segunda-feira, março 18, 2013

Israel e os questionamentos


Há um bom tempo vejo essa imagem no facebook e de vez em quando ela reaparece, sempre quando alguém se sente injustamente criticado, ou até justamente, mas o problema está no fato de que tudo que ela faz certo, ninguém da a mínima.
Por exemplo, você sempre cumpre seus prazos, faz a lição, nunca se atrasa? Experimenta atrasar uma vez! Pronto, será criticado, quase sempre publicamente. Mas quando você vê outras pessoas atrasando serviço ou entregando mal feito, (como diria meus amigos paranaenses, "feito nas coxas") essa tal pessoa não recebe o mesmo tratamento.

Infelizmente hão dá pra dizer que estou feliz. Como todo mundo, as vezes sinto que estou remando contra a maré. Como é complicado quando pessoas simplesmente "boicotam" seu trabalho, e acham que estão certas. O ser humano é muitas vezes cabeça dura!

Mas o que isso tem a ver com Israel? Bem, daqui a pouco mais de duas semanas estarei novamente embarcando para Israel, e mais do que uma simples viagem, lá é um local onde tenho bons momentos de reflexão e questionamentos sozinho, eu e D-us.
Tento entender o porque de pessoas que nunca fazem nada pela kehilah, se sentem no direito de criticar, boicotar, e ainda acham que estão fazendo o certo.
Tento entender o porque de os acertos nunca serem dignos sequer de uma menção, mas as criticas por um erro são expostas como um troféu.
Tento imaginar como seria bom se todas as criticas realmente fossem para o bem, e não para derrubar alguém, e ao mesmo tempo, tento imaginar como é dificil para o ser humano reconhecer o trabalho e talento alheio.
Tento imaginar como seria bom se todos procurássemos cumprir as palavras do sábio Shaul: "quando vos reunis, cada um tenha algo bom pra ser dito, um salmo, cânticos espirituais..."
Antes de Israel ainda tenho uma inédita viagem a MG, quando celebrarei o Pessach com membros isolados de nossa comunidade, esperando compartilhar boas experiências e aprender com a persistência deles.

Em breve, retomo as postagens com maior frequencia por aqui, falando um pouco de Israel, e dos lugares por onde passarei, junto com quatro amigos.

Nenhum comentário: