segunda-feira, março 23, 2009

Pensamento da semana: FERMENTO?


*** Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa? (Rabbi Shaul HaShaliach)***

Daqui há alguns dias teremos a festa de Pessach, um momento de reflexão, de agradecimento (por o Eterno nos ter libertado do Egito), de limpeza em nossas casas, da eliminação do Chamets.

Não raras vezes ouço explicações que Yeshua e seus discípulos cumpriam com o verdadeiro sentido da Torah. Sob esse aspecto, a mitsvá de tirar o fermento de nossas casas traz um significado especial e novo, muito maior do que simplesmente um produto pra aumentar a massa de nossos pães. Shaul HaShaliach disse que: “Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa? Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós. Pelo que façamos festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os asmos da sinceridade e da verdade.” (1 Co 5:6-8)

O dia em que todos aprendermos a não dar ouvidos à lashon harah, não admitir falso rumor (Êx 23:1) e a deixarmos de lado esse fermento que só traz o mal, e faz levedar, nesse caso, prejudicando toda a congregação, aí sim nosso Pessach será completo, e certamente, nesse caso, a chegada do Mashiach ben David estará bem mais próxima.

Pense nisso no próximo Pessach, não limpe apenas o fermento físico, mas o fermento que está dentro da casa espiritual, do templo de Ruach Hakodesh.

Se você observar a foto acima atentamente, verá que a palavra fermento, com uma interrogação, está quase apagada, para nos fazer refletir que tomara possamos apagá-la por completo. Shavuah tov! Chag Pessach Sameach!

Nenhum comentário: