segunda-feira, novembro 28, 2011

A Herança de Israel, nossa Torah

Acabei não atualizando mais meu blog durante os dias da viagem a Israel, mas optei por postar as fotos no facebook, o que acabou sendo melhor, porque pude colocar cerca de 300 fotos, de tudo que acontecia e o pessoal respondia muito mais rapido que no blog. Quem não acessou meu facebook, lamento, mas pelo menos fica vendo aqui o que de melhor aconteceu em Israel para mim: a aquisição da Torah para nossa congregação.
Já faz tempo que nossa congregação tem passado por reformas, sempre para melhorar. Quem foi até PG há três anos atrás e vai hoje nota muita diferença, tanto fisica quanto espiritualmente (o que é o mais importante). Nesse período fizemos banheiros novos, parquinho, cobertura nova da Beit, muros novos, cozinha, salas infantis melhoradas e essa semana teremos portões novos. Vamos ainda aperfeiçoar a fachada, nova pintura e interiormente tudo muda, com novo forro de gesso, iluminação, e tudo para receber nosso Sefer Torah.
Já postei aqui fotos de nosso Aron HaKodesh sendo feito, desde os primeiros passos, e agora, ele já está praticamente pronto, e nesse final de semana fizemos uma prévia de como tudo deve ficar, ou seja, lindo!
O Aron já embutido em seu lugar, iluminado, (a bênção ainda não foi colocada na posição correta) e o revestimento interno ficou de primeira. Mas faltava a Torah. Faltava, porque eu também levei (ainda que incompleta, só os rolos) e no serviço de adoração foi muito emocionante, especialmente para mim, porque é como um sonho se transformando em realidade.
Nas fotos acima, o momento em que eu e o Davi fazemos as bênçãos para a abertura da Arca, e depois, ele e o Hever, segurando e mostrando os rolos da Torah ao povo.
É um trabalho de muitas pessoas, isso é bom demais... porque todas viram sua parte se transformando na realidade de algo maior.
Momento de lágrimas, voz embargada e emoção... Muito bom! Se a prévia foi assim, fico imaginando agora como será quando fizermos a "inauguração" com cada coisa em seu devido lugar... mal posso esperar.

2 comentários:

jm disse...

Qual é o seu facebook, para podermos ver as fotos?
Agradecido.

Moshê ben Yisrael disse...

para acessar meu facebook, vá no link abaixo:
http://www.facebook.com/profile.php?id=100000561107826

ou procure por Felipe Moses Junqueira

aí lá poderão ver as fotos da viagem para Israel.