quinta-feira, julho 28, 2011

Um objetivo se tornando realidade.



Já faz algum tempo que tenho falado em nossa congregação de Ponta Grossa que devemos todos trabalhar unidos para alcançarmos nossos objetivos. E esses grandes objetivos são alcançados dando um passo de cada vez.


Isso tem acontecido com a gente. Sonhamos em ter nosso próprio Sefer Torah, mas só isso não é suficiente. Precisamos ser dignos de alcançarmos esse objetivo. Então há muito trabalho a ser feito. Antes, reformamos boa parte da nossa Beit, salas, banheiros, cozinha. Agora, estamos fazendo uma nova cobertura, telhado novinho para evitar goteiras, umidade. Junto a isso, trabalhamos em várias frentes. Nosso Aron Hakodesh é o objeto da foto!


Um cedeu as madeiras, outro o trabalho de marcenaria, outro o entalhamento da parte superior, outro vai fazer a parte das costuras dos veludos... Essas fotos aí acima mostram o Sharon, nosso chaver, trabalhando no Aron. O Adilson está fazendo a parte que vai sobre o Aron, no entalhamento que vai embelezar nossa Arca. O Amauri Aharon vai fazer a parte do veludo.


O próximo passo é a nossa nova Bimah, que já está sendo desenhada. Quando todos trabalhamos juntos, todos somos abençoados juntos, e a satisfação é geral quando alcançamos nosso sonho. Esperamos que quando tudo estiver pronto, o Eterno nos propicie condições de recebermos e nos regozijarmos com nosso Sefer Torah!


Aí, uma vez mais se cumprirá em nós o verso dos Salmos: “a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de júbilo; então, entre as nações se dizia: Grandes coisas o SENHOR tem feito por eles. Com efeito, grandes coisas fez o SENHOR por nós; por isso, estamos alegres.” (Sl 126:2)

segunda-feira, julho 25, 2011

Pensamento da Semana: "É bonito ser feio?"

Minha personalidade não me permite ficar calado sempre... Uso meu blog para expressar meu pensamento e desde sábado à noite, quando cheguei em casa e liguei a televisão, os canais só sabem falar da tal da Amy Winehouse. Nesses dias ela é top no google, top no facebook, top na tv, top no twitter, mas não é top no meu blog... não quero falar sobre ela, mas sobre a mídia.

Os críticos de música, os jornalistas (em sua maioria) tem a péssima mania de endeusar pessoas que não nos servem de exemplo.
Desde sábado ouço falar do triste falecimento de “uma das vozes mais marcantes, uma cantora sem igual...” Aí muitos canais falaram de uma coincidência. Os grandes artistas que morreram com 27 anos. Amy Winehouse, Janis Joplin, Jimi Hendrix, Jim Morrison, Kurt Cobain... que impressionante! Pessoas chorando, vigilias de fãs em frente à casa da moça. Mas será que ela é exemplo?
Uma mulher que subia ao palco caindo de bêbada, muitas vezes literalmente caía no palço, tropeçava em sua bebedeira, e milhares de pessoas na platéia aplaudindo a degradação de um ser humano. Nunca havia ouvido uma música sequer dessa jovem, mas nesse final de semana não tinha como não ouvir... Globo News, Multishow, Fantástico, Domingo Espetacular, até canais de esporte prestando homenagens... Porque não prestam homenagens a pessoas que dão bons exemplos à sociedade?
Não estou feliz com a morte dessa jovem, mas também não posso dizer que estou de luto, afinal, ninguém enfiou uma arma na cabeça dela e a obrigou a se embebedar, ninguém a ameaçou de morte se ela dissesse não às drogas. Ela foi porque quis. A bíblia fala que "ninguém é tentado além do que possa suportar". Ela escolheu o caminho dela. A própria mãe dizia: "a gente já sabia que mais cedo ou mais tarde isso iria acontecer". Havia até um site de apostas na internet em que ganhava aquele que acertasse o dia da morte da tal Amy.
Ficar endeusando essa moça, trazer de volta pessoas que não acrescentaram nada de bom à sociedade, como Janis, Cobain, Morrison, pra que?
Ontem alguém citou uma música do Renato Russo: "Os bons morrem cedo". Misericórdia... ontem foi uma boa oportunidade pra falar aos meus filhos aquilo que não devemos ser. Quem disse que Renato Russo é bom? Homossexual, drogado, bêbado é bom agora?
Não! Amy Winehouse não era uma cantora espetacular... com voz como a dela se encontra milhares. Não, sua música não era marcante, com letras que falavam de sua auto-destruição, como aquela que fala de um cara que roubou sua maconha...
Não, Amy não serve de exemplo de que para se ter sucesso precisa usar drogas, beber e servir de chacota à sociedade. A vida dela revelava apenas uma pessoa que tinha milhares na platéia, mas que quando voltava ao hotel era uma pobre pessoa só no seu mundinho de drogas e bebidas.
Amy Winehouse, Janis Joplin, Jimi Hendrix, Jim Morrison, Cazuza, Renato Russo, e tantos outros iguais a eles não são e jamais serão exemplos para nossos filhos.
Morrer aos 27 anos de overdose é bonito? Não... definitivamente não é bonito ser feio!

Domingão, dia de casamento



Há quase dois anos, na viagem para Israel, a Leah me pediu pra trazer um talit bem bonito, que ela daria para um amigo, o Abahu, que estava vindo de Belém para Curitiba... papo vai, papo vem, e chegamos a ontem, quando ele usou o dito talit na cerimônia do casamento deles.

Claro que tem muita coisa além disso pra falar, mas a coisa começou por aí. Abahu veio a Curitiba, arrumou um bom trabalho, depois de sofrer um pouco, e eles finalmente assumiram um compromisso, e ela, que também havia vindo de Prudentópolis, teve ontem seu dia de felicidade total.

O casamento deles foi na Beit Sede, no pátio externo, estava tudo muito bonito, mas ninguém contava com o frio que fazia. Ainda bem que o Rosh Ezrah também colaborou e a cerimônia toda durou cerca de uma hora. Depois só festa, com as danças, bolos, bate-papo com os amigos.

As cadeiras colocadas para assistir a cerimônia ficaram cheias de amigos, além do pessoal de Prudentópolis que veio, e assim eu tive a oportunidade de revê-los.

Mais uma vez tive a honra de ter sido escolhido como uma das testemunhas do casamento e foi muito legal ter de alguma forma participado do encontro, do período dificil e agora da festa do casamento deles. A Leah é uma boa moça, simples e que soube se portar dignamente na Congregação até aqui. Meu desejo para eles é que o futuro tenha menos dificuldades, e mais alegrias, e que venham os filhos em breve, como a Herança do Senhor, o fruto do ventre como um galardão divino. Mazal Tov!

Aniversariantes em Ponta Grossa!

Depois de Pato Branco, rumamos para Ponta Grossa, e chegamos bem a tempo de participarmos do Cabalat Shabat. Dormimos ali na Beit mesmo, e tinhamos a intenção de participar apenas do shacharit por lá, que acabou sendo muito bom, com discussão sobre a obediência e aqueles que movidos pela curiosidade ou má intenção mesmo, acabam indo contra os mandamentos do Eterno.
Bem, findada a parashah, quando já estávamos prontos para vir embora, tive que voltar e fazer a bênção dos aniversariantes da semana. Dessa vez tinha até uma festinha preparada, com docinhos e um bolo. O Gabriel completava doze anos, e seu pai Hever, também havia feito aniversário na semana passada e por incrível que pareça a Marli, avó do Gabriel também completava aniversário, e então fizemos a bênção em família. Olhando atentamente para as fotos, só não entendi porque o Sharon estava mostrando a língua para o Davi, que estava bem alegrinho nesse dia... vai ver tem algo a ver com uma tal de Isabel, de Caxias do Sul.
De lá, rumamos para Curitiba a tempo de assistir o Avodat Shabat, ne Beit Sede. Rosh Yishai inspirado, pregação de duas horas. Depois da Havdalah, finalmente em casa para um descanso, e preparar para o dia seguinte, que tinha casamento.

Pato Branco finalmente



Ter filhos em idade escolar tem suas desvantagens. Eu só posso viajar a passeio com a familia nos dias das férias deles. E como hoje já recomeçaram as aulas, na quarta-feira passada fui cumprir um voto (como diz na parashah passada que devemos cumprir nossas promessas). Levei as crianças para Pato Branco passearem na casa do primo.


Saí cedo de Curitiba e tivemos uma boa viagem até lá, foram seis horas, mas valeu a pena, demos uma paradinha pra comer, outra só pra tirar fotos na frente de um hotel que tinha essa estátua da vaca, que aparece na foto (lado direito superior)


Foi bom, divertido ir numa cidade do interior, me fez lembrar os tempos de criança, quando andávamos sozinhos pelas ruas da cidade, despreocupados, e meus pais não ficavam com medo. Hoje, cidade grande, filhos sequer podem ficar livres pelas ruas brincando. A diferença é que em Pato Branco meu irmão Guershon mora no décimo-primeiro andar. Coisa esquisita pra quem sempre viveu no térreo.


Enfim, foi ótimo, crianças brincando o dia inteiro no video-game, passeio no Patão supermercado, pastel do Senhor dos Pasteis... e voltinha pela praça no centro da cidade. Numa das lojas, o Ariel mostrando sua sabedoria já avistou uma camisa do Santos e eu tive que comprar pra ele. Ainda bem que foi na loja TOP 10, e paguei só R$ 10,00. Podia ser a top 150 e aí eu não iria comprar é nada...


Ficamos lá na casa do Guershon até sexta-feira, quando, depois de almoçar tomamos o rumo para Ponta Grossa, direto para o Cabalat Shabat.

terça-feira, julho 19, 2011

Video inspirador do que nos aguarda em novembro

Mais uma vez, se o Eterno nos permitir, no dia 13 de novembro estaremos embarcando para Israel, com mais uma caravana da Nova Aliança. Ainda há vagas, se você quiser se inscrever, corra, já compramos as passagens para quase todo o grupo.
mande seu e-mail para viagens.israel@hotmail.com e se inscreva.

Jerusalem | Filmed in Imax 3D from JerusalemGiantScreen on Vimeo.

segunda-feira, julho 18, 2011

Outro Fim de Semana em CWB. Encontro Jovem!

Nesse final de semana, mais uma vez fiquei com a família em Curitiba. No shabat, ficamos na Beit Sede, cobrindo a ausência do Rosh Ezrah, que estava responsável pelo Encontro de Jovens ocorrido aqui na Região Metropolitana de Curitiba.
Não posso falar muito sobre o encontro, já que no shabat eu estava na Beit. O que posso dizer? Bem, fui no domingo dar uma conferida em como estavam as coisas e o que encontrei foi muitos jovens animados (eu não imaginava que teria tantos lá) conversando, se divertindo. Questionei alguns deles, e todos diziam que foi um sucesso. Mas claro, no domingo pela tarde é dia de:... torta na cara! As equipes se pegavam na disputa acirrada, e eu só ria ao ver a Kauane, de Ponta Grossa levando tortada e o Rafael, daqui de Curitiba, sorrindo com o rosto cheio de chantilly colorido.
Claro que, quem prestou atenção às fotos acima, percebeu que tinha uma câmera gravando tudo, e que agora deve ser exibido na programação da tv israelita.
Enquanto os jovens disputavam, meus filhos brincavam no balanço dessa chácara muito legal onde foi o encontro. No fim, parte do grupo foi para o futebol e outros jogavam vôlei, enquanto outro grupinho mais radical se aventurou pelas trilhas e os mais ultra-radicais desciam de tiroleza, enfim, tinha pra todos os gostos.
Parabéns ao Rosh Ezrah, Rosh Nechemiah, zaken Yehudah e ao Shimon, que junto com outros colaboradores fizeram desse encontro um sucesso. Ano que vem deve ter mais!

sexta-feira, julho 08, 2011

aeroporto vazio

Depois da dor do dente ter passado, na quarta-feira de noite eu tinha a responsabilidade de ir ao aeroporto de Curitiba, para buscar o queniano que chegaria. Tudo pronto para recepcioná-lo, quarto na CINA preparado, mas houve um problema!
Duas horas antes da chegada prevista a Curitiba o telefone toca, e ele informa que foi retido pela Policia Federal do aeroporto (sabe como é, africano, negro... vamos barrar pra mostrar serviço). Aí começou minha correria, liga pra Polícia Federal em SP, liga pro departamento de imigraçao em Brasília, liga pro Rosh Nechemiah, de SP, ele vai ao aeroporto com a credencial, mais o caderno de lições desse trimestre, que tem a foto do queniano, dizendo que ele viria ao Brasil... e depois de muita briga, já depois da meia-noite... não teve jeito, o governo brasileiro despachou o sr. Gatitu Macharia de volta para o Quenia.
Tem coisas que devemos respeitar, mas que é duro é. O que vale é que fizemos o máximo possível durante quatro, cinco horas de luta para conseguir a permissão, mas como não foi possível, entendemos que aconteceu assim porque o Eterno permitiu que assim o fosse.
O Sr. Gatitu viria a Curitiba para se aperfeiçoar e posteriormente começar o processo de teshuvah na Africa.
Agora segue o trabalho aqui em Curitiba... mais um dia frio na capital paranaense!