segunda-feira, março 31, 2008

Cristiano e o futebol!!!!


Depois da havdalá, todo mundo achou o Cristiano meio esquisito, porque ele ficou de papo e não foi no futebol, algo inédito, ainda mais em se tratando de alguém doente por futebol igual o Cris, então tá aí a proposta. Que tal o Cristiano ficar sem jogar futebol até crescer barba nele, e ela ficar bonitona (a barba) igual a essa montada no rosto pelado dele? Será que ele consegue?
Falando sério agora, sábado não teve futebol acho que pra ninguém porque não só o Cris, mas todos os outros meninos ficaram batendo papo no BV, mas seria uma boa se deixassem um pouco de frequentar o fazendinha, mas isso não decido por eles. Um abraço Cris, vou sentir saudades tua! Até breve!

o quarteto


Essas fotos no final dos serviços, que eventualmente tiramos com os amigos servem sempre de recordação dos bons momentos que passamos juntos. Também no fim do shabat, lá estavam elas conversando sobre véus, dança e outros assuntos, então resolvemos fazer essa foto para a posteridade. Lá estavam Lucimare, Eliana, Angélica e Sônia. Enquanto isso os maridos conversavam sobre futebol, Argentina, viagens, etc... em outro canto.

Esses jovens do BV e o Pinguim, do Batman!


Os jovens do BV tem uma criatividade muito grande.... No sábado (na verdade já domingo) depois da Havdalá, ficamos conversando e acabamos batendo algumas fotos de recordação das pessoas. Esse aí acima é o chaver Daniel, muito alegre como sempre. Acabei de fazer a foto dele e, ao mostrar pra o pessoal, já vieram o Cristiano, Paulo e companhia falar que eu finalmente havia fotografado o verdadeiro Pinguim, do filme do Batman... Esses moleques, são demais, mas sabe que na hora até achei mesmo parecido. Se você também acha que o Daniel o pinguim são irmãos gêmeos, separados na maternidade, comenta aí. As fotos estão aí pra comparar.

Bat Yerushalaim


No serviço de adoração tivemos o especial de dança do grupo de meninas “Bat Yerushalaim”, que ajudou a alegrar e embelezar ainda mais nossos louvores. Pena que a foto não ficou muito boa, mas como as meninas estavam todas em movimento, até a foto “dançou”.

Aniversário da Gabi


Eu tenho a sorte de sempre que apareci no BV tinha algum motivo de festa, e neste shabat também festejamos com as crianças o aniversário de quatro anos da Gabrielle, a Gabi, filha da Nica. A sala de aula das crianças estava parecendo um salão de festas (que na verdade já o é) e teve direito a bolo, brigadeiro, muitos doces, refrigerante... e a bênção da aniversariante.
E pensar que parece que foi um dia desses que eu fui visitar a Nica no hospital e ver a pequena Gabi, um bebezinho.... Como diz o ditado “O tempo passa, o tempo voa e a poupança bamerindus continua numa boa...” hahaha

Finalmente, BV novamente!


Depois de algumas semanas de ausência, finalmente pudemos retornar ao Bela Vista, ainda que tenha sido só por poucas horas, estar com os irmãos e amigos sempre é agradável. Na montagem acima, um dos preciosos momentos, quando fazemos a “Alyiah Torah” a subida para a leitura do texto bíblico da semana. Esta semana, como quase sempre nos últimos tempos, a direção do serviço foi feita pelo chaver Yirmiahu, e eu, o Yohanan e o Yair fizemos as três primeiras leituras da parashá Shemini.

sexta-feira, março 28, 2008

Argentina 2008


É engraçado como cada ano que passa, a fronteira argentina fica mais difícil, sempre se passam horas cansativas naquele lugar, aguardando a liberação para entrar. Apesar disso, cada vez mais pessoas querem ir no encontro lá. Dessa vez foram dois onibus, quantos serão no ano que vem?
E as notícias do encontro lá. Muito espiritual, muitos cânticos, danças, adoração, mensagens, etc... mas por outro lado, ouvi bastante comentários sobre o time do BV que perdeu feio para os argentinos, que jogaram até quase 5 da manhã, e que o tal do Giba é um ótimo contador de piadas, campeão. Espero poder ir no ano que vem, e partilhar desses momentos todos com o pessoal. Ah! se você não conhece o Giba, vai no blog da CINA (http://israelitas.zip.net/) que tem a foto do cidadão. Foi de lá que eu não resisti e puxei essa foto.
E olha que pra o Giba ganhar, ele “enfrentou” concorrentes de peso, como o Cristian (Ponta Grossa) o Rosh Carlos (SP) e outros. Só faltava o Guédys lá, aí tava feita uma verdadeira olim“piada”... haha

domingo, março 23, 2008

Depois de Purim, mais viagens!


Assim que acabou a celebração da festa de Purim, boa parte das pessoas embarcou com destino ao Congresso na Argentina, (que se HaShem permitir, estaremos colocando fotos em breve). Eu retornei pra casa, porque na manhã da sexta-feira, já estava indo novamente para São Paulo. Lá estivemos num agradável Cabalat Shabat na Sinagoga do Tatuapé. Durante todo o shabat, passamos na Beit Tucuruvi, auxiliando na Congregação, tentando minimizar a ausência do Rosh Nehemiah, que foi pra Argentina. Ao término dos serviços, fui acompanhado do Iochai (foto acima) e do casal Yishai e Sofia ao Habibs, onde ficamos batendo papo por um bom tempo, até que chegou a hora do embarque de retorno para Curitiba, perto da meia-noite. E hoje, domingo, já estamos de volta ao escritório, atendendo os telespectadores do programa de tv. E haja energia para tantas viagens e compromissos. Nos próximos finais de semana teremos Bela Vista (faz tempo que não apareço) Joinville, Cerro Azul e finalmente Jerusalém.... que venha logo.

Amaldiçoadas memórias


Uma das mitsvot de Purim é que durante a leitura da Meguilá de Esther, todas as vezes que o nome de Haman seja pronunciado, todos devem vaiar e fazer muito barulho, para que não seja nem ouvido o nome desse que buscou destruir o povo de Israel. E durante a meditação sempre nos lembramos dos inimigos do nosso povo... Tanto Haman, quando os modernos Hamans que aparecem frequentemente querendo nos destruir. Por isso, a montagem acima mostra alguns dos modernos inimigos, cada um com sua desculpa esfarrapada tentando destruir-nos... Assim foi com Hitler (maldita memória), Ahmadinejad (presidente do Irã, que morra em breve) e essas interrogações englobam todos aqueles que só querem nosso mal, que vivem em função de um sentimento maligno de buscar a destruição da Congregação Israelita. A estes anti-semitas, desejamos o mesmo fim de Haman... Am Israel Chai!!! AM ISRAEL CHAI!

Os mascarados!


É uma tradição na festa de Purim que as pessoas usem máscaras. Uma das razões disso é que elas estão “escondidas” atrás das máscaras, assim como o Eterno, estava “escondido, oculto” durante o livro de Esther, que por sinal o nome significa “escondida”. É interessante ver como as pessoas ficam difíceis de serem reconhecidas com uma simples máscara. Por exemplo, dê uma olhadinha nesses dois da montagem acima, depois tente responder: que são eles? Pra te ajudar vou dar duas dicas importantes: 1º Eles são brasileiros e 2º é um menino (esquerda na foto) e uma menina (lado direito).

A Festa de Purim


Neste ano a festa de Purim em Curitiba foi realizada na Beit da Vila Hauer, que ficou cheia e bem alegre, recebendo muitos visitantes, que logo em seguida embarcariam no ônibus para a Argentina. Esta festa e a de Chanukah são as únicas do povo de Israel não mencionadas da Torah, por razões óbvias. Foi bom e foi no lugar certo, porque até o piso tremia quando era citado o nome de Hama, o agagita... de maldita memória. Enfim, como falamos da festa, da alegria e das pessoas, foi tudo muito alegre, ainda mais se contarmos que a mensagem do Rosh Ezrah foi bem curtinha, hehe.

terça-feira, março 18, 2008

Casa de Espetáculos!


Santos é uma cidade bonita (o pouco que conheci) a praia tem área bem bonita, mas o lugar mais legal é essa casa de espetáculos, conhecida popularmente como Vila Belmiro. Lá joga o time mais famoso do Brasil, o SANTOS, claro. Aproveitamos a visita à cidade para conhecer esse lugar muito importante para a cultura brasileira (hehehe) Pena que já era noite e estava tudo fechado, mas os seguranças nos disseram que na próxima vez eles nos deixam entrar no estádio para uma visita. Agradecemos especialmente ao chaver Moshê, de Santos, por nos ter levado até lá para conhecermos a Vila. Na montagem, nós chegando aos portões de acesso do estádio (parte de trás) Nós, ao lado do Pelé (pelo menos da estátua) e o Abel na entrada do Memorial das Conquistas do Santos.
* Por favor, ninguém venha falar que é idolatria ou coisa parecida... para nós, é só esporte e diversão, nada mais. Saudações Alvinegras aos amigos Guédis, Carlos, Gerson, Adriano, Cristian, Paulo, Cristiano e tantos outros.

Dia chuvoso em Santos, e daí?!


Estava um dia chuvoso em Santos, tempo fechado, mas para quem não está acostumado com praia, isso não importa nada. A molecada queria mesmo era ir nadar na praia. Então, pra satisfazer as crianças, pela tarde, fomos fazer uma visita à praia, onde o Abel, Weslley, e companhia se divertiram muito. Os adultos acharam melhor não se aventurar em enfrentar o frio, mas valeu a pena.

Visita aos membros em Santos


Na manhã de domingo aproveitamos que estávamos em Sâo Paulo e fomos visitar os membros da cidade de Santos, no litoral. Lá passamos momentos alegres no apartamento do chaver Asafe com sua esposa. Estavam por lá também o chaver Moshê e a esposa, além da família do Rosh Carlos, e do zaken Mordechai e a Cris (a conheci assim, não sei o nome direito) que á uma frequentadora da Beit no Tucuruvi.

Shabat no Tucuruvi


Talvez em breve este blog deixe de ser chamado “Blog do Bela Vista” porque já faz algum tempo que temos trabalhado a serviço da CINA em algumas outras congregações. E neste último shabat foi mais um exemplo disso. Estivemos no Tucuruvi, onde passamos o dia com os membros, e tivemos a oportunidade de falarmos sobre um plano de orçamento familiar (já que a lição era sobre isso) e a parashá falava de nossas ofertas e sacrifícios ao Eterno. Pela tarde, foram palestras separadas para mulheres e homens, e no serviço de adoração a mensagem falava sobre a necessidade de receber bem as visitas, usando como exemplo aquela mulher que acolheu (junto com seu marido) a visita do profeta Eliseu, tendo sido grandemente abençoada por isso.
Na foto, o garoto fazendo a leitura do maftir da semana. E a Eliana, ao lado do casal de surdo-mudos, ambos membros do Tucuruvi. (Perdão por não saber os nomes deles, e nem do menino, mas é que somos novos frequentadores da Beit e ainda não decoramos os nomes)

quarta-feira, março 12, 2008

liçao do próximo trimestre prontinha


O caderno com as 13 lições de adulto para o próximo trimestre já está pronto, e na segunda-feira já deverá estar sendo despachado para as congregações. As lições foram escritas pelo Rosh Ezrah e mostram um pouco dos caminhos da Teshuvah. Esperamos que estes estudos possam nos conduzir para mais perto da vontade do Eterno. Se você não é da Congregação, entre em contato conosco para receber seu caderno de estudos. Se você saiu da Congregação, nem precisa procurar comprar, aliás, o que está fazendo visitando blogs israelitas? hehehe.
Falando sério, sempre há espaço na Congregação para um pecador arrependido. Aproveite a lição deste trimestre, e faça também seu retorno à Aliança do Eterno Deus de Israel.

Programa de tv em novo dia e hora


Informamos a todos os nossos telespectadores que o programa deixará de ser exibido na frequencia 1220 MHz, no horário das 15 horas de domingo. A última exibição será no dia 23 de março. A boa notícia é que o programa tem sido exibido em outro horário, ao meio dia de domingo, no canal 13 (frequencia 1240 MHz) e passa a ser exibido também às sextas-feiras, 22h30. Ficou bom porque o pessoal assiste o cabalat shabat pela internet e em seguida liga a tv e assiste o programa.
Só pra confirmar novos dias e horário: (frequencia 1240 Mhz)
• Sexta-feira: 22h30 às 23h30
• Domingo: 12h às 13h

Viagem para Israel, últimas vagas


Anunciamos por um bom período de tempo a viagem para Israel, e claro, apareceram muitos interessados, mas os que tem condições mesmo de irem são poucos, então fizemos um grupo menor, conseguimos um ótimo preço, e se voce por acaso quiser ir ou presentear algué, tá aí os dados. Queremos fechar o grupo no máximo até segunda-feira da semana que vem, portanto, decida-se. Esta é a hora. São R$ 2500 de entrada e o restante em 2vezes de R$ 1250. Urgente!

segunda-feira, março 10, 2008

Lembra os espias de Canaã?


No retorno de São Francisco do Sul, passamos por Garuva, onde paramos para abastecer a kombi. Foi quando vimos esse coqueiro, que nos fez lembrar os espias em Canaã, como diz a Torah: “vieram até ao vale de Escol e dali cortaram um ramo de vide com um cacho de uvas, o qual trouxeram dois homens numa vara, como também romãs e figos.” (Nm 13:23) Dá uma olhada no tamanho do côco (é de verdade viu?!)! Se o côco é desse tamanho, imagina as romãs, e as melancias!!!!
Por falar em Garuva, um casal de lá, que estava presente conosco em SFS vieram até nós pedindo para serem batizados. Baruch HaShem!

Dança em SFS


Apesar do calor que fazia em SFS, o pessoal se dispôs a dançar e várias pessoas acabaram entrando na roda, numa dança de adoração muito agradável ao Eterno. Na foto acima, os primeiros, que começaram com a dança, que depois foi acrescentando novas pessoas ao grupo...

Sala pequena, é hora de improvisar!


Como sempres é por lá, estava um calor muito forte em SFS, e já no shacharit parecia que tinha um ventilador para cada um, e mesmo assim o calor persistia, então na parte da tarde, resolvemos fazer o serviço no quintal da casa do Maurício, lá teve muita adoração, cânticos e depois estudamos a lição. O pessoal de Curitiba ajudou no louvor e na dança. Lá estavam o Eliseu, a Leoni, Paulo, Lucimare, Jeziel, Cristiano, Douglas, Abiezer, Jocélia e a Matilde que facilitaram bastante nosso trabalho, com a contribuição que nos deram. Esse era um plano antigo, de lotarmos uma kombi e levar o pessoal para fazer uma adoração por lá. Baruch HaShem que deu tudo certo. Viajar na kombi nova é uma beleza... hehe

Recepção em SFS


Este final de semana estivemos em SFS, Santa Catarina. Fazia tempo que a gente não ia até lá, mas foi muito bom ver o pessoal animado depois de tanta espera. Lá estavam nos esperando, e o pessoal de Joinville também atendeu o chamado e apareceram por lá. A sala que o Maurício cedeu para ser usada como Beit é muito boa, mas dessa vez ficou pequena desde o shacharit, que estava muito bom também, com o pessoal sempre querendo aprender. Na foto acima, o Maurício, com a esposa Suele, o Davi (no ventre dela) e a Andrelise, irmã da Suele. Mais uma vez agradecemos pela recepção calorosa que nos oferecem.

domingo, março 02, 2008

Visitinha ilustre de surpresa


Neste último shabat, o primeiro do mês de março, recebemos algumas visitas no nosso serviço de adoração. Já faz algum tempo que a Jocelia aparece toda semana, e neste sábado ela estava lá de novo, e também apareceram no BV, o nosso amigo Glayton, e mais um casal de visitantes que tem frequentado também a Beit Hauer. Além deles, de surpresa recebemos a presença do Rosh Yishai, que foi convidado a nos trazer a mensagem, e falou um pouco sobre a necessidade de o gentio ter humildade para se achegar ao povo de Israel. Isso contrasta brutalmente com o que se vê hoje, onde os gentios olham como se eles fossem superiores aos israelitas. Quanta ignorância! Não percebem nunca que “a salvação vem dos judeus.”