terça-feira, agosto 21, 2007

Oportunidade de participar do Bela Vista!


Para quem nunca esteve na Beit do Bela Vista (e para os que já estiveram por lá também) estamos concedendo a oportunidade de participar da nossa construção. Sabemos que muitos gostam de visitar nosso blog e têm apreço pela nossa Congregação. Estamos fazendo a rifa de um kit com um espremedor de frutas e uma batedeira, esse kit da foto acima!

Se você não é do Bela Vista e deseja contribuir, entre em contato comigo, mande uma mensagem através do comentário aqui do blog, e eu estarei passando o numero da conta para o depósito. Para contribuir, a rifa é o seguinte: R$ 5,00 por 3 chances, que são os cupons depositados na urna (que está na foto) e em breve faremos o sorteio. Se você for de fora de Curitiba, não se preocupe, o ganhador será comunicado por carta, e-mail ou telefone, e receberá o prêmio pessoalmente no BV, ou no Congresso, ou em último caso, pelo correio.
Mais dois detalhes: a foto do ganhador pode aparecer aqui no blog (grande coisa, hehehe) e o mais importante. Você terá a satisfação de ter contribuído com alguns tijolinhos em nossa construção.

Domingo na TV


Para a maioria dos brasileiros, domingo é dia de assistir tv. Para os irmãos que vieram de Joinville, é mais do que isso. É dia de fazer de conta que estão apresentando o programa da CINA. Para isso, durante a tarde deste domingo, o pessoal esteve na Sede da CINA para acompanhar um pouco o trabalho de atendimento aos telespectadores, durante a exibição do nosso programa de tv, e ainda tiveram a oportunidade de se colocar na condição de apresentadores, e pelo menos fazer as fotos ao lado do Rosh Yishai e do zaken Abiezer. Pelo menos agora, o Maurício e a turma podem dizer que já estiveram gravando programa de tv... e por falar nisso, nesse próximo domingo, eles vão mesmo aparecer no programa, porque estará passando as imagens do batismo em Joinville.

Parque Tanguá


Saindo do Barigui, fomos passear no Tanguá, outro parque muito famoso de Curitiba. Graças ao Eterno, estava uma manhã agradável em nossa cidade, e pudemos passear com tranquilidade. Dali, uma passada no Habibs, onde nos encontramos com o Abiezer para “almoçar” e em seguida fomos ao escritório da CINA para assistir um pouco do nosso programa de tv, que aliás, foi o meio pelo qual o Eterno nos concedeu de conhecermos esse pessoal de Joinville, ou melhor, eles nos conhecerem e hoje estarmos trabalhando juntos, em favor da mensagem genuína de Yeshua HaMashiach.

Visitantes de Joinville


Encerrado o shabat, tivemos a cantina, onde a festa continuou e depois levamos os irmãos de Joinville pra casa, onde junto com a Claudia, Nathalia e o zaken Abiezer e família, jantamos e nos divertimos bastante... Na manhã do primeiro dia, levamos o pessoal para passear e conhecer alguns parques de Curitiba. Na montagem acima, a Eliana com as irmãs (que ainda não são batizadas) de Joinville e o Lindolfo, montado com o Ariel no jacaré do Parque Barigui, um dos parques mais visitados de Curitiba. O Maurício foi o único que não quis tirar foto em cima do jacaré, sei lá, mas acho que ele tava com medo de levar uma mordida hehehehe....

Havdalah


Depois do serviço de adoração, já demos início à cerimônia de Havdalah, onde finalmente encerramos o nosso shabat, com muita alegria. Na fotomontagem acima, dá pra ver praticamente só visitantes fazendo a “separação”. Julgando pelo número de pessoas que iria participar da cerimônia, eu já estava preocupado com o tamanho de nossa vela de havdalah, que já estava no final, e eis que, aparece a Jocélia é nos ofereceu de presente uma vela nova, que foi usada tranquilamente e será usada nas próximas semanas. Como diz a bênção para a congregação no Sidur... que o Eterno abençoa aqueles que contribuem para as congregações, oferecendo o vinho, o pão para o kidush, chalah, as velas para a separação...

segunda-feira, agosto 20, 2007

Criatividade Infantil


Como estava muito lotado o serviço de adoração neste shabat, a Eliana teve a idéia de levar boa parte das crianças para a salinha delas e iniciar uma atividade. Então, ela sugeriu que uma criança fosse ao quadro e fizesse um desenho e os outros iriam tentar adivinhar o que estava desenhado. Quem descobrisse, iria fazer o próximo desenho.
Tudo caminhava bem, e até eu fui lá e fiz um desenho, participando com eles... mas como eu dizia... tudo ia bem até que o Erick, filho do Jairo, foi lá fazer seu desenho. Bom, o desenho dele é esse da foto acima, agora tente adivinhar: o que é isso?
Pensa, pensa, pensa e a Eliana desistiu, não conseguiu adivinhar, e quando ela deu a oportunidade para as crianças tentarem adivinhar, eis que quase todos sabiam o que era. Já descobriu? Não? Pois é o Chaves, tentando equilibrar uma vassoura na ponta do pé!
Se você é um adulto e descobriu, é sinal que ainda assistindo muito o SBT hehehehe. Parabéns! Mas pra ver como criança tem cada coisa... espetacular!

A dupla famosa Helena e Helen... ou seria o contrário?


não, não é uma dupla sertaneja, mas bem que os nomes sugerem... Mas são mãe e filha adorando ao Eterno D-us de Israel. A Helena e a Helen são um bom exemplo do que é possível fazer quando a família se dedica em alguma área na congregação, e provam que o trabalho dá resultado. Como a área delas é o louvor, a Helen ganhou uma flauta doce e pela primeira vez (no BV, pelo menos) ela já colocou seu instrumento a serviço da adoração e nos emocionou, cantando ao lado da mãe, a canção “Iehi Shalom”. E a menina é tão talentosinha que as duas até dividiram voz, igual gente grande hehehe. Bom seria se todos os pais soubessem aproveitar o talento dos filhos e investir nisso.

área externa da congregação...


Já mostrei os carros, agora vamos ver um pouco das pessoas pra lembrar o quanto estava cheio e agradável. Para quem conhece o Bela Vista, já dá pra ver que a montagem acima traz o Rosh Yishai fazendo a explanação da mensagem, e obviamente os bancos da congregação lá dentro já estavam lotados, então podemos observar como ficou lá fora, o pessoal atentamente ouvindo a mensagem. Para nossa alegria, o nosso bom D-us permitiu que fizesse uma noite agradável e todos ficaram “confortavelmente” ligados no serviço. Além desses da foto, ainda tinham outros no corredor lateral, e durante boa parte da mensagem eu, mas principalmente a Eliana ficou com as crianças na sala delas, fazendo uma atividade bem criativa, e assim elas ficavam bem calmas enquanto os pais, lá dentro (ou lá fora) ouviamcom atenção a mensagem.

Feirão do automóvel


Quando chegou o serviço de adoração, quando encerramos o nosso shabat, foi uma grande festa. Já sabíamos que iría aparecer visitas, e as primeiras eram os irmãos de Joinville, que vieram já pela manhã, mas no serviço da tarde, o pessoal da Beit Hauer e da sinagoga resolveram aparecer. Claro que não vieram todos, aliás, faltaram mais da metade, mas a julgar pelo pátio onde ficam nossos carros estacionados... foi até bom que não vieram... hehe.
Os porteiros tiveram trabalho pra cuidar dos mais de 20 carros que lotaram o patio e a calçada da frente, pra assegurar a segurança dos carros dos irmãos, que assim poderiam participar da adoração com tranquilidade. Desnecessário dizer que se o pátio estava assim, lá dentro da Congregação, não havia espaço pra mais ninguém, alías, na área de fora também estava lotado. Que agradável é que os irmãos vivam em união, faz sentido especial nestas horas. Nos próximos posts, falaremos mais sobre o shabat que tivemos.

Reunião com mulheres



Enquanto um grupo de pessoas participava do ensaio para o Congresso de dezembro, as mulheres estavam reunidas na sala dos juvens, onde a chaverah Sônia mais uma vez esteve repassando informações que mostram toda a importância da mulher para a fé israelita. Em função do Cabalat Shabat, onde tem sido feito um revezamento e a cada oportunidade uma mulher diferente acende as velas na cerimônia, houve a necessidade de se mostrar mais uma vez detalhes de como devem ser acesas as velas de shabat, a importância desse ato, a bênção pronunciada... enfim, ela repassou vários pontos para que todas estejam sempre firmes com relação ao acendimento e estejam também preparadas para ensinar e esclarecer a respeito de como fazemos para receber o dia sagrado. também foi uma oportunidade para as irmãs de Joinville que estavam presentes, para tomarem maior conhecimento a respeito do assunto.

Sábado cheio de atividades


Mais um shabat chegou e trouxe com ele muitas alegrias que vão ficando em nossas memórias a cada semana que se inicia.

O Shacharit transcorreu normalmente, e depois de um período de revezamento, chegou minha vez de passar o estudo da parashá e logo em seguida o Abiezer nos toruxe o estudo da lição do shabat. Almoço rapidinho e às 14 horas já estavam a postos todos os que fazem parte do grupo que ensaia para o Congresso. Pela primeira vez, o ensaio foi no Bela Vista e contou com a presença das chaverot Matilde, Meire, Helena, Eliana e os varões Eliseu, Jairo, Gerson, Abiezer e o Jair também. Ensaiando um louvor que será apresentado no Congresso com 5 meses de antecedência, é sinal que estão empenhados em fazer o melhor para o Eterno.

Na foto, dá pra perceber o olhar atento do Maurício, que veio de Joinville junto com o Lindolfo e as esposas deles, além da cunhada do Maurício. Eles estavam ansiosos pois seria a primeira vez que o Mauricio e a esposa Suele iriam assistir a um serviço de Adoração.

terça-feira, agosto 14, 2007

Propaganda é a alma do negócio!


Falar que a nossa cantina é concorrida e não mostrar nunca é o suficiente, então dê uma olhada na foto acima e perceba a fila pra comprar os cachorros (hot-dog) que a irmã Madalena preparou. Também pudera, com a propaganda que a Cássia fez.
Dê uma olhadinha no anúncio do hot-dog casher que ela preparou. Ele tem até peots e kipah! Esse é casher mesmo! Mas se um dia você resolver nos visitar, pode ficar sossegado, porque lá tudo que é vendido é casher e preparado com muito amor. Vale lembrar que a cantina desse final de semana foi o novo recorde, em termos de arrecadação (Não vamos dizer quanto, pra não atrair ladrões, hehehe) mas isso não é o mais importante, nunca foi.
Não faça a desfeita de ir no BV e não provar nada da cantina! Além disso, essa meia hora que ficamos a mais depois de cada serviço de havdala é o tempo certo pra conversar, matar saudades, fazer amizades cada dia mais chegadas e agradáveis. Isso sem contar o fato de que muitos, depois da cantina não precisam nem se preocupar em jantar em casa depois.

Delicias da Cantina


Toda semana, após o serviço da Havdalah nós temos a Cantina no BV. E não é uma cantina qualquer, com balinhas e chocolates... é realmente especial.
Lá, a cada semana as mulheres cumprem uma escala, e todo o valor arrecadado vai para a construção da nossa Congregação. Graças a este esforço de todas elas nós temos conseguido muitas coisas. O mais legal é que elas buscam se aperfeiçoar, e a julgar pela foto, que mostra a Jane, ao lado de sua gelatina/pudim, podemos ver que os dotes culinários são uma maravilha...
O bolo com cobertura de morango, foi feito pela Eliana há algumas semanas, e também foi bastante elogiado. Cada semana uma coisa diferente, bolos, doces, salgados, trufas... tem de tudo pra ajudar na construção. Quando você quiser nos fazer uma visita, leve um troco pra gastar na cantina e ser duplamente aliementado, espiritualmente e estomacalmente hehehe.

segunda-feira, agosto 13, 2007

Tevilot em Joinville!


Continuando o post anterior... Quando fazemos o trabalho em conjunto, o Eterno abençoa-nos mais. Vejamos: Em Joinville, a congregação segue seu processo de melhoria física, com forro, cerâmica, cortinas, tudo ótimo. Eu e o Eliseu sempre temos acompanhado e prestado um auxílio na liderança, e todos nós temos o programa de televisão que tem atingido muitas pessoas, e neste sábado 4 destas pessoas, foram enxertadas na Oliveira, através do batismo.
Para participar da alegria, convidamos o Rosh Ezrah que prontamente atendeu ao chamado e fez o batismo dos novos membros. Porque eu não fiz? Porque eu queria divulgar estes batismos no programa de tv, e então levei a camera, e espero que no próximo domingo, ou no outro haja tempo para mostrar mais esses novos irmãos.
Falando do batismo, foram apenas 4 (porque esperávamos mais) mas ainda que fosse um só eu já estaria feliz. Foram batizados (frutos do programa de tv) o chaver Shaul ben Yisrael e sua esposa Rute, e os outros dois David e Yehonatam ben Yisrael. Três coisas em especial me chamaram a atenção: A coragem e a decisão firme da irmã ao entrar na água, mesmo debaixo de um frio, vento e chuva. A alegria do irmão Shaul (Ex-Américo) ao agradecer-nos e falar que finalmente se sente enxertado e parte da Oliveira. E a decisão do jovem Jonatan, bem jovem mesmo, em se batizar e servir ao Eterno, sozinho, porque sua família ainda nao o acompanha neste propósito. Certamente o Eterno vos concederá benção e sucesso em todos os seus atos, junto a todo o povo de Israel.

Joinville, outra vez!


Ao amanhecer o shabat, lá fomos nós, mais uma vez para Joinville, desta vezcom um propósito bem mais agradável do que quando fomos pela primeira vez, há cerca de um ano, para resolver problemas. Nesta viagem, contamos com a companhia, como sempre do Eliseu e da Leoni, além do meu sogro e de pela primeira vez nos acompanhar o Rosh Ezrah, que foi que nos trouxe o estudo da parashah.
É bom sempre a gente ter na memória o antes e depois, pra podermos saborear nossas vitórias com mais alegria. Digo isso, porque na primeira viagem, fomos resolver problemas, e em seguida, veio o compromisso de acompanhar mais de perto o trabalho e orientar a congregação em Joinville. Lá havia praticamente só a família do Rosh Alcir e a Claudete. Neste sábado estava bem mais cheia, quase com todas as cadeiras ocupadas, isso sem contar com os irmãos de SFS que estiveram por lá na semana anterior.
Fizemos o batismod e mais 4 pessoas. Digo fizemos porque, embora quem fez o batismo foi o Rosh Ezrah, é um trabalho de toda a Kehilah e sem egoísmos em dizer eu fiz isso ou eu fiz aquilo... todos temos feito o trabalho e o Eterno nos tem concedido vitórias. Baruch HaShem!

Cabalat 27 de Av 5767


Mais um shabat chegou e estamos entrando no último mês do calendário judaico, Elul. Pare este último cabalat do mês de Av, seguimos com o rodízio de irmãs que fazem o acendimento das velas de Shabat. Até hoje não repetimos a irmã, o que é uma façanha e desta vez foi a Eliana quem teve a honra de receber o shabat na Congregação. Ainda faltam muitas, com a Néia, a irmã Maria José, Cida, Vera, Berenice, Lucimare...até chegarmos nas jovens.
É um privilégio fazermos o cabalat na beit do Bela Vista, porque o número de pessoas presentes tem se mantido estável, e sempre tem tido pessoas novas, como nesta que foi a primeira vez que estiveram a Néia e a Maria José.
A Chalá até hoje tem sido sempre oferecida pela Eliana ou pela Sonia, e sempre tem estado deliciosa, como o Shabat. Na foto acima, a chalá da última semana, que a Eliana preparou para nós. Foi um bom início para um sábado cheio de atividades.

segunda-feira, agosto 06, 2007

Final de semana sem fotos

Neste final de semana os serviços transcorreram bem, como sempre, na Congregação. O Shacharit contou com a parashá que nos foi trazida pelo Elisha, e eu tive que passar a lição, uma vez que o chaver Yirmiahu não estava presente. Almoço rápido e lá se foram para o Hauer, o Elisha, Eliana e Yair, que participaram do ensaio de cânticos especiais já visando o congresso em dezembro.

No serviço de adoração, para nossa alegria, contamos com a presença do Rosh Aldevino, que também participou, junto com o Felipe, seu filho, do futebol depois da havdalah.
Já faz tempo que eu quero colocar fotos da cantina, mas sempre esqueço de fazer, porque estou comendo ou atendendo a alguém, mas é bom lembrar do esforço das mulheres na cantina, que com frequencia tem dado valores razoaveis.

Semana que vem prometo que teremos fotos novas. Shavuah Tov!