quinta-feira, agosto 27, 2009

Israel, última chance


Viajar para Israel é uma oportunidade única e especial na vida. Muita gente perde as oportunidades por conta da indecisão e depois fica só lamentando... Bem, estou finalizando o grupo para a viagem de outubro, e com o dólar na casa de R$ 1,90 tudo fica mais fácil agora.
Só restam duas vagas e se você tiver interesse em ir, fale comigo, pois há a opção de parcelamento.
Quem sabe dia 19 de outubro possamos fazer uma foto sua nesse mesmo lugar que eu fiz em maio do ano passado?
Saída dia 18 de outubro, retorno dia 29. Ah! E ainda leva de brinde um passeio por Paris, na França, passeando pela Torre Eiffel, no dia 28 de outubro.

quarta-feira, agosto 26, 2009

Ponta Grossa, como anda?


No último shabat estivemos novamente em Ponta Grossa, e dessa vez o shabat contou com a visitinha de alguns chaverim de Curitiba, o Gerson com sua família e o chaver Yohanan, que nos acompanhou. Foi um shabat alegre e cheio de atividades, com o ensaio e a apresentação do coral das mulheres, o estudo para varões na parashah da tarde, além dos serviços normalmente realizados no shabat. Também na parte da tarde tivemos uma visita de um senhora descendente de judeus que nos conheceu pela internet.
Estamo no preparo das festas de Rosh Hashanah, Yom Kipur e Sucot, que em breve divulgaremos aqui, mas também estamos em período de construções, e no último domingo inauguramos a nossa churrasqueira, que será utilizada nas festas de nosso povo.
A foto acima é do blog feito pelo jovem Danilo, de PG. Visite em www.beitpg.blogspot.com
E por falar em blog, quero deixar meu recado aos amados que têm blogs... Hoje dei uma passada em vários de nossos blogs e fiquei um tanto decepcionado, pois alguns simplesmente morreram, pois estão sem atualização desde o ano passado... Vamos lá gente, sei que todos possuem conteúdo para publicar ao menos semanalmente algo novo.

terça-feira, agosto 18, 2009

Preze sua esposa (Lição 5)


Querido filho! Nossos sábios disseram (Bava Metsia 59): “O homem deve sempre ter muito cuidado com o que diz a sua esposa, pois suas lágrimas são fáceis e ela se ofende rapidamente”. Assim, é proibido causar qualquer tipo de sofrimento à esposa, porque D’us, bendito seja, é muito severo em relação a isso. Se você a magoar, ferindo-a com palavras, desdenhando-a e levando-a às lágrimas, saiba que será severamente punido pelos céus por não ter considerado o quanto a aflição de uma esposa incomoda a D’us.
Portanto, querido filho, procure corrigir seus atos, comece a respeitar e estimar sua esposa e cuide muito bem dela. Se você sofre por causa dela, saiba que é porque não está sendo suficientemente cuidadoso para não magoá-la. A mulher, por natureza, é muito mais sensível que o homem; logo, quando você a aflige com uma palavra inconveniente, mesmo que não tenha a intenção de feri-la, ela fica muito magoada. Por conseguinte, meu querido, é sua responsabilidade ter muito cuidado para não atormentar sua esposa, pois D’us, bendito seja, não perdoa este pecado. Se você falar com ela sempre delicadamente, prezando-a, estimando-a e fortalecendo-a, D’us derramará sobre você muita abundância, conforme está escrito (ibid.): “O homem deve ser muito zeloso em respeitar a esposa, pois só há bênção no lar por mérito dela; se respeitarem suas esposas, eles se tornarão ricos.”
Assim, meu filho, se você quer ter uma abundância material e espiritual e deseja que D’us o ame, faça tudo para respeitar e prezar sua esposa.

terça-feira, agosto 11, 2009

Preze sua esposa (Lição 4)

Querido filho! Saiba que sua esposa passa por muitas situações difíceis durante o dia e, por natureza, tende a ficar deprimida. Por isso, é seu dever fortalecê-la e alegrá-la muito, com disseram nossos sábios (Rosh Hashaná 6b): “o marido alegra a mulher”. Porque o marido tem esse poder de alegrar sua esposa, e quando ela está feliz, todo o lar fica feliz. Afinal, não há comparação entre alguém que entra num lar caloroso e é recebido com sorrisos e respeito e alguém que entra numa casa fria, é recebido com expressões sombrias e não é bem acolhido. Portanto, se você quer ter um lar afetuoso e acolhedor, procure alegrar sua esposa de todas as formas possíveis. Acostume-se a julgá-la favoravelmente, concedendo-lhe o benefício da dúvida, ainda que lhe pareça que ela cometeu algum erro ou disse algo contra você. Tudo que a mulher deseja é que seu marido a alegre. Se você agir desta maneira, verá que ela se aproximará de você, e os dois viverão juntos com muito amor, fraternidade e harmonia.

Nossos sábios já nos advertiram (Sota 14a): “Quando o homem e a mulher merecem – a Presença Divina permanece entre eles”. A Presença Divina só reside em lugares onde há alegria e amor. Portanto, meu querido filho, procure sempre encher sua esposa de júbilo e amá-la muito, pois ela é a mulher que lhe foi enviada dos Céus, é a tua sorte. Amando-a e alegrando-a, você merecerá a Presença Divina em seu lar. E quando a Presença Divina está no lar, ao se encontra também a bênção. Feliz é aquele que age com sabedoria.

* a foto acima foi feita na sexta-feira passada, enquanto eu viajava para Campinas, ao LeAched. Apesar de ter viajado com o Cristiano e o Yoel, meu coração estava com minha esposa em Curitiba.

segunda-feira, agosto 10, 2009

LeAched e os especiais


Durante o encontro deste domingo em Campinas, na verdade realizado em Paulinia, as danças foram, como sempre, recheadas de momentos especiais, com os grupos de Campinas, Sumaré, Franco da Rocha, Tucuruvi, apresentando danças especiais durante a manhã. Num momento de inspiração e sem combinar nada, o zaken Reinaldo chamou o Rosh Ezrah para conduzir uma dança só com os homens, e ao som de uma sequencia de cânticos os homens dançaram alegremente. Ficou muito bonito! Depois, um breve intervalo para o almoço e retornamos para a adoração da tarde, que culminou com a mensagem do Rosh Ezrah, falando sobre a importância de gerar filhos e de ensinar, educar nossos filhos de acordo com a torah. Muito bom!

domingo, agosto 09, 2009

LeAched, finalmente


Demorou, mas finalmente aconteceu mais um encontro LeAched. Hoje foi um dia muito legal, apesar da enorme correria, correria aliás, que me impediu de fazer muitas fotos, então vou publicar as que eu tenho aqui. (Durante a semana espero receber fotos de alguns que estiveram no encontro e tiveram tempo para fotos boas das danças, dos cânticos, da mensagem...) Então vamos lá, desde cedo estávamos no teatro da Câmara Municipal de Paulínia, já preparando todo o equipamento para a gravação do evento, mas nos breves intervalos eu e o Cris aproveitávamos para gravar as matérias do Bastidores. Engraçado ver o pessoal fugindo do microfone, com medo de falar, ser entrevistado, mas com certeza todo mundo querendo aparecer, nem que seja um pouquinho nos nossos programas.
Gravamos matérias, inclusive para o Eshet Chayil, Lechaim, mas o Bastidores foi o principal claro. Tivemos a estréia dos novos reporteres, a Zelinha Mello e o Boaz, de Jacareí, que até gravou um quadro novo pro Lechaim (inventei na hora) e será chamado de: "os desesperados para casar" onde ele se apresenta à procura de uma noiva. Não percam nossos programas. Quarta e quinta, a partir das 20 horas.

sábado, agosto 08, 2009

Samuelzinho, o menino bomba!


Durante o churrasco na casa do Keifa muitas risadas e alegria, mas eis que surge o Samuelzinho, o bebê da Queila e do zaken Reinaldo. Pelo breve momento que ele foi parar no colo do jovem Everton, foi o suficiente para fazer suas peripécias. Resultado: o rapaz teve de tomar um banho, pegar roupas emprestadas para poder participar do churrasco, mas sabe como é, criança é sempre assim... faz de tudo pra chamar a atenção e acaba conseguindo, mas no fim, é sempre motivo de alegria... Só por precaução, o Everton vai passar longe do pequeno Samuel amanhã no LeAched.
Ps.: Sobre isso, não haverá matéria no bastidores, para evitar desarranjos intestinais....
ôoo pessoal da crítica, pega leve, é só uma brincadeira.

Adoração na Beit Centro de Campinas


Nosso fim do shabat foi na Beit Centro de Campinas onde nos alegramos no serviço de adoração, com casa cheia. Mais uma vez cânticos alegres, povo animado, aguardando a festa de amanhã e agradecendo ao Eterno por mais um shabat que se passou, e eu e o Cristiano continuando a gravar as matérias para o Bastidores. Só não contava que teria mais uma vez que fazer a mensagem. Já havia feito a mensagem no cabalat, depois acabei fazendo a parashah na Beit do Jardim Fernanda e pra encerrar minha participação, concluí falando das pessoas brilhantes, que transmitem uma luz intensa vinda do Eterno, e o quanto é importante mantermos as nossas lâmpadas acesas e iluminarmos o mundo com elas. De lá, junto com muitos chaverim, fomos para a casa do Rosh Keifa, onde participamos de um animado churrasco, como preparação para amanhã.
Só pra constar, não percam na próxima quinta-feira, o programa Bastidores, cheio de novidades daqui de Campinas.

shacharit no Jardim Fernanda


Depois de uma noite tranquila de descanso da viagem, nessa manhã de shabat participamos do shacharit numa das kehilot de Campinas, no Jardim Fernanda. Essa é a congregação dirigida pelo Rosh Aganor, e eu e o Cris estivemos lá, onde gravamos algumas matérias para o programa Bastidores e ficamos até o almoço. De lá, fomos para a casa do Rosh Naor Mainardes, onde pudemos descansar um pouco (quero agradecer pela sobremesa preparada para nós, que estava uma delícia) e agradecer pela hospitalidade, onde eu e o cris desalojamos o Robson (Barak) e o Jeferson, e descansamos. De lá, fomos para a Beit do Centro de Campinas novamente, para o serviço de adoração.
Foi legal conhecer gente nova e rever amigos como o Alex e família e também a Raquel, uma jovem que esteve em casa por alguns dias há uns anos atrás.
Se você quiser conhecer um pouco mais da Kehilah do Jardim Fernanda, acompanhe o Bastidores, toda quinta, 21 horas, na www.tvisraelita.com.br

Viagem para o Encontro LeAChed em Campinas


Ontem, sexta-feira, eu saí de Curitiba, junto com o Cristiano e o Yoel com destino a Campinas, onde viemos para gravar um dvd do encontro LeAched. Com o porta-malas do carro abarrotado de equipamentos de gravação chegamos em Campinas no fim da tarde, depois de sete horas de viagem. Recebidos na casa do Rosh Keifas, nos preparamos e fomos direto para o Cabalat Shabat na Kehilah do Centro. Nosso shabat foi corrido, e espero aos poucos poder mostrar como foi, mas por enquanto é isso. Amanhã, domingo, é o dia do Encontro. Esperamos fazer um bom trabalho, e que no fim todos possam adquirir o dvd e de alguma forma, participarem junto conosco dessa festa.

As fotos acima são da viagem, quando paramos para almoçar no restaurante Graal, em Registro.

segunda-feira, agosto 03, 2009

Preze sua esposa (Lição 3)




Querido filho! Nossos sábios disseram (Yevamot 62b): “Sobre aquele que ama sua esposa como a seu próprio corpo e a respeita mais do que a seu próprio corpo, está escrito: 'Saberás que tua tenda está em paz'”.

Isto significa que o ser humano ama a sim próprio por natureza, vendo em si um somente pontos positivos. Ainda que tenha cometido algum erro na vida, causado danos ou falhado em alguma coisa, ele sempre tentará encontrar algum mérito. Portanto, meu filho, procure amar sua esposa como a si próprio, dando-lhe também o benefício da dúvida e vendo apenas seu lado positivo. Mesmo que (Deus nos livre) ela tenha errado ou tenha se dirigido a você de forma não muito educada, procure amá-la da mesma maneira, dando-lhe o benefício da dúvida, como faz consigo mesmo.

Assi, por ser inerente ao ser humano querer que os outros o respeitem e amar todo aquele que o preza e encoraja, saiba que você deve respeitar, estimar e incentivar sua esposa mais do que a si mesmo, pois a mulher, por natureza, tende à depressão e à amargura, principalmente quando tem filhos pequenos que causam grande tensão em casa. Quando ama sua esposa, elevando-a e estimulando-a, o marido lhe insufla novas forças. Portanto, meu filho, procure prezar, estimar e fortalecer sua esposa mais do que a si mesmo, sempre se atendo ao seu lado positivo. Desta forma, terá muito sucesso no lar.


* Como o texto acima fala de filhos pequenos (apesar de meus dois não nos causarem depressão) escolhi essa foto da Eliana com o Abel (que menino bonito!!) quando passeávamos no parque Beto Carrero, no ano passado.