificuldade de se relacionar com os roshim e os roshim com os jovens? Como melhorar essa relação? Prepare seu comentário dentro desse assunto e mande para mim. Sua idéia pode ajudar na discussão!

Um comentário:

Anônimo disse...

Shalom.
Eu entendo que o rosh deve impor respeito para ser respeitado. Vejo, que há ainda um 'ranço' evangélico no nosso meio, onde, muitas vezes, o líder fica muito próximo, envolvido em assuntos alheios a espiritualidade dos membros. Sei que deve haver uma proximidade, mas, antes de tudo, somos uma congregação; uma congregação israelita. Penso que esta proximidade com os membros deve possuir um feeling, para que não se anule e se coloque por terra o 'distanciamento' do líder, sob pena de ser encarado como mais um membro e não alguém que está ali para ensinar, aconselhar e passar a mensagem de HaShem. No meio evangélico se vê muito desta 'promiscuidade' onde nem se sabe onde começa o serviço do líder ou onde acaba o dever do membro. Diante de tanta 'intimidade', corre-se o grande risco de se perder o respeito e a coisa descambar para a bagunça. A liderança judaica (cohanim) é separada, segundo penso. Acho que atividades extra-espirituais como churrascos, cinemas e passeios vãos, não ajudam a criar este panorâma de distanciamento que estou falando. Eu penso desta forma, pois vejo isto no judaísmo natural. O líder deve ser valorizado e para isso, deve se valorizar. Estudar muito, viver uma vida de oração, meditação e pureza, pois este é o 'preço' que se paga em ser um líder judeu. O rosh deve sempre se lembrar que ele é o referencial dentro da comunidade. Esta boa referência para os membros é de fundamental importância, segundo penso. Temos que esquecer, de vez, a 'bagunça' cristã e sermos mais espirituais, caso isto ainda ocorra no nosso meio.

Nâo sei se me fiz entender, mas esta é a minha pequena contribuição acerca do assunto.

Um grande abraço.
Yossef do Rio.