quarta-feira, julho 23, 2008

Humildade nunca é demais, e até ensina


Há uns dias atrás eu coloquei o post sobre o shofar comprado pela Beit Ponta Grossa, e foi colocado um comentário aparentemente reprovando o pessoal por ter tocado o shofar no shabat.
A princípio não soube de quem era o comentário, pois a pessoa identificava-se como Yosef, e tem muitos Yosef dentro da Kehilah. Acabei sabendo que era o chaver Yosef, da Beit Rio de Janeiro, que mais tarde, humildemente veio a se retratar pelo comentário, e me mandou até alguns links bem interessantes, onde hoje tenho tido a oportunidade de aprender mais sobre o judaísmo.
às vezes acontece isso, de a pessoa (como ele) ter tanta vontade de aprender e acabar comentendo erros nessa ânsia, mas bom seria se todos seguissem o exemplo desse chaver Yosef, de reconhecer quando erra. Todos nós erramos, somos seres humanos imperfeitos em muitas coisas, mas se tivermos a humildade para aprender sempre, o Eterno nos ajuda a melhorarmos a cada dia.
Um shalom especial ao chaver Yosef, (a quem ainda não conheço) da Beit Rio de Janeiro, por ter compartilhado conosco esse exemplo.
* A propósito, ele havia dito que não deveríamos tocar o shofar no shabat, mas ao ler um pouco mais, percebemos que pode-se sim, tocar em nossas solenidades todas (e o shabat é uma delas).

Nenhum comentário: