segunda-feira, agosto 01, 2016

Reflexão para o dia: "Sidur e Tefilin"



Na manhã de hoje, ao chegar à sinagoga, não encontrei meu sidur em minha sala, e talvez ele tenha ficado em casa, no carro, enfim... não importa muito. Difícil é se lembrar das preces sem o sidur na mão, mas aí quem quer sempre encontra a solução né?! 
Lembre-me que no celular eu tenho (para emergências) os aplicativos e dentre eles, o sidur “Tehilat HaShem” e então peguei o celular e fui fazer as preces. 
Rezar deve ser sempre parte de nossa vida cotidiana; tenho dito que na vida a gente precisa estabelecer nossos ritos. Assim como tem gente que não perde um capítulo da novela, ou um jogo de seu time de futebol favorito, ou qualquer outra coisa, devemos ter o zelo de não perder um dia sem ter uma conexão com o Criador, isso através da prece. Quem não ora, não tem tempo para D-us. 
E o que adianta rezar se não mudarmos nossas atitudes, nosso comportamento? Não adianta muita coisa. 
Hoje não quero publicar aqui uma “meditação” um “devocional” mas quero te instigar a duas coisas: 
- fazer seu próprio devocional.
- cumprir a Torah.

Sempre dizemos que devemos rezar o Shemah todos os dias, e de fato o devemos... pirkei avot diz: “Não deixes de dizer o shemah, seja cuidado com a leitura da prece e ao rezares, não o faça como algo rotineiro, mas como uma súplica ao Eterno...” (avot 2:18)

Hoje a maioria das pessoas tem um celular de boa qualidade, em que é possível baixar aplicativos, então procure ter no seu aparelho um sidur, biblia, e outros aplicativos que te ajudem a se conectar com o Criador, mas para emergências. Porque o ideal é ter o sidur, a Torah, e livros de estudo. Um aplicativo de celular não substitui outras coisas relevantes. 
Um exemplo disso é que no sidur e no celular, o Shemah diz: “Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.” (Dt 6:8,9) 
Porquê fazemos questão de ter mezuzá nas portas, mas não fazemos igualmente questão de ter um tefilin? 
O tefilin está escrito pelo menos quatro vezes na Torah, é uma mitsva muito relevante, porque nos obriga a nos “amarrarmos” com os mandamentos. 
Colocar tefilin é atar nas mãos e braços, ou seja, nossas obras serem amarradas aos mandamentos do Eterno. Colocar tefilin na cabeça é cumprir o texto que diz: “na mente lhes imprimirei as minhas leis”(Jr 31:33) Tefilin também é a nova aliança!

Tenha sidur, reze, mas tenha também tefilin e carregue sempre consigo seus ítens sagrados. Se não for possível andar com os livros, ande com o celular, mas celular conectado com o Eterno. 

*** Se você sabe de algum aplicativo judaico interessante para android e Iphone dê sua sugestão! Vamos tornar nossos celulares mais "judaicos"