quarta-feira, junho 24, 2015

Reflexões para o Dia - Olhos postos para cima




Sl 121:1,2 -  “Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra.”

Em minha recente viagem a Israel, onde estivemos com o grupo de mulheres, durante uma das visitas ao Kotel (Muro das Lamentações) depois de minhas preces, resolvi me assentar numa das cadeiras junto ao muro para observar o vai e vem de turistas e religiosos que buscam seu encontro com D-us naquele lugar especial. 
De repente ouvi uma voz de aflição, porém forte e confiante, cantando bem lentamente: “shir lamaalot... essa eynai...” e procurei ver quem era; bem próximo a mim estava um rapaz, sozinho com seu livro de salmos cantando, e a cada frase, entremeada com longas pausas em que ele tocava o muro e olhava... eu me sentia tocado pela voz e pelas palavras do salmo.

Quantas e quantas vezes cantamos as músicas em hebraico (ou mesmo em português) e nem sequer prestamos atenção à letra? Esse salmo mesmo, já vi ser cantado centenas de vezes, em diferentes versões, mas com as mesmas palavras e de repente, um completo estranho, cantando as mesmas palavras no Kotel, me fez ver toda a beleza e sentimento que podemos ter expressando nossa confiança no Eterno. 

Não são simples palavras bonitas que farão alguém confiar ou não em D-us, mas muitas vezes vemos as pessoas cabisbaixas, sem rumo e sem confiança, sendo tomadas pelos problemas (que todos temos, mas insistimos em acreditar que os nossos problemas são maiores do que os dos outros). 

O salmo 121 começo dizendo: “Elevo os olhos aos montes.” A primeira constatação óbvia é de que não se pode olhar para o alto de uma montanha estando com a cabeça baixa. É preciso olhar pra cima. 
Ainda que você tenha dúvidas na sua cabeça, porque na sequência, o salmo diz: “De onde me virá o socorro?” O primeiro passo é olhar pra cima, ainda que você não tenha plena certeza de que receberá alguma resposta às suas preces. 

Na vida, temos sempre duas opções, dois caminhos: o da luta, da vitória, da confiança, e o da entrega, da derrota, da fraqueza. Quem fica sempre com cabeça baixa, vai perdendo as forças dia-a-dia, e no fim, colocará a culpa em D-us (que vê o seu sofrimento e não faz nada) ou em outros, mas nunca em si mesmo. É sempre tempo de erguer os olhos aos montes...

Uma vez olhando pra cima, no topo das montanhas, encontraremos a confiança e encontraremos ao Eterno. Aí poderemos dizer: “O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra.”
Não precisamos encontrar saídas mirabolantes para nossos dilemas da vida, precisamos de respostas simples e a mais simples tem apenas quatro letras: “iod, hey, vav, hey” pelo tetragrama, ou simplesmente DEUS, em português. Ele é nosso socorro bem presente nos momentos de angústia. (Sl 46:1)
Mas claro, o verso também ressalta que nosso socorro não vem de um deus qualquer, de ídolos de madeira, mas do único D-us criador do céu, da terra e de tudo que há neles. É esse D-us que não deixará vacilar o teu pé, pois Ele que nos guarda, não dormirá, nem pestanejará, ou seja, nem piscará com o menor sinal de sono, de relaxamento. Ele cuida de nós a cada instante. 

O salmo diz que o sol não te molestará de dia e nem a lua de noite, e por aí, o que mais se vê é pessoas reclamando do sol (do calor) e muitos dizem: “que lua hoje!” um sol para cada um, etc... incomodados com o calor do sol. 
Quem crê no Eterno, quem tem os olhos voltados para cima, não está preocupado com o calor ou o frio, com o sol ou a lua, não se incomoda com essas coisas, mas trabalha buscando seus objetivos. 

E o salmo conclui com: “O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.” Quem confia no Eterno, quem tem nEle o seu socorro, estará sempre seguro e tranquilo. Não importa onde eu entre, ou o momento que eu saia, estou protegido, pois Ele guarda minha entrada e saída.

O salmo 20:7 diz: “Uns confiam em carros, e outros, em cavalos, mas nós faremos menção do nome do SENHOR, nosso Deus.”

Essa foi uma grande injeção de ânimo em minha vida, uma lição que revi através da prece de um homem no Kotel. Erga teus olhos na direção dos montes e encontre também as respostas para suas aflições do dia-a-dia. 

Quem sabe em breve tenhamos a oportunidade de estarmos juntos, no Kotel, rezando e encontrando alívio de nossas angústias lá em Jerusalém, na Casa do Eterno. 

Nenhum comentário: