sexta-feira, maio 29, 2009

Chag Sameach!


Eue minha família desejamos hoje a todos vocês Chag Shavuot Sameach! Outra hora, postaremos a vocês as fotos de nossa festa em Ponta Grossa.

Bastidores e Eshet Chayil em PG

Para encerrar o sábado passado, o Cristian e o Cristiano fizeram o trabalho de gravação de matérias para o programa Bastidores. A Eliana também esteve gravando matéria para o programa Eshet Chayil, com a matéria já exibida no programa delas, apresentando a chaverah Erotildes, que é quase cega, mas tem muita vontade, e é batalhadora, fazendo cursos, artesanato e durante a adoração, ainda dança. O programa Eshet Chayil vai ao ar toda quarta-feira, às 20 horas e o Bastidores, toda quinta, 21 horas, logo após o Lechaim, que começa às 20 horas. Se você não conhece a nossa Beit PG, assista na próxima quinta o Bastidores.

As crianças ensinando


Um dos momentos especiais no shabat passado foi quando, após o serviço de adoração, as crianças apresentaram um teatro contando a história do rei Joás, que começou a reinar aos sete anos, conforme 2 Reis 11 e 12. Joás desejou restaurar o templo, melhorar o local de adoração ao Eterno. Essa foi uma forma que o Cleverson arrumou para agradecer às ofertas dos chaverim para a melhoria do nosso local de adoração a HaShem. Com simplicidade, as crianças nos ensinaram o quanto é importante participarmos dessas melhorias na nossa Beit. O Abel representou o rei Joás, o Gabriel representou o sacerdote, e os demais representaram o povo de Israel. Parabéns ao professor e às crianças pela idéia.

Shabat em Ponta Grossa

No shabat passado estivemos novamente em Ponta Grossa, e dessa vez fomos de kombi, quando tivemos a oportunidade de levar mais pessoas. Levamos o Cristian e o Cristiano (que fizeram gravações para o Bastidores) além do Adriano e da Sônia e meus sogros Benedito e Angélica, além da minha família, claro.
Ma montagem acima, podemos ver várias fotos do nosso fotógrafo familiar, o Ariel, que mostrou todos os seus amiguinhos, em momentos de descontração.
Além disso, vemos na foto maior o Gabriel, fazendo a leitura do Maftir, algo que temos instituído em Ponta Grossa, para que os meninos já possam se adaptar às bênçãos da leitura da Torah.

quinta-feira, maio 21, 2009

lição infantil no Bastidores


Essa é a capa da lição infantil do terceiro trimestre de 2009. A lição começa a abordar os profetas bíblicos, desde Moshê, passando por Samuel, Natan, até Elias e Eliseu... (no próximo trimestre deve continuar)
No programa Bastidores de hoje, você vai poder ver como ela é produzida, a seleção dos desenhos internos, das atividades, etc...
Então não perca, Bastidores, às 21 horas no www.tvisraelita.com.br
Aproveite e assista tambem o Lechaim, que começa as 20 horas.

terça-feira, maio 19, 2009

Lição do terceiro trimestre no forno!

Adiantando o serviço, já terminei minha parte na lição do terceiro trimestre deste ano. Achei que em tempos de crise econômica mundial esse tema iria cair bem para nosso pessoal. Falar sobre dinheiro não quer dizer que sejamos dinheiristas ou algo parecido, mas que devemos saber usar os recursos que nos são concedidos pelo Eterno.
A lição agora está nas mãos do Rosh Yishai que avalia o conteúdo e corrige os erros, e então na semana que vem deve estar na gráfica, prontinha para ser entregue no forum.

Por falar em lição, no programa Bastidores dessa quinta (21 horas) estaremos exibindo uma matéria sobre como são produzidas as lições do caderno infantil. A edição como sempre ficou muito bem feita pelo Cristiano e pelo Yoel. Não percam!

quarta-feira, maio 06, 2009

Depois da Havdalah, um videozinho alegre!


No fim do último shabat em Ponta Grossa, ao encerrarmos com a Havdalah, cerimônia conduzida pelo Cleverson, rapidamente preparamos a televisão e o dvd para o pessoal assistir as matérias editadas dos programas Lechaim e Bastidores na Argentina. Foi bom porque a maioria não tem acesso à internet, e então puderam ver como são nossos programas da rádio e tv israelita. Se julgarmos que em casa, quem assiste pela internet tem a mesma reação deles, estamos felizes, porque eles riram bastante com as matérias sobre o futebol na Argentina, o serviço de adoração e a cantina. Se você quiser acompanhar, visite-nos ao vivo no site www.tvisraelita.com.br todos os dias às 20 horas. Na quinta-feira, temos o Lechaim às 20 e o Bastidores às 21 horas.

segunda-feira, maio 04, 2009

Aniversariantes da Semana

Como em Curitiba normalmente não é feito, eu já estava sentindo falta de ter uma bênção sobre o aniversariante da semana. E pra saciar minha saudade, eis que em Ponta Grossa havia duas pessoas esperando para celebrarmos juntos. O chaver Shaul, que trabalha como porteiro na Kehilah de Ponta Grossa, e o pequeno Raniel, filho do Ari e Isabel. Parabéns aos dois, que HaShem os abençoe sempre e que eles possam permanecer fiéis ao Eterno diante das dificuldades que a vida nos apresenta. Eu não sabia, mas na semana anterior foi o aniversário do pequeno Cristian, filho da Sueli, mas como eu não estava em PG, não teve a bênção sobre o menino.
* Em Curitiba, ontem também foi aniversário do meu irmão mais gordo Gerson, apresentador do Lechaim. Parabéns para todos!

Beit PG em construção


Depois de ficar dois finais de semana em Curitiba, onde tive a oportunidade de participar novamente do programa Shavua Tov (sábados, 20 horas) neste final de semana estivemos novamente em Ponta Grossa. Já estava sentindo falta de nossa Kehilah, e pude ver que os meus irmãos ali já iniciaram os mutirões para a construção dos novos banheiros. Sob a liderança do Cleverson, foram lançados os alicerces da obra. Como só pude estar com eles no shabat, sei que ontem, domingo, eles trabalharam novamente, já na parte do concreto. Espero que essa base esteja logo pronta para que as paredes possam ser rapidamente erguidas, mas desde já agradeço a todos que estão dispostos a abrirem mão de seus interesses pessoais para se dedicarem no trabalho ao Eterno, para que nosso local de adoração a HaShem possa ser cada dia melhor.