quinta-feira, abril 12, 2012

Conselho meu, do Rosh Yishai, da Brit Chadashah e do Tanach



Por favor, antes de ler, assista ao video acima. Já dizia o sábio: “Melhor é o jovem pobre e sábio do que o rei velho e insensato, que se não deixa mais admoestar.” (Ec 4:13) Aceitar conselhos é difícil, mas mesmo assim, repasso este video, com um trecho pequeno de uma prédica do Rosh Yishai feita em março, que eu acabei de editar para um programa de tv.

Como disse Shaul HaShaliach: “Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convém.” Confesso que tenho saudade de alguns anos atrás, quando só bebíamos vinho no Seder, e não havia espaço em nossas geladeiras para latas e mais latas de cerveja.

Não que seja contra a bebida em si, apesar de eu mesmo não apreciar, mas não dá pra fechar os olhos para o que ocorre hoje em dia. Sinto-me envergonhado com algumas coisas. Vejo mulheres lamentando seus maridos bebendo litros de cerveja, e gastando dinheiro naquilo que é desnecessário.

Nunca, repito, nunca tivemos necessidade de beber pra sermos livres. Não é “coisa de crente” ser prudente. Uma coisa é o homem, de vez em quando, tomar uma latinha de cerveja, beber uma ou duas taças de vinho, mas achar que é bonito beber 7, 8, 10 latinhas, ah aí já é beeemmm diferente. Não são raras as mulheres que choram, lamentando a atitude dos maridos, que não aceitam quando elas se queixam que eles já passaram do limite do tolerável.

Ser israelita não é sinônimo de beber cerveja, vinho, whisky, vodka ou qualquer coisa associada a isso. Qual a diferença entre o bêbado consciente e o bêbado inconsciente? É que o bêbado consciente sabe que é feio, que está sujeito a fazer coisas erradas, como dirigir e matar alguém no transito, mas não consegue deixar de beber. O bêbado inconsciente acha bonito beber, e não vê mal nenhum nisso, e nunca, nunca considera que já passou do limite.

Tudo bem, não quer seguir meu conselho, não quer ouvir o Rosh Yishai, leia a Torah, leia a Bíblia inteira e aprenda com exemplos:
- Noach, tsadik, bebeu, ficou bêbado, nu, e foi chacota para o próprio filho (Gn 9:21-23) Quem bebe, perde a noção do ridículo.
- As filhas de Ló deram vinho ao próprio pai, o embebedaram, para se deitarem com ele. (Gn 19) Quem bebe, perde a consciência.
- Ana (não tinha bebido) mas foi tida por bêbada perante Eli, o homem de D-us. E ele ordenou que ela se apartasse do vinho. (1 Sm 1:14,15)
- Nabal, bebeu, fez coisa errada, quando voltou a si, ficou com o coração amortecido, quando sua esposa Abigail lhe contou o que ele fizera. Resultado da bebedeira, foi morto por HaShem. (1 Sm 25:36-38) Será que se ele tivesse dado o banquete, mas não se embebedado, teria morrido?
- Há outros exemplos de que a bebedeira só trouxe malefícios, como o rei Assuero, mas exemplos não servem para aqueles que dizem: Ah! Mas eles ficaram bêbados, eu nunca fico bêbado. Eu bebo socialmente... Ora, socialmente é até o ponto de não constranger os outros, envergonhar a esposa e filhos, e socialmente, uma ou duas taças já é o suficiente.
Além disse, veja o que diz o sábio Shlomo HaMelech:
“Quem ama os prazeres empobrecerá, quem ama o vinho e o azeite jamais enriquecerá.” (Pv 21:17)
“O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; todo aquele que por eles é vencido não é sábio.” (Pv 20:1) Vencido pela bebida é todo aquele que vai almoçar, tem que ter cerveja, que acha que um jogo de futebol, uma reunião com amigos, uma festinha, nada tem graça se não tiver cerveja... esse, já perdeu para o vinho, para a cerveja... perdeu a vergonha, perdeu o senso do certo e errado e pior, é como o velho que não se deixa admoestar.

Sei e entendo que é permitido vinho, até o próprio Salomão disse que o vinho alegra o coração do homem, Shaul HaShaliach recomenda a Timóteo beber UM POUCO de vinho por causa de suas constantes dores de estômago, que Yeshua tomava vinho, etc... mas é o que o Rosh Yishai disse na prédica do vídeo acima, citando o verso da Brit chadashah: “Aquele que deseja ser um rosh, ....não dado ao vinho.”
Beba vinho, beba cerveja, mas tenha consciência das coisas. Uma latinha tem menos de 400ml, porque isso é o suficiente para uma porção individual. Mais do que isso, é pra passar vergonha e causar constrangimento às pessoas. Pense nisso!

Nenhum comentário: