segunda-feira, abril 09, 2012

Quem encontrará o afikoman?

Sei que todo mundo gosta de ver as fotos de Pessach, a decoração, como foi o jantar, quantas pessoas, etc... tudo isso é legal, mas e quem achou o afikoman? Porque crianças saem para procurá-lo e não adultos?
O afikoman pode ter vários significados, mas em nossa hagadah está escrito algo como “assim como Mashiach esteve oculto, para voltar a aparecer, assim ocorre com o afikoman”, ou seja, ele deve nos lembrar de Mashiach oculto. Embora muitos acreditem que o encontraram, na verdade não acharam nada nem perto de ser parecido com o verdadeiro afikoman do Eterno. O Mashiach judeu, guardador da Torah, justo, tsadik, que cumpriu a lei com o entendimento, com o coração, mais, muito além do que o que leva tudo em sentido literal.
Mas crianças, Yeshua Rabeinu nos diz: “Deixai vir a mim os pequeninos e não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus. Em verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira alguma entrará nele.” (Lc 18:16,17) Só as crianças são capazes de encontrar o afikoman, porquê? Porque, na sinceridade do coraçãozinho de cada uma delas, elas percebem que há algo de especial naquele pedaço de matsah. Ele traz consigo um tesouro, um pedido, um único pedido que a criança faz ao pai e ele o concede.
Yeshua fala sobre isso: “tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis.” (Mt 21:22) É preciso crer que há algo de especial no afikoman. Crer com a pureza de uma criança.
O pequeno menino, que achou o afikoman dessa vez, podendo pedir qualquer coisa, pediu ao pai que eles fossem juntos ao cinema. E o pai atenderá... Que adulto pediria algo assim?
Essa é a grande diferença entre adultos e crianças, a pureza, os valores, muito mais verdadeiros numa criança do que num adulto que olha e só vê $$$$$ cifrões à sua frente.
E para concluir, escrito está: “Naquela hora, exultou Yeshua no Espírito Santo e exclamou: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado.” (Lc 10:21)
Só que são os puros, os simples, os não avarentos, os humildes e pequeninos, e os que procuram o verdadeiro afikoman é que, como crianças, serão merecedores do Mundo Vindouro.
Ah! Sim, nossa festa foi linda, incrivel, emocionante e alegre. Chag Sameach!

Um comentário:

Allex Chagas disse...

Shalom Rosh, estou fazendo uma pesquisa profunda sobre a Santa Ceia e a ligação com a Pessach. Creio que não ha como entender profundamente no que cremos sem saber as raízes de nossa fé. Estava buscando sobre o Afikoman e fui presentiado com seu texto. Que o Eterno continue te abençoando!