quarta-feira, abril 08, 2015

Reflexões para o dia: O que nos alimenta? Lixo ou Bondade!



Rm 12:21 “Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.”

Nesse antepenúltimo dia de Pessach, em que passamos uma semana longe do fermento, é bom refletir sobre algumas coisas como: o que nos alimenta? Estamos na contagem do Omer, isso tem feito alguma diferença pra mim? Vale a pena fazer o certo? E mais coisas, pois esses cinquenta dias entre Pessach e Shavuot são também dias de reflexão. 

O que te alimenta? Essa é uma pergunta válida, pois é dito: você é o que você come! Se você acorda cedo, faz sua oração, lê a Torah, medita sobre algum texto bíblico, você se alimenta do espiritual, e isso vai fazer de você uma pessoa mais espiritual; nada mais óbvio. Mas também, por outro lado, se você acorda e vai direto ver o “jornal policial da manhã” que é puro sangue, crimes, é isso que te alimenta; ou ainda, você levanta e não vê a hora de entrar no facebook, pra ver o que fulano ou fulana postou, você está se alimentando do puro lixo. O fast food  do lixo. Alguém disse esses dias que o facebook tem se tornado num grande penico, onde as pessoas jogam todo tipo de excrementos. E é isso que nos alimenta?

O fato de eu não estar publicando diariamente meus devocionais não significa que eu não reze ou não medite mais, mas é que estamos perdendo muito tempo envolvidos em responder à Lashon Hara dos maledicentes (lembre-se, ainda estamos em Pessach, e portanto, é tempo de tirar o fermento). 

A contagem do Omer está aí, pra nos lembrar nestas sete semanas de que é necessário aperfeiçoar nossos traços de caráter, nossas midot. Nessa primeira semana, a midá é aperfeiçoar nosso chessed, nossa bondade. E aí vem a pergunta: vale a pena ser bom?  Claro que sim! Eu não sou bom para os outros, eu sou bom porque isso é bom pra mim. D-us está nos vendo... se alguém se aproveita de minha generosidade, o problema é dessa pessoa, não meu. Não há erro em ser generoso.

Essa semana estava eu lendo em casa alguns livros sobre judaísmo e de repente me deparei com uma personagem que gosto muito da bíblia: Abigail!

A história fascinante dessa mulher está relatada em 1 Samuel 25 (vale a pena a leitura)  e nos mostra o quanto vale a pena ser bom.

Abigail era casada com um homem chamado Nabal, e a bíblia diz que ela era inteligente e bonita, mas o esposo era maligno e duro. (Me pergunto como uma mulher boa pode se casar com um homem assim? Só por generosidade mesmo)
Davi e seus homens haviam sido generosos com Nabal, e um dia os servos de Davi precisaram de um apoio e pediram pão a Nabal; eis a resposta dele: “Quem é Davi? E quem é o filho de Jessé?...” Ora, ele bem sabia, mas foi estúpido e ríspido. 

Aí que entra a bondade de Abigail na história.

Davi ficou revoltado com a atitude de Nabal, e mandou seus homens se armarem para destruirem Nabal, e um dos servos de Nabal contou toda a história a Abigail. Ela, então, pegou duzentos pães, vinho, carnes de ovelha, bolos, uvas passas, figos, e foi ao encontro de Davi e seu exército. 
Davi disse a ela: “Ele (Nabal) me pagou o mal, pelo bem que eu o fiz” E Abigail com seu jeito convenceu Davi a não destruir pessoas inocentes.
O próprio D-us fez com que Nabal adoecesse e morresse. E pra encurtar a história, Davi mandou que trouxessem a ele a viúva Abigail e se casou com ela. 

Enfim, vale a pena ser bom, vale a pena fazer o que é certo, ainda que as pessoas façam coisas erradas contra nós. Essa história mostra uma grande mulher, generosa, que não se deixava influenciar pela maldade do marido. 
A história mostra que valeu a pena a Davi ser bom (ainda que com Nabal) porque de tudo isso, ele ganhou do Eterno uma esposa sábia e bela. 
Quem diz que mulher viuva ou separada não consegue arrumar um novo casamento? Abigail casou-se com o Rei de Israel. Não porque ela era bonita, mas por quem ela era. 

Nessa primeira semana da contagem do Omer, é tempo de aperfeiçoarmos nossos traços de bondade... sei que tem algo de bom dentro de cada um de nós. Talvez nos falte tirar o fermento, tirar o lixo, e nos alimentarmos de algo bom... quando nos alimentamos de algo bom, nosso interior fica bom e não nos tornamos pessoas rancorosas, cheios de fel de amargura, porque sim, vale a pena ser bom, ainda vale a pena ser bom.

Que tal nessa sexta-feira, no último dia de pessach, yom tov, ao invés de entrar no facebook e se alimentar de lixos, a gente abrir a bíblia e se alimentar de belas histórias como a de Abigail e Davi. Quem sabe D-us não esteja abrindo a mente para que boas mulheres encontrem em seu caminho um casamento com um rei.... quem sabe D-us não esteja abrindo seus olhos para encontrar uma mulher cheia de sabedoria e generosidade como Abigail... quem sabe essa pessoa não seja nosso próprio cônjuge? 
Vale a pena ser bom, acredite nisso. 

Nenhum comentário: