Acabei não atualizando mais meu blog durante os dias da viagem a Israel, mas optei por postar as fotos no facebook, o que acabou sendo melhor, porque pude colocar cerca de 300 fotos, de tudo que acontecia e o pessoal respondia muito mais rapido que no blog. Quem não acessou meu facebook, lamento, mas pelo menos fica vendo aqui o que de melhor aconteceu em Israel para mim: a aquisição da Torah para nossa congregação.
Já faz tempo que nossa congregação tem passado por reformas, sempre para melhorar. Quem foi até PG há três anos atrás e vai hoje nota muita diferença, tanto fisica quanto espiritualmente (o que é o mais importante). Nesse período fizemos banheiros novos, parquinho, cobertura nova da Beit, muros novos, cozinha, salas infantis melhoradas e essa semana teremos portões novos. Vamos ainda aperfeiçoar a fachada, nova pintura e interiormente tudo muda, com novo forro de gesso, iluminação, e tudo para receber nosso Sefer Torah.
Já postei aqui fotos de nosso Aron HaKodesh sendo feito, desde os primeiros passos, e agora, ele já está praticamente pronto, e nesse final de semana fizemos uma prévia de como tudo deve ficar, ou seja, lindo!
O Aron já embutido em seu lugar, iluminado, (a bênção ainda não foi colocada na posição correta) e o revestimento interno ficou de primeira. Mas faltava a Torah. Faltava, porque eu também levei (ainda que incompleta, só os rolos) e no serviço de adoração foi muito emocionante, especialmente para mim, porque é como um sonho se transformando em realidade.
Nas fotos acima, o momento em que eu e o Davi fazemos as bênçãos para a abertura da Arca, e depois, ele e o Hever, segurando e mostrando os rolos da Torah ao povo.
É um trabalho de muitas pessoas, isso é bom demais... porque todas viram sua parte se transformando na realidade de algo maior.
Momento de lágrimas, voz embargada e emoção... Muito bom! Se a prévia foi assim, fico imaginando agora como será quando fizermos a "inauguração" com cada coisa em seu devido lugar... mal posso esperar.
segunda-feira, novembro 28, 2011
terça-feira, novembro 15, 2011
Primeiro dia em Israel
Estar aqui em Jerusalém sempre é algo prazeroso, mas um prazer religioso, cheio de sentimentos. Ainda passo por pequenos contratempos, mas nada tira o prazer de estar aqui. Hoje foi nosso primeiro dia de passeios. Começamos pela manhã com uma ida ao Knesset, o Parlamento de Israel. Foi minha primeira visita a este local, onde importantes decisões são tomadas, dando a direção política ao povo. Em uma visita de mais de uma hora, foi importante vermos como funciona, a estrutura, a beleza, e estar na sala do que para nós representaria o Congresso Nacional. Dali, poucos metros depois estivemos no Museu de Israel, onde revimos a maquete da Jerusalém do tempo de Herodes, com o segundo templo. Um pouco mais de tempo para o pessoal conhecer também os manuscritos do mar morto, e daí seguimos para o Yad VaShem, o museu do holocausto, onde antes de tudo, almoçamos.
Conhecemos todo o local, e no fim da tarde, com muito frio e vento, regressamos ao hotel. Nada mal para o primeiro dia.
Nas fotos, podemos ver a menorah de bronze que fica diante do Knesset, e obviamente, eu, na frente do Parlamento. (se prestarem atenção, perceberão o Alessandro Pradella, de SC, como um belo papagaio de pirata na minha foto). Depois, nosso grupo de 22 pessoas, conhecendo a maquete do segundo templo, por fim, eu, no Museu Yad VaShem, diante do jardim dos justos.
Dia proveitoso, agora de noite, usando um sobretudo, devemos sair para rezar no kotel e talvez compras.
Conhecemos todo o local, e no fim da tarde, com muito frio e vento, regressamos ao hotel. Nada mal para o primeiro dia.
Nas fotos, podemos ver a menorah de bronze que fica diante do Knesset, e obviamente, eu, na frente do Parlamento. (se prestarem atenção, perceberão o Alessandro Pradella, de SC, como um belo papagaio de pirata na minha foto). Depois, nosso grupo de 22 pessoas, conhecendo a maquete do segundo templo, por fim, eu, no Museu Yad VaShem, diante do jardim dos justos.
Dia proveitoso, agora de noite, usando um sobretudo, devemos sair para rezar no kotel e talvez compras.
domingo, novembro 13, 2011
Alegria total, tudo é festa
No fim do nosso shabat aqui em São Paulo, tivemos a bênção dos aniversariantes, e o Rosh Yehudah recebeu e compartilhou conosco de sua bênção. Ele, muito feliz ao lado do amigo de infância Rosh Nehemiah, lembrava dos tempos em que ambos viviam a vida despreocupados lá em Araçatuba, no interiorzão de São Paulo. Dali, seguimos para a casa do Rosh Nehemiah e foi preparada uma churrascada para comemorar a nossa ida a Israel e o aniversário do Yehudah... (na verdade, quando nos reunimos, sempre tem churrasco, não precisa de um motivo especial)
Na foto acima, o momento da bênção, quando o Yehudah lia trecho do salmo 34 (já que ele completou 33 anos) e o Nehemiah ao seu lado, com o pequeno Haniel, seu filho, fotocópia de um ano de idade. Aí você se pergunta, porque na montagem aparece o Ner Tamid (essa luminária) e eu explico: O ner tamid está ali pra lembrar e desejar que o Rosh Yehudah possa continuar a ser também um Ner Tamid, uma luz que brilha sempre e nunca se apaga. E que HaShem o ilumine e ele venha a compartilhar de sua luz conosco nesses próximos 12 dias que passaremos juntos em Israel.
Shabat no Tucuruvi, ultima escala antes de Israel
Nosso último shabat antes da viagem a Israel foi na congregação do Tucuruvi, já que chegamos a SP na tarde da sexta-feira. Boa parte de nosso grupo já estava reunido e participamos do shacharit, onde eu tive a oportunidade fazer a explanação da parashah, mas também tiveram a honra de serem chamados para a leitura da Torah, o Rosh Yehudah, o Elisha e o maftir Yoná, que aparece na foto, sofrendo para segurar os rolos da Torah. Havia em torno de 120 pessoas nesse shabat, o que é bastante, levando-se em conta que se trata de um feriado prolongado.
Ali foi a oportunidade certa para conhecermos e já iniciarmos um entrosamento de parte do grupo, pois também estavam presentes o Ezequias, o Penso, Yehudazinho, popularmente conhecido no grupo como chaver Garrafinha (se quiser saber porque, pergunte ao Yoná) e ainda estava o chaver Honório, membro daqui do Tucuruvi, que irá conosco a Israel. Hoje, domingo amanheceu um solzinho, temperatura agradável em SP. Daqui a pouco, aeroporto de Guarulhos nos aguarda....
quinta-feira, novembro 10, 2011
Tá chegando a hora...
Atenção senhores passageiros com destino a Israel... embarque amanhã, 13horas, com destino a São Paulo, onde passaremos o final de semana e no domingo, passaporte, dólares e shekalim na mão, tomamos nosso vôo com destino a Tel Aviv, com escala em Roma.
Dessa vez nosso grupo será o maior, com 22 pessoas, o que possibilita ir evoluindo nossa capacidade de atendimento às pessoas. Mais um carimbinho pro passaporte... e a oportunidade de cumprir a peregrinação com grandes amigos.
Nos próximos dias, como de costume, estarei colocando atualizações frequentes aqui e no facebook. Para quem não pode ir conosco dessa vez, fica pelo menos o consolo de estar lá presente em nossas orações no kotel, seja nos bilhetinhos que colocamos por lá, ou nas frases que pronunciamos numa prece ao Eterno.
Orem por nós, para que tenhamos uma boa viagem.
Antes de Israel, Argentina
Sei que estou em dívida com o pessoal que acessa meu blog, mas dá um desconto, porque eu estou trabalhando muito, esse final de ano, só em novembro tive viagem para a Argentina, preparando lição para o próximo trimestre infantil e adulto, tratativas para o congresso, viagem a Israel, além da minha congregação, Aron HaKodesh... e acabo tendo que sacrificar algumas coisas. Mas tá aí!
Final de semana passado, eu e o Rosh Nechemiah fomos para a Argentina resolver algumas pendências, ajudar a congregação por lá. Foi uma viagem rápida, mas graças ao Eterno, alcançamos êxito dentro daquilo que nos propusemos a fazer. No fim, apesar de toda a correria, com conversas até uma da madrugada do sábado para domingo, ainda tivemos a oportunidade de conhecer o lado argentino das Cataratas do Iguaçu. Visitamos o Parque Iguazu, com o rosh Benjamin.
Nas fotos, percebe-se o Rosh Nechemiah fazendo pose ao avistar a beleza natural das cataratas e eu eo Rosh Benjamin na entrada do parque. Vale a pena visitar (com tempo pra poder até passear nos botes e chegar bem perto da cachoeira) E na outra foto, momento em que o Rosh Benjamin fazia o estudo da lição na tarde do shabat, com o pessoal sentado comodamente debaixo das árvores em 25 de Mayo.
quarta-feira, novembro 02, 2011
A Fazenda... (Não a da Record, mas a melhor)
Depois de duas semanas ter passado o shabat em Curitiba, no domingo passado estivemos em Tibagi, visitando a familia do Zaqueu, na Fazenda... só que toda vez que eu vou lá, sempre é dia de churrasco, festa e de ir uma turma grande comigo. Dessa vez não foi diferente.
Estava um domingo friozinho, choveu no shabat, e a chegada como sempre um pouco difícil, ainda mais porque eu errei o caminho na BR e quase fui parar em Piraí do Sul.
Foi um dia agradável, jogamos futebol, volei, crianças andando de cavalo, mulheres batendo-papo, as vovozinhas tricotando, as jovens fazendo suas fotinhas, enfim, tudo normal. Nas fotos acima, eu, a Eliana e o Ariel (o Abel deveria estar jogando bola nessa hora) A Eliana e finalmente minha sogra, que resolveu sair, e aproveitou pra conversar com as demais vovós. Seu Maurício e Maura, fazendo poses, e as crianças andando no cavalo. (se quiser ver mais, vá no facebook)
Hoje, quarta-feira, feriado pagão, estamos aqui na CINA trabalhando, e eu me preparando para mais uma viagem, agora para a Argentina, amanhã e retorno no domingo, junto com o Rosh Nehemiah (de SP) Rapidinho, porque sexta-feira que vem, embarcamos com nosso grupo de 22 pessoas para Israel. Orem por nós, pra que essas viagens possamos cumprir os objetivos propostos.
Assinar:
Postagens (Atom)