sexta-feira, abril 30, 2010

Visitas em Ponta Grossa


No último shabat novamente retornamos à nossa Beit em Ponta Grossa, e dessa vez levamos algumas visitas conosco. Já fazia tempo que o Yov estava querendo ir conhecer, mas nunca dava certo, e finalmente, pudemos ir na kombi e o levamos. O Yov é um jovem, irmão do Lusmar, de Rondônia, e esse rapaz está aqui na CINA trabalhando agora nos serviços de manutenção, tendo ficado no lugar do Rosh Yosef Nicodemos, que se mudou para Vitória/ES.
Além do Yov, tivemos a companhia do Rosh Chobab e sua esposa Hadassah, que vieram de Itabuna/BA e também estão nos auxiliando aqui na administração. Foi um shabat alegre, como sempre, e as visitas sempre acabam trazendo alegrias a mais no nosso shabat. Além disso, tive uma folga, já que o Rosh Chobab teve a oportunidade de nos trazer a mensagem no serviço de adoração.

segunda-feira, abril 19, 2010

oportunidade diferente de viajar a Israel


Bom, já falei outras vezes sobre a viagem a Israel, mas dessa vez consegui uma forma mais facilitada, que certamente pode caber no orçamento de muitas pessoas. Nos valores atuais, a viagem custa em torno de R$ 6500,00. A diferença é que agora eu consegui parcelar em até 10x sem juros. Acredito que R$ 650,00 por mês já seja bem mais viável. Se você ou algum amigo tiver interesse, faça contato agora, porque a cada mês, esse parcelamento diminui uma marcela consequentemente aumenta o valor de cada mês. Qualquer coisa, me liguem ou mandem mensagem.
O roteiro é basicamente o mesmo anterior, saindo de SP no dia 17 de outubro de 2010.

domingo, abril 18, 2010

e a maternidade segue a todo vapor


Na tarde da segunda-feira estávamos de volta a Brasília, onde fomos visitar uma família de chaverim, que moram numa chácara nos arredores da cidade. Peço perdão por não me lembrar dos nomes de todos, a não ser do jovem Clovismar (na foto, abraçado ao meu pai) Eles são uma família especial, que chegou recentemente à Congregação, mas já tem histórias impressionantes a contar (mas isso, só quando você for visitá-los) Conosco estava o Rosh Natsael, que de lá, correu para o hospital pra visitar e conhecer seu recem-chegado filho David, que havia nascido naquele dia, com simplesmente 5,6 kg. Parabéns ao Rosh Natsael e esposa pela chegada do terceiro herdeiro. De lá, fomos dormir novamente na casa do meu primo Tiago. Na terça, logo cedo fomos ao Consulado Americano, onde conseguimos o visto, eu, meu pai e o Rosh Ezrah, para uma futura viagem aos Estados Unidos. Depois, aeroporto, para que o Ezrah voltasse a Curitiba, acompanhar também o nascimento de seu segundo filho, o Levi (que nasceu bem, com saúde graças ao Eterno, mas claro, nasceu menor e mais leve que o David ben Natsael)

Formiga atômica em Goiânia

Lá em Goiânia antes de chegar na Beit, eu e o Chobab nos perdemos e rapidamente o Rosh Avraham mandou que alguém fosse nos encontrar. Logo chegou um motoqueiro que nos guiou até a casa do Rosh, mas quem era esse motoqueiro? O bailarino, o dançarino, o "caseiro", zelador e morador da Beit Goiânia. Nosso amado Formiga atômica. Na foto não dá pra perceber direito a semelhança incrivel, mas lá, ao vê-lo colocar esse capacete, foi instantâneo. Eu e o Ezrah ao vermos o Yakov, a primeira imagem que veio à mente... eis que estávamos diante de um famoso personagem de desenhos animados (meu ídolo dos tempos de crianças, um dos desenhos favoritos) a formiga Atômica... e ele fez questão até de tentar com os braços imitar a anteninha. É isso chaver, você não é formiga, mas é atômico.

domingo em Goiânia


No domingo passada (noticia um tanto atrasada) estive em Goiânia, conhecendo a kehilah, o pessoal e brevemente a cidade. Junto com o companheiro Rosh Chobab, fui hospedado pelo Rosh Avraham e sua família, e lá já estavam meu pai e o Rosh Ezrah. Na parte da tarde, tivemos um encontro de descontração com os chaverim. Lá cantamos, dançaram ao som dos cânticos conduzidos pelo Ezrah, e depois um lanche, voltamos para a residência do Rosh Avraham, onde dormimos, e já na manhã de segunda, retornamos a Brasília. Mais uma vez quero agradecer pela hospitalidade, não apenas do Avraham e sua família, mas pelo pessoal de Goiânia e especialmente ao meu primo Tiago e sua esposa que nos receberam por alguns dias em Brasilia.

domingo, abril 11, 2010

Mais uma viagem, agora Brasília


As viagens tem sido constantes, e cansativas, mas ainda tem a satisfação de conhecer as pessoas novas, as congregações espalhadas pelo Brasil. Nesta sexta, viajei, acompanhado do meu pai, do Rosh Ezrah e do Rosh Chobab, e chegamos a Brasilia. De lá, meu pai e o Ezrah foram a Goiânia, e eu fiquei em Brasilia. Nas fotos acima, você vê a congregação da capital brasileira, sob a liderança do Rosh Natsael, que passou um período conosco em Curitiba, dois anos atrás, fazendo um estágio. Agora ele administra essa kehilah. O Chobab fez a mensagem no cabalat, e eu fiz o shacharit e a mensagem no shabat.
Dormimos na casa do meu primo Tiago, com sua esposa Helen, e hoje, manhã do domingo, rumamos a Goiania também. Agora estou na casa do Rosh Avraham. Amanhã retornaremos a brasilia, para outros compromissos. Que canseira!
Se HaShem nos permitir, na quarta-feira estaremos de volta em casa, saudade é grande da família... essas viagens constantes dificultam nossa vida.

terça-feira, abril 06, 2010

A tribo de Benjamin!


Na Argentina a Congregação é pequena, mas fiel. Tem sido um trabalho duro, sob a liderança do Rosh Benjamin Rebak. Nada mais justo do que uma homenagem mostrando aqui um dos poucos momentos em que ele pode estar junto com sua família (como é comum na vida dos líderes)
Ele e sua esposa Ana tiveram a bênção do Eterno que lhes concedeu seis filhos. A primeira Césia, o segundo Isaac, depois os gêmeos Gamaliel e Benjamin, e por fim as duas gêmeas (das quais não me lembro o nome) Família bonita, e que certamente nos tem dado a satisfação de podermos contar com a amizade deles.
Rosh Benjamin, amigo que admiro, esteve comigo na primeira viagem a Israel, na comemoração dos 60 anos de Israel, e também esteve muitas vezes comigo aqui, quando pude contribuir com a kehilah da Argentina, gravando e editando diversos programas de tv, em espanhol, para serem exibidos por lá. Agora, os programas já são gravados lá mesmo, e editados pelo jovem Matitiahu, que fez um estágio aqui conosco no ano passado.
Se for possivel, amanhã coloco outra tribo aqui, a dos Rubenitas, depois dos Rafaelitas (tribo ainda em formação) ....

Argentina, o sentimento que nos une!


No último final de semana estávamos novamente na Argentina, e como sempre, alguns problemas na fronteira, desgaste, canseira, mas por fim, chegamos já quase perto da hora do cabalat shabat. Ao passar as fotos para o computador, veio-me o pensamento sobre o que nos une. Lá não é um lugar bonito, agradável, cidade turística, é difícil de ir, custa relativamente caro, mas porque as pessoas estão tão felizes nas fotos?

Bom, a amizade é o sentimento que nos une; o companheirismo, a alegria de estar junto é o que basta. Nas fotos acima, vemos uma geral com quase todo mundo depois do shacharit shabat, alguns irmãos abaixo (Danilo PG, Yehonatan Joinville, Chobab Curitiba, Shimon PG, Shelumiel Campinas, Josias, Dez pras Duas (kkk), ben Gurion e Yoná (quarteto de Vacaria)) E eu com a pequena Débora, filha do zaken Rafael, da Argentina. Fora estes, tinha gente de Jacareí, de Campinas, Curitiba, Santa Catarina...

Feliz aquele que possui amigos com quem pode passar horas dentro de um ônibus de viagem, e ainda assim, chegar ao destino sorridente. Feliz aquele que fica alguns dias longe de casa, mas com a companhia de pessoas amadas. Feliz aquele que gasta seu dinheirinho suado numa viagem dessas e volta cheio de fotos e de histórias para contar. Obrigado amigos, pela viagem agradável, pelos momentos divertidos, pelas risadas da madrugada, pelo futebol da madrugada, pelo UNO no ônibus. Ano que vem tem mais, se HaShem nos permitir.

** A camisa que estou usando ganhei de outro amigo, Rosh Vilson, que me trouxe a camisa do time do Porto e aumentou minha coleção.

*** Mês que vem tem outra viagem dessas. Estaremos indo para Caxias do Sul, dia 7 de maio. Dia 8 de maio farei 35 anos lá em Caxias, com minha familia e amigos de lá.