terça-feira, fevereiro 28, 2012

Shabat em Ponta Grossa, com visitantes

No último shabat em Ponta Grossa, quando abordamos a parashah de Terumah, falando das ofertas para o Mishkan, achei que seria o momento propício para iniciarmos o Shacharit utilizando pela primeira vez nossa Torah. Claro que ainda não está tudo pronto, pelo contrário, estamos longe disso, mas serviu de incentivo para continuarmos nosso trabalho. O Aron já está quase pronto, as bases para os leões estarão lá já nas próximas semanas, e o revestimento interno da Beit está decidido.
Ainda tivemos o privilégio de recebermos visitantes em nossa Kehilah, com a presença do Rosh Mordechai ben Avraham, acompanhado da esposa e filho Uriel, além do Yaakov Gleiser, que veio firmar compromisso para casamento com a jovem Daniele, mas isso é uma outra história.
Nas imagens acima, nossos dois jovens que conduzem a liturgia muito bem, o Davi e o Yachne, no momento da abertura da Arca e depois, quando o Yaakov se preparava para ler o Maftir, além da hora do Vezot HaTorah... quando os rolos são exibidos para a Congregação.
Na explicação da parashah, abordamos o aspecto do “E farás...” muitas vezes dito durante essa parashah, mostrando que devemos perseverar em fazer o que tem sido ordenado pelo Eterno; naquela época, quando os israelitas fizeram tudo o que foi ordenado, o resultado foi que ao erguer o Mishkan, a nuvem do Eterno encheu a tenda. Hoje, se fizermos tudo que Ele nos ordena, também podemos ser cheios da Shechinah Divina.

segunda-feira, fevereiro 20, 2012

Yom Hatsemaot em Israel, que festa linda!


Estava aqui relembrando quando estivemos em Israel pela primeira vez, na celebração dos sessenta anos do Estado de Israel, e isso foi algo inesquecível para mim, mesmo porque naquela oportunidade, foi exatamente no dia do meu aniversário. A alegria, a festa, a segurança, tudo foi perfeito. Lembro-me até hoje que em dado momento da festa, eu estava em cima do palco, ao lado do cantor, filmando tudo, pra depois colocar no dvd da viagem...
Era muita gente, alguns sentados nas cadeiras plásticas, outros dançando, como o Rosh Nechemyah, o Ezrah, e parte do nosso grupo, numa noite da qual nos lembraremos para sempre. Tudo perfeito.

Aí agora eu fui buscar na internet videos do nosso amigo youtube e vi muita coisa, dos anos anteriores. Aí separei apenas esse aqui, mas se você quiser, basta digitar Yom Hatsemaot no youtube e se emocionar... Esse ano será na noite de quarta-feira, 25de abril, celebrando os 64 anos de Israel. A profecia que se cumpriu em um só dia!

Lembrando que a próxima viagem da CINA deverá ocorrer entre os dias 14 e 29 de outubro de 2012, com um seminario internacional. Se você tiver interesse em ir pela CINA, mande sua mensagem para nós. O e-mail é viagens.israel@hotmail.com

terça-feira, fevereiro 07, 2012

Aniversariantes da semana em PG



No último shabat foi dia de celebrarmos e fazermos a bênção dos muitos aniversariantes da semana. Meus dois filhos, Abel e Ariel, nasceram no mesmo dia do calendário hebraico, 16 de Shevat, que nesse ano cairá na próxima quinta-feira, dia 09/02. Além deles, fizemos a bênção para o casal, Calev e Mara, que também fazem aniversário no mesmo dia, e a pequena Erika, filha do Emerson Adoniahu, e do Ari. Pela primeira vez tive que pedir a ajuda dos zakenin Ananias (que está de volta a PG) e Ailton Avinadav. Parabéns para todos eles.


*Aos amigos, quero convidar a todos para a festinha que daremos pelo aniversário dos meus filhos. Será em Curitiba, no dia 26 de fevereiro.

Aniversário na Argentina



No final de semana retrasado estive novamente na Argentina; Dessa vez fui sozinho para cumprir um programa de apoio à Congregação naquele país, com visitas a cada três meses. Na vez passada, estive lá com o Rosh Nechemyah, de SP, mas agora, já não foi mais possível, e então peguei o ônibus e, depois de uma noite inteira viajando até Foz do Iguaçu, reencontrei meu amigo Benjamin, e seguimos por mais três horas até chegarmos a Dos de Mayo. Não sabia, mas justamente nesse final de semana era aniversário dele e no shabat brincamos um pouco com isso. No domingo, churrasquinho na casa dele, junto com a família do Ruben. Foi uma viagem proveitosa, com reuniões e conversas até a madrugada.

Graças ao Eterno por me proporcionar a oportunidade de contribuir com congregações distantes e de ir fazendo amigos por onde passo. Também agradeço porque em todas as viagens que faço tenho sido sempre protegido por Ele. Nessa viagem mesmo, vi um acidente muito feio na estrada, já perto de Foz do Iguaçu, onde 4 pessoas perderam a vida.

Voltando ao assunto, parabéns ao Rosh Benjamin, homem dedicado ao trabalho na Kehilah, e que HaShem siga abençoando sua bela família, com seus 6 filhos que enchem o lar de bênçãos.