sexta-feira, dezembro 06, 2013

Os bons morrem cedo? Mandela e eu...


Em meu blog já escrevi sobre outras personalidades que já morreram, e sempre achei que não servia de bom exemplo ficar exaltando pessoas cuja principal característica era seu mal comportamento, quase sempre atrelado a uso de drogas e escândalos... e os tais são exaltados com frases como: "os bons morrem cedo"  ou parte de uma canção (bem idiota) que dizia: "meus heróis morreram de overdose".
 
Cada um tem os heróis que merece, mas não, meus heróis não morrem cedo, muito menos de overdose, e ontem, infelizmente, faleceu um dos grandes homens do mundo moderno: Nelson Mandela.
 
Não estou aqui para fazer uma biografia dele, isso quem quiser pode comprar um livro, ou ler no google, mas quero deixar aqui parte de meus pensamentos a respeito desse homem e porque o considero um grande exemplo para nossos jovens, crianças e adultos, e porque não, nossos idosos também.
 
Primeiro: Ele era filho de analfabetos e conseguiu se formar advogado. Lição para quem se acha incapacitado, filho de "gente humilde", quando na verdade humildade não tem nada a ver com ser pobre, ou analfabeto. As oportunidades surgem para todos, mas se não nos esforçarmos, nada alcançaremos e viveremos a dar as mesmas desculpas sempre.
 
Segundo: Como se vê, Mandela era negro e não precisou de cotas para ser alguém. Não somos definidos pela nossa cor, mas por aquilo que fazemos. Quem passou 27 anos preso não tinha tempo a perder choramingando por ser negro, branco, japonês ou seja o que te considerarem pela sua cor de pele ou características físicas. Sim, ele lutou por toda a vida contra a segregação racial na Africa do Apartheid, onde a minoria branca dominava e abusava de todas as formas sobre a maioria negra.
Uma de suas grandes frases de efeito diz: "Ninguém nasce odiando outra pessoa por conta de sua cor de pele, origem ou religião. As pessoas aprendem a odiar, e se elas aprendem a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais fácil ao coração do que o ódio."
* A isso quero somar um sentimento meu, de aversão ao racismo. Tenho nojo disso, e percebo o racismo nas pessoas (que dizem não ser preconceituosas) nos pequenos gestos, palavras, piadas; para nós, que dizemos ser parte de um povo israelita, nada é mais idiota do que ser preconceituoso, porque negros e judeus sempre sofreram perseguições por parte de pessoas de mente fraca, como os da "supremacia branca".
 
Terceiro: Nunca desistiu de sua luta, nem de suas convicções, e já na sua velhice veio a se tornar o presidente da Africa do Sul, e fez o que seria inimaginável: unir brancos e negros. (assista ao filme Invictus para aprender um pouco) Como ele mesmo disse, numa de suas célebres frases: "Tudo é considerado impossivel até acontecer". Se você quer algo, faça acontecer, mesmo que os outros digam que é impossivel... mesmo que tenha que lutar até a velhice para atingir seus objetivos. 
Acredito que Mandela, ao chegar aos 95 anos de vida, olhava para trás e via que atingiu mais do que sempre sonhou, mas como sonhador, esperava poder alcançar ainda mais por seu povo.
 
Ainda há uma infinidade de razões pelas quais podemos exaltar pessoas como Nelson Mandela, e por si só, um homem que chega aos 95 anos e tem o mundo todo lamentando sua morte (até mesmo os inimigos o admiravam) deve ter muitas lições de vida.
Sim, Mandela não era um homem perfeito, ele teve três casamentos, deve ter tido lá seus deslizes, mas sempre será lembrado por todas as coisas boas que ele fez; seu legado para a humanidade. 
 
Encerro com a imagem que ficará sempre na mente das pessoas que o admiravam, a de um homem que, apesar de ter a face sofrida, carregava sempre um belo sorriso no rosto. Talvez porque ele era uma pessoa humilde. E é fácil agradar pessoas humildes.
Por isso mesmo, sempre que vou à nossa kehilah, aprecio gastar o meu tempo com pessoas menos  "requisitadas". A elas, um simples sorriso, um cumprimento, talvez um abraço, já lhes faça sorrir, como Mandela.
 
Aproveitando que nosso congresso está chegando, experimente gastar seu tempo com pessoas "menos importantes". Dois minutos de conversa com pessoas simples de nosso povo e elas já levarão no rosto o mesmo sorriso desse homem, que hoje o mundo exalta, e que sim, sempre será lembrado, porque homens bons não morrem de overdose, mas em boa velhice.  Valeu Mandela! O mundo precisa de mais pessoas como você! Seja nossa inspiração!

Nenhum comentário: