terça-feira, outubro 26, 2010

TEL AVIV, Mar mediterrâneo! OOOOOBA!


Nesta terça pela manhã saímos de Tiberiades, demos uma passada rápida para conhecer o túmulo de Maimônides e seguimos rumo a Tel Aviv. Aqui chegamos e enquanto o pessoal rumou para o Museu da Diáspora e o passeio por Yafo, eu e a Eliana ficamos no hotel, pois ela estava um tanto indisposta e eu, bem, eu já tinha ido a esse museu e a Yafo nas três vezes anteriores. Então fomos conhecer nosso quarto... na foto, a vista de nosso apartamento, no terceiro andar do Hotel Golden Beach. Como estamos sozinhos, lanchamos e agora eu vou tomar um banhozinho de mar, no MEDITERRRRRÂAAANNNEEEEOOOO... fui!
* Ps.: Não fui ao museu porque é proibido filmar lá com câmeras profissionais como a que uso aqui. Amanhã faremos Akko e Haifa. Quinta retornaremos ao Brasil.

segunda-feira, outubro 25, 2010

Mar Morto, Massada e Kumram


Nesse domingo fomos fazer aquela viagem rumo à região do Mar Morto. Primeira parada foi na cidade de Kunram, onde visitamos o parque nacional que traz explicações sobre o período e modo de vida dos essênios, no estilo de vida de Yohanan HaMatvil, João o Batizador.
Depois descemos até o Parque Nacional de Massada, onde o grupo aprendeu um pouco sobre o's zelotes, e a fortaleza de Massada, Por fim, terminamos o dia com o banho no Mar Morto. Eu não entrei, mas alguns foram lá experimentar boiar nas águas medicinais desse local. A Eliana ficou um pouco, mas bem no raso, como se pode ver pela foto.
De lá, no fim do dia, regressamos a Jerusalém, para nossa última noite! Alguns ainda tiveram pique para compras, e a ida final ao Kotel. Eu já preferi descansar, pois a viagem na manhã dessa segunda era longa até Tiberias, Capernahum e Tsafed.

domingo, outubro 24, 2010

Shabat Shalom em Jerusalém, que tal?


Quero aproveitar esse post pra falar sobre a necessidade de esforço para conseguirmos alcançar nossos sonhos. Por onde ando, sempre vejo amigos falando sobre o desejo no coração em estar aqui, conosco em Jerusalém, e sempre pergunto: porque não vem? Ora, para alcançar um objetivo é preciso duas coisas: em primeiro lugar acreditar que é possível, em segundo trabalhar para isso acontecer. Alguns dos que estão conosco abriram mão de coisas importantes como o próprio carro (dois venderam seus carros para virem). Outros abriram mão de reforma na casa, outros de poupança, mas se perguntar a eles, certamente dirão que valeu a pena.
Nossa próxima caravana sairá em maio de 2011, então é tempo de se mexer para que quando maio chegar, não esteja de novo lamentando, dizendo que isso é apenas um sonho. Agora, o nosso shabat....
Nosso shabat começou com a Eliana acendendo as velas no Hotel, em Jerusalém (quantas não sonham com isso!) depois do serviço de cabalat na Grande Sinagoga, o kidush foi no hotel (perceba o Elisha e o Pablo felizes com a taça de vinho na mão). Shacharit na Grande Sinagoga, depois na tarde explanação da parasha pelo Ezrah no hotel e no fim, a havdalah no Kotel.
Na foto, além de mim e da Eliana, temos as mulheres que viajaram conosco, Hana (Goiânia) Mônica (Indaiatuba) e as duas de Ponta Grossa, Izabel e a Regiane (filha do Kaniak)

sábado, outubro 23, 2010

Guet-Shemani


Na sexta-feira pela manhã visitamos os montes Scopus e das Oliveiras e de lá, descemos para o guet-shemani. Nos três lugares foi sensacional. Devo dizer que no Monte das Oliveiras, a Eliana chorava sozinha por muito tempo, enquanto os demais também se emocionavam. O melhor do dia estava reservado para o guet-shemani. Lá, após a palestra do Ezrah (percebe-se o Elisha já com cara de choro) o que se seguiu foram momentos de muita emoção, lágrimas, abraços... enfim, algo que em palavras não seria capaz de descrever. Foi tão especial que eu conversei com o Ezrah e decidimos por cancelar a visita às quatro sinagogas sefaraditas, e deixamos o pessoal lá, curtir seus momentos com o Eterno. Kaniak e a filha abraçados chorando, Ari chorava feito criança, Elisha, Rosh Vilson, Avraham, enfim... sensacional.
No fim do dia, cabalat na grande sinagoga de Jerusalém, antes o acendimento das velas no hotel e depois o kidush, com cânticos e danças no lobby do hotel.
Quem não veio, perdeu! Agora, só em maio de 2011.

Memorial do Holocausto

É amigos, sei que tem muita gente cobrando atualizações do blog, mas esta viagem tem sido muito especial, tenho trabalhado muito, compartilhado de tempo com as pessoas, minha esposa e não tenho tido condições para atualizar o blog. Agora mesmo, são duas da manhã aqui e logo mais, 7 da manhã já deveremos estar de pé para viajarmos ate Massada e Mar Morto.
Acabei de participar do shavuah tov e falei sobre nossa visita (quinta-feira) ao Memorial do Holocausto. Nesse lugar Mordechai ben David gravou parte de um video na canção Av Harachamin, falando sobre os justos que foram mortos. Na foto, no canto inferior, a imagem de um casaco, que conforme consta, um soldado nazi, para humilhar os judeus, exigiu que alfaiates judaicos tirassem suas medidas e fizessem um casaco para ele, usando como tecido, trechos de um sefer torah. Por aí, mais uma vez vemos a capacidade humana de ser mais irracional do que qualquer animal. Só para lembrar, no holocausto foram mais de 6 milhoes de vítimas.
Já não sei mais quando irei atualizar, mas prometo que no Brasil atualizarei com todas as noticias daqui de Israel.

*** Esse grupo tem sido com certeza o mais abençoado, passamos momentos maravilhosos essa semana aqui em Yerushalaim.

quinta-feira, outubro 21, 2010

Cidade de Davi


Hoje nosso dia começou na Cidade de Davi, onde assistimos o video em 3D e depois descemos pelo túnel do rei Ezequias. A Eliana, o Ezrah e a turma foram pela parte seca e eu, Narshon, o tio Paulinho Kakiak e a filha Regiane, além do Eliseu fomos pela parte molhada. Fascinante, e refrescante já que aqui está um calor de cerca de 35 graus durante o dia, desde as 7 da manhã.

Nas fotos, a Eliana na entrada do Ir David, a Isabel, de Ponta Grossa, descendo pelas escadas numa parte do túnel e uma parte do grupo sentada, aguardando as explicações com o Rosh Ezrah.

De lá, fomos para o Túmulo de Davi, e um lugar interessante e especial introduzindo o assunto do Holocausto. Visitamos pela primeira vez o memorial (que aparece no dvd do Mordechai ben David, quando ele canta uma cancão triste e começa sentado num banco, na entrada desse memorial)
Desse memorial, na tarde almoçamos e visitamos o Yad Vashem, fantástico, triste, emocionante... enfim, um turbilhao de sentimentos.
Agora vou jantar, mas posto outras fotos mais tarde.

quarta-feira, outubro 20, 2010

Primeiro dia em Israel: Kotel e Museu do Livro


Depois de uma cansativa viagem de Madrid a Tel Aviv, chegamos em Israel hoje por volta das 4 da madrugada, e chegamos ao hotel em Jerusalem junto com o nascer do sol. Depois de um breve descanso, todo o grupo foi caminhando até o Kotel para as primeiras orações e regressamos perto do meio-dia.
Depois das 14h estávamos no primeiro passeio por aqui, na visita ao Museu do livro, onde se encontram os manuscritos do Mar Morto e alguns outros aspectos interessantes, como a maquete de Jerusalém do tempo de Herodes, cerca de 2000 anos atrás.
Não dá pra ficar falando muito, mesmo porque ja falei aqui dos mesmos lugares nas viagens anteriores.
Como curiosidade, esse é nosso maior grupo até aqui, e chegamos em meio a um calor muito grande, inclusive na caminhada ao kotel pela manhã, alguns passaram mal, pois estava cerca de 35 a 37 graus de temperatura.

Nas fotos vemos a Eliana na entrada do Kotel, a gente em frente à Golden Menorah, na área próxima ao Kotel e depois em frente à maquete do Segundo Templo, no Museu do Livro.
**ps.: Primeiros papeizinhos com as orações do povo ja foram devidamente colocados no muro, pelo Eliseu, Ari, e pelos demais que trouxeram.

Viagem a Israel: primeira parada Madrid


Nossa viagem começou na noite da segunda-feira, quando saimos de Guarulhos com destino a Madrid. Na Espanha, chegamos pela manhã e nosso voo para Tel Aviv seria mais de 12 horas depois, então aproveitamos e fomos conhecer a cidade. Sem um guia turístico, nós mesmos pegamos o metrô, fomos mudando de estaçoes até que chegamos no centro, onde caminhamos até o palácio real, andamos pela via chamada Arenal, fizemos fotos, almoçamos, e mais fotos e mais passeio até que no fim da tarde retornamos ao aeroporto, e pudemos fazer um lanche e nos preparar para o embarque até Tel Aviv. Se eu pudesse dar uma dica a voces, seria: não viaje pela Iberia, avião velho, desconfortavel e tudo menos... hehehe mas valeu como experiência.
Nosso pequeno grupo tem 18 pessoas dessa vez.
Nas fotos, o grupo em frente ao Palácio Real da Espanha, uma das residências do rei Juan Carlos.

quinta-feira, outubro 14, 2010

Olha que vídeo interessante!

Hoje, enquanto tentava agilizar e finalizar meus trabalhos para não deixar nada pra ultima hora antes da viagem a Israel na próxima segunda, o Cristiano e o Yoel me chamaram para assistir um video interessante no you tube. Imaginei ser logo uma brincadeira... agora já não sei mais se isso é um brincadeira ou é sério. Só sei que essa mulher é a que se acha em condições de ser a próxima presidente do Brasil... Piada de mau gosto essa!



Se você também achar o video interessante, envie o link para seus amigos. Um abraço! No diada eleição no segundo turno, vote no Serra!

terça-feira, outubro 12, 2010

Aniversariante da semana!


Logo depois do serviço de adoração, ainda no shabat em Ponta Grossa, fizemos a bênção do aniversariante.

Ainda que não seja uma obrigação na congregação, eu faço questão de celebrar, agradecendo pelos anos de vida que Deus nos tem permitido de vivermos, na busca de alcançarmos corações sábios perante Ele.

No último shabat, foi a vez de agradecermos e pedirmos as bênçãos de HaShem sobre o Amauri, nosso amado irmão, que nos auxilia prestando o importante serviço na portaria da BEIT PG.

Nesses dois anos e meio que tenho sido responsável pela Kehilah naquela cidade, pude presenciar um grande crescimento no Amauri, e também partilhamos da alegria que foi a chegada e a tevilah de sua esposa Priscila, que agora trabalha também como uma das responsáveis por ensinar nossas crianças no departamento infantil. E o esforço e dedicação de ambos tem sido abençoado pelo Eterno, e agora a Priscila espera mais um filho do casal, que já tem a pequena Amanda. Que venha com saúde para completar essa família e trazer ainda mais alegria ao lar do amigo Amauri.

Shabat em Ponta Grossa. Mais uma visita...


No último shabat estive de volta à Congregação em Ponta Grossa e retomamos o trabalho, com a parashah, o estudo da lição pela tarde e o serviço de adoração e havdalah. Mais um shabat agradável e só quando chegava na Beit eu soube que teríamos a visita de mais um rosh de fora. Agora foi a vez do Rosh Yoel, de Balneário Camboriú/SC estar conosco. Ele e sua familia nos alegraram participando ativamente em nosso dia, inclusive pudemos ouvir uma prédica diferente, com ele nos mostrando alguns aspectos da teshuvah, que também é tema do nosso caderno de lições desse trimestre.
No fim, tivemos tempo para uma conversa agradável com os chaverim na cantina, onde todos puderam desfrutar de um gostoso lanche. E quando acabava o lanche, o Shimon e o Cleverson ainda trouxeram um belo e enorme pote de sorvete de chocolate, que todos se deliciaram.

sexta-feira, outubro 01, 2010

Novo blog meu


Atendendo a pedidos de alguns amigos, criei um blog novo onde vou colocar meus comentários de parasha (claro que só uma parte do estudo). Lá, a intenção é colocar toda semana um estudo ou algo referente à parasha da semana e nada melhor do que começar com Bereshit.
A princípio não vou parar com esse, mas isso é algo que decidirei futuramente.
Shanah Tovah a todos!
Se quiser visitar o blog, anote aí www.5livros.blogspot.com