quinta-feira, julho 08, 2010

Pensamento da semana: Fracasso?


“O fracasso é evitado quando não se tenta fazer nada. Quem não tenta, não falha.” (Abraham J. Twerski)
Abraham Twerski é um médico psiquiatra judeu, autor do livro “Façamos o Homem - Auto-estima através do judaísmo” (Editora Colel) e nesse livro interessantíssimo, que recomendo a todos, ele fala de diversos aspectos da personalidade humana. Num dos capítulos, ele descreve as pessoas que têm uma idéia errada de si mesmas, se sentindo incapazes, inferiores, e acabam depressivas por conta disso.
Não precisa a gente ir muito longe para observar muitas pessoas no nosso convívio que se sentem assim, despreparadas, inferiores. Nem sempre aparentam depressão, mas na vida todos têm seus talentos, seus dons e é especialmente frustrante observar pessoas que se desvalorizam, e ao menor sinal de que algo dê errado, elas já se culpam e preferem se esconder do que tentar aprender com os erros. Quem não tenta, não falha! Essa é a melhor fuga para os covardes.
Tente, erre, acerte. O bom da vida é ver que podemos evoluir, aprender com nossos erros, quando temos a humildade de reconhecê-los, erguer a cabeça e começar de novo, até aprendermos e crescermos. Não se sinta uma pessoa completamente incapaz... frases como: Ah! Eu sou um desastre mesmo, ou Puxa, sempre sou eu que estrago tudo, definitivamente não condizem com pessoas de auto-estima e que se olham no espelho e não tem um sentimento de auto-comiseração.
Aprenda com seus erros, todos fracassaram em algum momento, todos choramos, lamentamos quando algo não dá certo, mas é sempre tempo de levantar a cabeça e olhar para a vida como uma dádiva de Deus para nós. Um presente que vale a pena! Como é gostoso viver; errar, acertar, faz parte! Siga avante sempre! Só é fracassado quem quer ser.

Nenhum comentário: