segunda-feira, abril 09, 2012

Pensamento da semana: Lavar os pés!

Muitas vezes me questiono se o lava-pés antes do Sêder de Pessach é uma coisa válida, porque parece que para muitos isso não passa de uma cerimônia. Tudo bem, tá certo que Rabbi Yeshua não foi compreendido por seus discípulos, pois teve que ensiná-los e perguntar: Entendem o que eu vos tenho feito?
Ele dava ali uma lição de humildade, e disse: "Se eu, sendo Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós também deveis lavar os pés uns dos outros." Como a lição não era de como lavar os pés, mas de humildade, presume-se que "Como eu fiz, vocês devem fazer", isto é, dar lição, não na teoria, mas na prática, de humildade. Ele era o MESTRE. Mestres têm que SER humildes, não ficar se achando. Essa é a única maneira de ensinar a humildade.
Humildade é não fazer questão de ser o primeiro, de ser o compreendido, mas de compreender aos outros, de ouvir primeiro, e não de ser aquele a quem tem que ser ouvido. Uma das primeiras coisas que fiz ao assumir uma congregação há quase quatro anos foi mudar o lugar onde estaciono o meu carro. Cada dia paro num lugar. Porque? Porque o líder anterior fazia questão de ter a vaga dele. Se alguém estacionasse lá, teria que sair, pois aquela vaga era exclusiva.
Nunca vi Yeshua, nosso Mestre dizer: Ei, tira seu camelo daí, porque é o lugar de eu estacionar o meu! Hoje, se você observar bem, pessoas têm seus próprios lugares nas sinagogas, e ai daquele que se sentar no lugar errado. Desculpem, mas credo! Brigar por causa da porcaria de um assento, de uma vaga de estacionamento, de agora é minha vez de falar... misericórdia!!!
Humildade, humildade, é tão dificil entender o que Mashiach ensina...
Quando vamos lavar os pés uns dos outros, nos inclinamos, ajoelhamos e pegamos com nossa (limpíssima) mão numa das partes mais que mais acumulam sujeira, os pés do outro. Isso tem que nos ensinar algo!
É hora de mudar da teoria para a prática, de aprender a dar a preferência, de dizer obrigado, de não se achar digno de glórias, elogios, mas de respeitar e dar a honra aos outros.
Porque o mesmo que disse: assim como eu vos fiz, façais vós também, sim, esse mesmo também disse: aquele de vós que quiser ser o maior, seja este que vos sirva.... porque alguém não veio para ser servido, mas para SERVIR. Isso é humildade!
Quando todos forem mais humildes, talvez aí estejamos realmente próximos de sermos merecedores de presenciarmos a vinda de Mashiach e o Olam Rabah!
Por isso, o lava-pés é antes do Pessach, porque antes de sermos livres, devemos ser humildes. Ou melhor, só seremos verdadeiramente livres, quando aprendermos a lição da humildade.

Nenhum comentário: