Dizem que quando você visita um lugar e gosta, acaba retornando. Se for assim, o nosso amigo dos Estados Unidos, Joseph Jagrup gostou do BV. Ele veio para o Congresso, mas não apenas para o Congresso, claro... pois tinha outras intenções como dar prosseguimento ao seu namoro com a irmã Elaine, mas não deixou de estar conosco. Foi uma adoração literalmente “quente” com a Beit lotada e muita gente disposta a dançar ao Eterno. Pra quem veio do calor do Caribe, o Jesse deve ter gostado, porque ele parecia estar bem alegre.
segunda-feira, dezembro 31, 2007
aniversariante visitante
Neste sábado tivemos a visita de várias pessoas, muitos que acabaram ficando em Curitiba depois do congresso, como os roshim Haroldo (e família) Altamiro, Chobab, Rosendo, e o pessoal do Hauer e sinagoga que acabaram vindo todos pro BV. Além deles todos, os meninos de Ponta Grossa, estavam por aqui, ajudando com os canticos, mas a Rachel nos deu a alegria de partilharmos com ela o seu aniversário. Ela veio de Guarulhos para o Congresso e acabou ficando em casa, e depois do serviço de adoração no BV, a cantina teve o bolinho de aniversário dela... No dia do aniversário, ela passou o dia todo fazendo o que mais gosta (eu imagino) que é dançar. Na adoração da tarde, ela dançou com as crianças, com os jovens, com as senhoras e com o grupo do BV. Depois dançou nos cânticos também.... Com a gente é assim, veio pro BV, vai dançar... hehe.
Casa limpa, sem tristeza!
Quando o ultimo serviço de adoração acaba, dá um aperto no coração, porque ... bom porque todo mundo sabe. E logo em seguida, já começa a correria de arrastar cadeiras, desmontar equipamentos, e resolvi colocar essa foto, não pra tristeza, mas pra alegria e certeza que dezembro do ano que vem estaremos lá novamente. Então, que alegria! faltam apenas 11 meses e meio pra o próximo congresso.
Uma dica: Se neste tivemos cerca de mil pessoas, e foi difícil alojar a turma, foi avisado que no próximo congresso as inscrições se encerrarão em novembro. Então, vai guardando as moedinhas pra no fim de outubro já estar com sua inscrição e presença garantida.
Boa lembrancinha!
Todo congresso é assim: o pessoal vem e quer levar uma lembrancinha. Neste ano resolvemos inovar. Fizemos um banner de 4 metros com o tema do evento. “Aquele que leva a preciosa mensagem... voltará, com alegria, trazendo seus molhos.” Esse banner foi leiloado e no fim o Chobab, amado irmão de Itabuna na Bahia, é quem literalmente “voltará com alegria trazendo consigo o seu banner” Com certeza essa é uma recordação que ele vai guardar pra sempre.
Fora o congresso, se você gostou do banner e quer encomendar um desses, pra colocar em casa ou na kehilah, eu posso fazer por aqui. Entre em contato que podemos conversar sobre o assunto.
A amizade, que boa é!
Quando termina o Congresso, a formalidade acaba junto e podemos nos alegrar com os amigos. Prova disso, é nas fotos acima: na primeira, nós junto com o Dinho, de Franco da Rocha, com a mão sobre a barriga dele. Ele e a esposa estão grávidos de sete meses (é sério) e tinhamos que tirar uma foto com a mão sobre o bebê... e na foto da direita, eu, o Cristian e o Danilo (olha a cara do menino) puxando a barba do Morelli que pregou demais no ultimo culto... pregação longa, barba puxada... é a nova regra. Por isso mesmo, assim que acabou o congresso, eu já fui pra casa aparar minha barba.
dia de futebol!
Ultimo dia do congresso também é dia do já tradicional futebol. Depois de uma reunião pela manhã, lá fomos nós jogar, e brincamos bastante, e quando já estávamos pra lá de cansados, apareceu o time do quartel, querendo jogar conosco. Claro que aceitamos, e debaixo de um sol de lascar acabamos perdendo por 11 a 6, mas o que vale é que a amizade com os soldados e sargentos, já tem rendido e tem permitido bons momentos para nós. Eu no gol, com a camisa 23, acabei levando só 3 gols, mas mesmo assim, fiz o meu golzinho neles.
Grupo de cânticos!
O pessoal dos cânticos não “desafinou” neste ano. Pelo menos para quem assistiu ao Congresso, tudo ficou muito bonito. Depois de alguns meses de ensaio, sob a direção do zaken Abiezer, todo o grupo pôde finalmente apresentar os resultados de tanto ensaio. A adoração deles se completou com a alegria das danças de todo o povo, que segundo me informaram, no serviço de shabat, chegou a mil pessoas. Parabéns à toda a equipe, que de última hora contou o apoio do Morelli, pra dar uma incrementada. Na noite de segunda-feira a adoração coube ao grupo UNIR, que também fez bonito. Na foto acima: Jair, Leninha, Eliana, Meire, Morelli, Edvan, Danilo. e agachados, Cristian, Jairo, Abiezer, André e Gerson.
Trio de cantoras
Todo mundo já está acostumando com os especiais de dança durante o congresso. É sempre muito bonito, mas neste ano um especial, não de dança, chamou a atenção pela beleza. Quando o trio aí acima, formado pela Eliana, Leninha e Meire apresentaram a canção “Melech Rachaman” ficou muito bonito. Pena que foi quase no final, no último dia. Mas valeu a pena, já que na vez anterior que elas cantaram (ainda assim ficou bem bonito) acabou a energia na hora, o que só serviu pra mostrar que elas são capazes de segurar mesmo quando os instrumentos somem...
terça-feira, dezembro 25, 2007
Ultimo dia de congresso
Hoje, terça-feira é o último dia do Congresso e a manhã foi dedicada mais uma vez a uma sessão de perguntas e respostas. Pela foto, dá pra ver que ainda tem bastante gente que pôde ficar até o fim do congresso. Lá estavam o Rosh Yishai e o Ezrah respondendo perguntas do povo (quase não tivemos reuniões ministeriais, o que mostra que estamos vivendo uma fase de tranquilidade, podendo instruir o povo com tranquilidade) e nessa hora a gente estava por lá ouvindo, mas também aproveitando para bater um papo e desestressar um pouco. Eu, junto ao Cristian, o Shlomo e o Márcio, de Campinas.
Momentos distintos no congresso
O congresso é feito de vários momentos de trabalho intenso e cansativo, como na foto, eu e o companheiro de sempre Shlomo, preparando as câmeras para a filmagem de um dos serviços. E esse foi um trabalho literalmente pesado, porque com as câmeras novas, que pesam em torno de 9 quilos tudo ficou pesado e no fim da adoração o ombro já estava estourando de dor....
Mas em compensação, depois da adoração a cantina é a hora da alegria, e ontem eu tive a oportunidade de sentar ao lado do rosh Ezrah (Lindalberto) que foi o mensageiro da noite. Mensagem aliás, curtíssima mas brilhante, mostrando o privilégio que é estar na CINA.
Ontem também a adoração estava na responsabilidade do grupo ACHED, de SP que também foi muito boa.
Reunião de mulheres 2
Nesta segunda-feira, dia 24 foram realizadas diversas reuniões, e uma em especial chamou a atenção, quando, na parte da tarde o Rosh Yishai esteve com as mulheres, na área onde funciona o refeitório ministerial, fazendo uma sessão de perguntas e respostas. Na montagem, a nova diretoria, já trabalhando, a Eliana, Sônia e a Leninha e abaixo as premiadas no sorteio dos brindes que alegrou as irmãs. Nesta reunião foram contadas 100 mulheres presentes.
domingo, dezembro 23, 2007
aproveitando o tempo pra reuniões
Mais uma vez com o auditorio lotado, o Rosh Yishai, acompanhado pelo Shelumiel fizeram uma reunião geral instrutiva na manhã deste domingo. Lá falaram de tsiniut, véus, programa de televisão, e diversos outros temas voltados para o nosso crescimento espiritual. O que chamou a atenção foi a improvisação de umlugar para que eles ficasse mais próximos do povo. Dá pra ver pela foto que foi improvisado, mas que ficou legal, ficou.
Departamento Infantil
Mais uma vez professoras dedicadas estão cuidando de nossas crianças e nada mais justo de que colocar uma foto delas. É um trabalho árduo como todos os outros e eles especialmente acabam por não assistir a todas as reuniões. Na montagem, a parte debaixo tem as crianças que estavam ensaiando um louvor para ser apresentado hoje no serviço da noite.
Serviço de AAAdoração!
No serviço de adoração foi tudo muito bonito, desde o começo com o Eliseu cantando o “Im Eshkochech” junto com o grupo e depois a sequencia de cânticos e danças. Até a mensagem do Rosh Nehemiah que, apesar de curta foi maravilhosa. Os grupos de dança se apresentaram, e na foto vemos o grupo feminino de Imbituba, e o grupo de Vacaria, que mais uma vez mostrou muito talento.
Como em todo congresso as pessoas ficam pedindo para o Abel e a Helen tocarem. Desta vez eles trouxeram companheiros. O grupo aumentou e teve o Erick no teclado e o Pablo na bateria. Tomara que isso sirva de incentivo para que outros pais invistam na educação musical de seus filhos e possam adorar ao Eterno.
Reunião de mulheres
A reunião de mulheres ocorrida durante o congresso, na tarde de shabat, a Eliana comentou que havia mais de 120 mulheres, que ficaram abarrotas na sala destinada a elas. Segundo comentários foi uma reunião maravilhosa, proveitosa. Na montagem, a Eliana ajudando alguma irmã com sua criança, lembrando que sempre temos contado com a valorosa colaboração de irmãs que cuidam dos nossos filhos Abel e Ariel enquanto estamos em reunião. Em seguida, a salinha lotada, onde várias chaverot até ficaram sentadas no chão por falta de lugar. E abaixo, as mulheres que ainda tiveram a alegria de terem sido premiadas num sorteio ocorrido na reunião.
Congresso lotado!
O congresso finalmente começou e está tudo muito bom. Surpreendemente o cabalat shabat estava superlotado. A foto acima é do shacharit, que tinha mais de oitocentos pessoas. Quando o Rosh Yishai pediu para que os que vieram pela primeira vez se levantassem, foi impressionante que quase a metade do povo que estava assentado se levantou. Muita gente nova. Os antigos também estão presentes e tem sido muito bom. Aos poucos, se possível estaremos colocando novas fotos. Hoje, manhã de domingo, está tendo batismo e teremos cerca de 15 a 20 pessoas para serem batizadas, mas depois eu tento divulgar também. Shalom! Bom congresso a todos!
terça-feira, dezembro 11, 2007
Cada um se refresca como pode!!!
Num dia de tanto calor como estava domingo, cada um se refresca do jeito que dá. Observe atentamente a montagem das fotos, e começando da direita para a esquerda você poderá observar que:
• O Alan, que foi filmar o batismo, ficou na sombra o tempo todo, morrendo de vontade de entrar na água, mas não pôde, porque mamãe não deixou.
• Já o Rian se deliciava na água, porque o papai estava cuidando dele, então podia se divertir a vontade.
• A Sõnia, bem, a Sônia foi a que se deu melhor. Ela simplesmente devorou o pote de sorvete. Não sobrou quase nada para o Shelumiel (ao fundo, como olhar pensativo de “Será que vai sobrar sorvete pra mim”)
• Por fim, Sarah se contentava com uma pequena porção do sorvete, que lhe restou depois da amiga ter comido quase tudo.
Depois do batismo, a festa!
Como era um belo domingo de muito calor, depois do batismo da Sarah, cada um aproveitou como quis o local. Dá pra perceber pela montagem das fotos que foi uma alegria só e estava tudo muito bom. O chaver Yohanan, estava tão contente depois do batismo da filha única que resolveu mergulhar de calça jeans e tudo, do jeito que estava, e depois teve que voltar todo enxarcado pra casa. Já sua esposa, Elenice, foi bem mais comedida, cumprindo com a tsiniut, hehe... o Shelumiel virou um pescador profissional (observe a peneirinha na mão dele) e os enormes peixes que ele trouxe podem agora ser vistos no aquario da CINA. A esposa dele, Lídia, observava atentamente a pescaria do marido enquanto o pequeno Heber foi incentivado pelo Rosh Nicodemos a também se transformar num pescador profissional, como o pai (mas pela foto, parece que ele estava um tanto quanto receoso).
tevilah na tv!
Assim como o serviço de tevilah ocorrido em SFS, o da Suelen contou com a participação de várias pessoas e foi filmado para ser exibido no programa de televisão. Quem acompanha pelas parabólicas, na frequencia 1220 MHZ poderá ver já no próximo final de semana as imagens, que neste caso foram feitas pelo Alan. Agora a jovem Suelen (Sarah bat Yohanan) ficará um pouco mais famosa, e só esperamos que não comece a surgir rapazes interessados em namorá-la. Bom, pelo menos esse é o desejo do chaver Yohanan!
segunda-feira, dezembro 10, 2007
Deste batismo tem fotos!
Retornamos de SFS na noite do shabat, e na manhã do domingo já teria outro batismo, desta vez da Suelen, do BV. Não pude ir, mas emprestei a minha maquininha pro Yohanan fazer as fotos.
E pra minha alegria, foi bastante gente presenciar e se alegrar com eles. A tevilah foi realizada pelo zaken Shelumiel, da Vila Hauer, mas lá estavam presentes a Sônia e o Adriano, do BV; a Celiane e o Silvio, e uma turma grande do Hauer, o Rosh Nicodemos, e todos os irmãos que tem estado aqui para estudar em Curitiba. Até a Lídia, esposa do Shelumiel e o Heber estavam por lá. Na foto a Suelen parece pequenininha, mas antes que perguntem se a CINA batiza criancinhas agora, é claro que não; apenas a menina estava num lugar um pouco mais baixo que o zaken Shelumiel. Ela já vai fazer seus 14 anos e é bem adulta, se comparada com outros jovens de 16, 20 até mais velhos. Parabens Suelen!
As novas batizadas!
Tivemos que fazer em separado as reuniões de homens e mulheres pela parte da manhã, porque na parte da tarde teríamos uma aula de dança com a Eliana e em seguida o batismo. Estavam programados dois batismos, da Aninha e da preta (Andrelise), mas tivemos a surpresa que a chaverá Irma, esposa do chaver Yohanan havia decidido se batizar também. Então lá fomos nós para o local de batismo, onde pudemos realizar mais este serviço. Nâo tem fotos do batismo, porque infelizmente minha máquina acabou a pilha. Que triste! hehe
Mulheres em SFS
Aproveitando a oportunidade de ter levado a Eliana comigo para SFS, pedi que enquanto eu fizesse o shacharit com os homens, ela fizesse uma reunião com as mulheres em outra sala. E foi produtiva a reunião tanto com as mulheres quanto a que fiz com os homens. O melhor de tudo é que esse grupo que tem se formado tem se mostrado aberto sempre para aprender, e não ficam questinando, discordando. Uma vez explicado claramente, eles entendem e passam a respeitar os princípios da Congregação Israelita da Nova Aliança. Na foto, dá pra ver que a Eliana já está cercada por um grupo bem razoável de mulheres da nossa nova Congregação.
domingo, dezembro 09, 2007
Trabalhos em São Francisco do Sul
Apesar deste blog ter seu nome dedicado à Congregação do Jd. Bela Vista, em função das constantes viagens, quase não temos colocados posts do BV. E neste final de semana não é diferente, porque tivemos uma viagem para Sâo Francisco do Sul, onde já trabalhamos há algum tempo com o grupo. Na tarde da sexta-feira fomos eu, a Eliana e o Ariel e fizemos o cabalat shabat. Na manhã fizemos o shacharit com pessoal por lá. Na foto, o chaver Yohanan fazendo a leitura da torah. Ele mostrou que tem se dedicado e aprendido rapidamente a fazer a leitura das bênçãos e isso nos tem deixado bastante satisfeitos.
quarta-feira, dezembro 05, 2007
A melhor notícia de Chanukah
A melhor notícia da festa de Chanukah no BV para mim foi quando a irmã Elenice veio conversar comigo e pedir para fazer o batismo da Suelen. E na conversa a pequena que passará a se chamar “Sarah bat Yohanan” mostrou que tem pressa na tevilah. Em função disso, ela será batizada pelo zaken Shelumiel neste final de semana, já que eu devo estar mais uma vez em Joinville. Lamento não poder estar presente neste momento especial para a família Hoersth, mas o que me vale é a alegria de ver a decisão da Suelen. A foto acima é do bat mitsva dela, há um bom tempo ocorrido na sinagoga.
Especiais Infantis do BV
Outro detalhe que embelezou a festa de Chanukah no BV foram os especiais do Departamento Infantil. E lá estavam elas de novo, as professoras Sônia, Eliana e Maristela cuidando de nossos pequenos. Parece que elas não se cansam de trabalhar pela Congregação! Que bom! A Eliana e a Maristela fizeram o especial de dança com os menores, a turma do infantil. Na sequencia,a Sonia, com a ajuda da Maristela apresentou o especial do departamento juvenil. Com certeza embelezou a festa e alegrou meu coração e de muitas outras pessoas.
As responséveis pela bela festa!
A festa de chanukah no BV foi particularmente bonita na sua decoração, recebendo muitos elogios da parte do Rosh Ezrah e de todos os visitantes. Isso é gratificante para nós, porque mostra que o BV também tem pessoas capazes de organizar uma festa. E como ficou bonita a decoração. Então como forma de agradecimento, coloco a foto das principais organizadoras da festa, a Eliana e a Sônia, que desde domingo estavam montando tudo, junto com a colaboração muito especial da Maristela e da irmã Rosalina. Dos homens, agradecemos ao Daniel e ao Jonas, que cuidaram da parte elétrica e fizeram de tudo, e ao Yirmiahu, que sempre esteve lá ao lado da Sônia. E já que é pra agradecer, aproveito a oportunidade para agradecer a todos os visitantes, esperando que tenham se sentido bem tratados e recebidos com alegria por nosso povo. E a todas as irmãs pelas delícias preparadas para o comes e bebes depois da festa. Estava tão gostoso que quando eu tive tempo para comer alguma coisa, boa parte das guloseimas já tinham ido embora.
Festa com telão e alegria!
Como estávamos preparados para receber bastante gente e a Beit não é tão grande assim, resolvemos colocar um telão para os que estavam do lado de fora pudessem acompanhar o serviço que ocorria na parte interna da Beit. Como estava bastante calor, no fim, quem ficou do lado de fora acabou no lucro, porque assistia a tudo e ainda tinha um ventinho refrescante. Mas o pessoal que estava lá dentro também pode assistir a tudo com tranquilidade e um certo conforto, porque não estava superlotado.
É verdade que faltou bastante gente, e sentimos a falta de muitos do Hauer, alguns da sinagoga e outros do BV, mas como eu sempre digo: “Veio quem tinha que vir, quem não veio, perdeu!” E foi bem isso mesmo. Nem todos valorizam como deviam as festas do povo de Israel.
Chanukah no BV
Pela primeira vez foi realizada uma festa no BV. E o privilégio de acender a primeira vela coube ao Rosh Yosef Nicodemos. Afinal de contas, foi ele mesmo quem preparou e pintou de dourado a nova chanukiah. Bom lembrar que ele também morou, ainda que por pouco tempo, na Beit Bela Vista. Ao fundo, o Rosh Ezrah que conduziu a cerimônia com muita sabedoria e até que ela acabou sendo bem agradável mesmo, e a mensagem falando da necessidade de fazermos as coisas, participarmos, e não ficarmos só como observadores das coisas. Se agirmos com vontade, certamente HaShem nos dará vitórias sobre nossos inimigos.
terça-feira, dezembro 04, 2007
Chanukah é tempo de alegria!
Que hoje e pelos próximos oito dias, enquanto durar a festa de Chanukah, possamos nos lembrar de todas as vitórias que o Eterno nos tem concedido sobre os nossos inimigos. É uma ótima oportunidade para nos lembrar com alegria de tudo que passamos, desde quando Israel era escravo no Egito e D-us com mão forte os tirou de lá, através de Moshê, e deixou no mar o faraó e seus cavaleiros, até quando Antíco Epífanes profanou o santuário e D-us fez Israel triunfar através dos macabeus. Passando pelo Holocausto e até chegar aos dias de hoje, com muitos triunfos sobre os inimigos. Confiemos nas palavras do rei David, que afirmou:
“Uns confiam em carros, outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor, nosso Deus. Uns encurvam-se e caem, mas nós nos levantamos e estamos de pé.” (Salmo 20:7,8)
Depois de ler a mensagem, clique no bonequinho para uma boa surpresinha.
Novo blog israelita na área
Recebi hoje, véspera de Chanukah, a boa notícia que finalmente a Beit em Imbituba/SC colocou seu blog em funcionamento e pediram para que fosse divulgado. Então fazemos assim: eu faço a minha parte que é divulgar e Inbituba faz a deles, que é atualizar frequentemente o blog.
Para quem desejar acessar, o endereço tá aqui:
Saudações a todos de Imbituba.
segunda-feira, dezembro 03, 2007
Preparando a festa!
Neste domingo, alguns irmãos, sempre dedicados estiveram na Beit do BV já fazendo a limpeza do local, em função dos serviços do shabat, e já preparando a Beit para a festa de Chanukah, que pela primeira vez será realizada com toda a kehilah de Curitiba se reunidos no BV. Pra mostrar quão orgulhosos e ansiosos por agradar e receber bem a todos, já foi feita uma revolução no local. Pensando nos roshim, foram colocadas cadeiras especiais para eles, a mesa, tudo organizado com muito carinho e criatividade. Até uma estrela de Davi foi colocada no teto da Beit. Agora é so receber a chanukiah e celebrarmos juntos a vitória dos macabeus, concedida pelo Eterno, sobre os pagãos que profanaram o templo em Yerushalaim. “Um grande milagre aconteceu lá”, a célebre frase que lembra esta festa, faz referência ao milagre do azeite que perdurou deixando a menorah iluminada até que fosse produzido um novo e puro óleo. Baruch HaShem!
Menorah de Pedra no Cerro
Durante a visita à família da Leoni, pudemos apreciar a menorah de pedra feita pela chaverá Leona, e devidamente instalada na entrada da casa deles. Um pouco ao lado está a magen David feita de tijolos pelo chaver Leonel. É interessante observar que mesmo tão distante, e no meio da área rural, possa haver uma dedicação às coisas de Deus, às vezes muito maior do que a encontrada nas cidades maiores, com congregações estabelecidas.
Lá, fizemos o shacharit, e depois do almoço tivemos uma reunião onde foram dadas algumas expliçações necessárias, para em seguida retornarmos a Curitiba, tentando chegar ao menos para a havdalá no Bela Vista, onde não apareço faz um tempinho. Não deu! Chegamos e estava começando a cantina, mas reencontramos os irmãos com muita alegria. Ainda bem que nesta terça-feira teremos a celebração de chanukah no BV.
Nova Beit em Cerro Azul
Durante a visita a Cerro Azul tivemos a oportunidade de dar uma breve passada na Beit que está sendo construída para que todos possam adorar ao Eterno e aprender da Sua palavra num local mais apropriado, já que por enquanto eles se reunem na sala da casa do chaver João. Pela foto, dá pra ver que está quase pronta, e já está inclusive com piso de cerâmica, portas e janelas, faltando poucos detalhes e a intenção é que possamos inaugurá-la no início de fevereiro, durante o feriado que haverá. Uma preocupação a menos é que lá já deverá ter os seus próprios músicos. A dupla de gêmeos Lucas e Levi já está pronta e tocando bem violão e pandeiro.
Cabalat em Cerro Azul
Neste último final de semana, eu, o Eliseu e a Leoni estivemos em Cerro Azul, visitando aos irmãos e prestando assistência a eles. Fomos bem recebidos pelo pessoal que já aguardava ansiosamente pela presença da Leoni, por ser basicamente pessoas da família dela, e todos queriam ver a barriga dela, onde está bem guardada a pequena Hannah. Chegamos no final da sexta-feira, bem a tempo de prepararmos a recepção do shabat, onde fizemos o cabalat, e demos algumas explicações necessárias a respeito do acendimento das velas, iedid nefesh, lecha dodi, salmos, shemah, eshet chayil... até terminarmos com o kidush.
Assinar:
Postagens (Atom)