terça-feira, março 31, 2009

Pensamento da semana: Bar Mitsva


***Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele.*** (Shlomo Hamelech - Pv 22:6)


No último shabat estive em Prudentópolis e lá participamos da cerimônia do Bar Mitsva de três jovens: Zenoel, Maxwell e Natanael. Isso me serviu de reflexão para o pensamento dessa semana. Quanto tempo você investe na educação espiritual de seus filhos?

O Bar Mitsva é a cerimônia que representa o momento muito especial, onde o jovem rapaz, com seus treze anos, atinge a maturidade espiritual e passa a ser responsável pelas escolhas e por seus próprios caminhos.


Isso representa que seus pais o educaram e ensinaram os caminhos da justiça do Eterno até ali e no momento em que o menino é chamado à leitura da Torah pela primeira vez, ele se "desvincula" dos pais. Essa é uma festa, uma grande alegria para pais e filhos, mas só será uma verdadeira festa se os filhos foram realmente bem ensinados nos caminhos do Eterno. Que assim seja para todos nós, e que nossos filhos alcancem essa maturidade espiritual.

* Durante o restante da semana colocarei as fotos do final de semana e da festa em Prudentópolis.

Nenhum comentário: